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O que é publicidade infantil2023-04-12T18:14:49-03:00

Qualquer ação ou comunicação mercadológica dirigida a crianças com o objetivo de divulgar e estimular o consumo de produtos, marcas ou serviços é considerada publicidade infantil.

Agora, pense bem: se quem é responsável pela compra é o adulto, por que marcas direcionam publicidade para crianças? A verdade é que ainda há empresas que acreditam que vale a pena se aproveitar da hipervulnerabilidade do público infantil. Elas sabem que crianças são mais suscetíveis aos estímulos persuasivos e podem influenciar toda a família. Por isso, a publicidade infantil é uma prática injusta, antiética, abusiva e ilegal.

Comerciais de TV, anúncios impressos, embalagens com personagens, banners na Internet, promoções com brindes… Esses são apenas alguns exemplos mais óbvios de comunicação mercadológica que ainda podemos ver sendo dirigidos para crianças. No entanto, a publicidade infantil tem muitas formas e pode estar em todos os lugares. Essa abusividade acontece mesmo disfarçada em meio a conteúdos de entretenimento, sendo difícil até para adultos identificá-la.

Publicidade infantil no ambiente digital

Atualmente, a Internet representa um dos espaços mais desafiadores no que diz respeito à proteção às crianças. Isso inclui, sem dúvidas, a exploração comercial infantil. Afinal, o mundo hiperconectado inaugura novos hábitos de consumo e novos formatos de publicidade.

O modelo de negócio vigente da Internet explora dados pessoais para fins comerciais e se baseia em (muita) publicidade segmentada. Infelizmente, crianças e adolescentes não ficam fora dessa equação. Pelo contrário, o que se vê é uma quantidade enorme de publicidade infantil no mundo digital. E grande parte ocorre de forma velada, como em vídeos de unboxing e outros conteúdos de influenciadores digitais patrocinados por marcas.

Há, ainda, a coleta de dados pessoais e direcionamento ilegal de publicidade infantil comportamental em sites e redes sociais. Ou seja, anúncios que levam em conta preferências da criança, uma prática que vem sendo chamada de publicidade de vigilância. Sem falar em advergamesin-game ads e outras formas de explorar o público infantil durante uso de jogos e aplicativos.

O mundo digital é dinâmico e as formas de violar os direitos das crianças nele também acabam sendo. Por isso, é importante garantir a proteção integral também nesse espaço.

Entenda sobre publicidade infantil no mundo digital
Asterisco azul

A publicidade infantil não precisa (nem deveria) existir

Em primeiro lugar, é importante dizer que a abolição da publicidade para crianças não significa o fim de toda publicidade. Até os produtos infantis ainda podem continuar sendo anunciados comercialmente, desde que o público-alvo sejam adultos e não crianças. Aliás, algumas empresas já entenderam isso e reinventaram suas práticas publicitárias.

Acabar com a publicidade infantil é, sim, um bom negócio. Um estudo da The Economist Intelligence Unit mostrou que acabando com a publicidade infantil, R$ 76 bilhões podem ser economizados. Este alívio também impacta os cofres públicos, já que, hoje, são gastos milhões de reais com problemas de saúde pública agravados pela publicidade direcionada a crianças, como obesidade infantil, alcoolismo e até exploração sexual infantil.

Além disso, o fim dessa exploração comercial traz uma série de vantagens para o meio ambiente e toda a sociedade. Isso porque o estímulo ao consumismo que vem da publicidade infantil afeta as relações familiares, o desenvolvimento infantil e ainda contribui para o esgotamento e a poluição dos recursos naturais.

Confira as consequências da publicidade infantil

Por que dizemos não a tudo o que é publicidade infantil

Enquanto deturpam valores importantes para uma sociedade justa, as marcas que fazem publicidade infantil deixam as famílias sozinhas para lidar com os prejuízos dessa prática. Isso não é apenas antiético, como também viola uma série de leis brasileiras. A exploração comercial de crianças pode parecer um negócio muito lucrativo para as empresas, mas, além de não ser, a verdade é que toda a sociedade sai perdendo com isso.

Por violar os direitos das crianças

A publicidade infantil desrespeita a legislação brasileira e, sobretudo, viola os direitos das crianças a crescerem livres de toda forma de exploração, inclusive comercial.

Por ser injusto com famílias

Quase tudo dentro de uma casa leva em conta o palpite das crianças. As marcas sabem disso e ainda incentivam pedidos insistentes.

Por incentivar o consumismo

A publicidade infantil “ensina” que TER vale mais do que SER. Se muitos adultos caem nessa cilada mercadológica, imagine só as crianças.

Pelo fim da publicidade infantil

Em nome de um suposto sucesso comercial, algumas marcas ainda praticam publicidade infantil. Mas nada justifica essa escolha, já que a infância precisa ser protegida e preservada em primeiro lugar sempre. Aliás, a nossa legislação garante isso no artigo 227, com a prioridade absoluta. Por outro lado, há cada vez mais empresas mudando sua conduta para cumprir seu papel na proteção das crianças.

Agora que você já sabe o que é publicidade infantil, e o que ela causa, que tal apoiar o fim dessa prática? Afinal, ela não precisa e nem deveria existir.

DENUNCIE!

Qualquer pessoa pode denunciar publicidade infantil, e isso é um instrumento muito importante. Afinal, como determina o art. 227 da Constituição Federal, devemos proteger nossas crianças em uma responsabilidade compartilhada. Isto é, empresas, sociedade e Estado devem fazer seu papel, em um conjunto de esforços, pela defesa da infância!

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