Logo Criança e Consumo
foto do painel do 12º Fórum da Internet do Brasil

12º Fórum da Internet no Brasil traz discussões sobre ambiente digital seguro para crianças

foto do painel do 12º Fórum da Internet do Brasil

12º Fórum da Internet no Brasil traz discussões sobre ambiente digital seguro para crianças

Entre os dias 31 de maio e 03 de junho, a coordenadora do Criança e Consumo, Maria Mello, participou do 12º Fórum da Internet no Brasil (FIB), a maior edição até agora do evento. A semana foi uma etapa preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF) – um encontro global promovido pela ONU. Neste ano, o IGF ocorrerá na Etiópia, no final de novembro. O Criança e Consumo, aliás, também inscreveu atividades no IGF sobre proteção on-line de crianças e adolescentes.

 

No FIB, foram abordados, principalmente, os desafios da governança do ambiente digital. Isso, sem dúvidas, passa pelo tema da infância e da exploração comercial – cada vez mais  presente na Internet. Entre 27 workshops e painéis, então, reuniram-se representantes dos setores governamental, empresarial, científico, tecnológico e terceiro setor.

 

“Um espaço multissetorial como o FIB, já consagrado no calendário de debates sobre a Internet no Brasil, é fundamental para a promoção de encontros e debates convergentes no sentido da garantia de um ambiente digital mais democrático e verdadeiramente livre. Pudemos, mais uma vez, levar ao evento o tema da presença das crianças nesse espaço, apresentando nossas formulações e propostas para a promoção de uma Internet que as respeite e as contemple sob vários aspectos de seu desenvolvimento.” Maria Mello, coordenadora do Criança e Consumo.

 

Crianças no mundo digital: o que foi abordado no 12º Fórum da Internet no Brasil

O ponto das infâncias de fato perpassou diversas discussões ocorridas no 12º Fórum da Internet no Brasil. Um painel intitulado “Proteção de criança on-line na pandemia“, por exemplo, apresentou resultados de um estudo em parceria entre o NIC.Br e a Fundação Getúlio Vargas chamado “BNCC e atividades de crianças e adolescentes na Internet: comparação e avaliação”, que ainda está para ser lançado, que aborda os riscos da presença de crianças na Internet à luz da Base Nacional Comum Curricular e perspectivas de formação de educadores nesse contexto.

 

A superação da exploração comercial de crianças no ambiente on-line também foi abordada no debate, com a apresentação e distribuição de um relatório produzido pelo Criança e Consumo em parceria com o Data Privacy Brasil que deriva da curadoria do Boletim da Infância e Privacidade – informativo quinzenal de conteúdos sobre privacidade e proteção de dados de crianças e adolescentes organizado pelas duas entidades entre 2020 e 2021.

 

[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=evdI0nws5FE&list=PLQq8-9yVHyObTEl6bzX592mUU_zhy6KDt&index=5″]

 

Em outro encontro, um workshop debateu estratégias para conscientização e educação sobre privacidade e proteção de dados no contexto pós-LGPD. Daniela Costa, do Cetic.br e NIC.br, trouxe dados do TIC Educação 2020 para refletir sobre o papel importante das escolas na educação sobre esse tema. Ainda, abordou que as instituições escolares devem ser transparentes quanto a coleta e tratamento de dados estudantis.

 

[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=xtlxeonSQF8&list=PLQq8-9yVHyObTEl6bzX592mUU_zhy6KDt&index=16″]

 

Ademais, o 12º Fórum da Internet no Brasil debateu temas como Inteligência Artificial na educaçãometaverso, transferência internacional de dados e práticas manipulativas na Internet que também se relacionam com a perspectiva da promoção de direitos das crianças on-line. Esse último painel, aliás, contou com a participação de nosso conselheiro consultivo, Danilo Doneda. Nossa outra conselheira, Renata Tomaz, também participou do evento apresentou o workshop “Discurso de ódio contra mulheres na internet: diagnósticos e soluções para o caso brasileiro“.

 

Leia também

Dados de crianças e adolescentes coletados por plataformas educativas são usados para fins comerciais em 49 países, inclusive no Brasil

Kit de ferramentas quer tornar realidade global a segurança de crianças e adolescentes na Internet

Direitos da Criança no Ambiente Digital: Instituto Alana e MPSP lançam publicação e promovem debate sobre direitos infantis na Internet

Publicado em: 7 de junho de 2022

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias

Ir ao Topo