Logo Criança e Consumo
HomeTemasMeio ambiente

MEIO AMBIENTE

HomeTemasMeio ambiente

MEIO AMBIENTE

Meio ambiente2022-10-17T12:59:22-03:00

A publicidade infantil estimula comportamentos consumistas, alimentando uma lógica destrutiva que impacta profundamente o meio ambiente.

Muito consumo gera, consequentemente, muito descarte. E não apenas descarte dos produtos adquiridos, tão logo que se tornem obsoletos aos olhos do mercado. Estamos falando também, por exemplo, de embalagens, sacolas, “brindes”, materiais promocionais, entre tantos outros. Ainda precisamos considerar os inúmeros desperdícios de recursos naturais, ao longo de todo o processo de produção de determinado produto. Então, quanto maior a escala de produção maiores as chances de prejuízos ao meio ambiente.

A prática ilegal de publicidade infantil incentiva, massiva e insistentemente, a construção de comportamentos consumistas nas crianças, aliás desde muito pequenas. E isso traz muitas consequências negativas para elas próprias, suas famílias e toda a sociedade. Explorar comercialmente as crianças é, também, afetar o equilíbrio planetário.

Relação entre consumismo e meio ambiente

Exigir o fim da publicidade infantil é, então, um dos caminhos para a preservação do meio ambiente. E o primeiro passo é compreender a complexidade dessa questão de fato.

Conheça aqui como o Criança e Consumo atua sobre esse tema e de que formas você também pode ajudar a amplificar essa discussão na sua família, comunidade, escola, grupo de amigos e outros espaços!

Denuncie!

Qualquer pessoa pode denunciar publicidade infantil, e isso é um instrumento muito importante. Afinal, como determina o art. 227 da Constituição Federal, devemos proteger nossas crianças em uma responsabilidade compartilhada. Isto é, empresas, sociedade e Estado devem fazer seu papel, em um conjunto de esforços, pela defesa da infância!

Faça uma denúncia

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias sobre esse tema

NOSSOS
OUTROS TEMAS

Defender as crianças frente à exploração comercial exige um olhar atento para todos os espaços e âmbitos onde a violação dos direitos infantis pode acontecer. Por isso, além do meio ambiente, atuamos com particular atenção para outros 4 eixos temáticos:

Ir ao Topo