Logo Criança e Consumo
foto de diversas crianças ao redor de uma mesa mexendo em um tablet e rindo como imagem de apoio ao texto sobre realidade global a segurança de crianças e adolescentes na Internet

Kit de ferramentas quer tornar realidade global a segurança de crianças e adolescentes na Internet

foto de diversas crianças ao redor de uma mesa mexendo em um tablet e rindo como imagem de apoio ao texto sobre realidade global a segurança de crianças e adolescentes na Internet

Kit de ferramentas quer tornar realidade global a segurança de crianças e adolescentes na Internet

Na última segunda-feira (16), a ONG inglesa 5Rights Foundation realizou um webinar de lançamento do material “Como tornar realidade a segurança on-line para crianças“, um “kit de ferramentas” cujo objetivo é apoiar legisladores, governos e organizações a garantirem os direitos digitais infantis. O evento contou com as participações de jovens ativistas de todo o mundo e de representantes das Nações Unidas, União Africana, União Europeia e End Violence Against Children. O webinar contou, ainda, com a participação do príncipe Harry, duque de Sussex, que comentou sobre a responsabilidade das redes sociais e big techs na proteção digital infantil.

 

“Como tornar realidade a segurança on-line para crianças” busca fornecer orientação em dez áreas políticas essenciais. Elas incluem estrutura legal, negócios e direitos das crianças, educação e cooperação global, entre outros. Além disso, o material oferece uma política padrão de segurança on-line para crianças. O documento foi desenvolvido em consulta com especialistas internacionais para garantir que o conteúdo possa ser aplicado universalmente. O Instituto Alana, por meio do Criança e Consumo, participou da criação do documento, focando principalmente na realidade sul global. Além disso, realizamos sua tradução para o português.

 

Confira o evento na íntegra abaixo com áudio original inglês. Há legendas disponíveis em português e inglês, basta adicioná-las no botão na barra inferior do player e escolher o idioma.

[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=VeSBpBfuQkk”]

 

E como tornar realidade global a segurança de crianças e adolescentes na Internet

Todos nós temos um papel a desempenhar na construção de um mundo digital seguro, principalmente para crianças e adolescentes. Mais do que merecimento, esse é, sobretudo, um direito dos jovens. “Como tornar realidade a segurança on-line para crianças” é, então, um guia para formuladores de políticas em todo o mundo. O PDF interativo reúne, em um só lugar, recursos e ferramentas para construir, rever e melhorar políticas e práticas para garantir que os direitos das crianças sejam de fato respeitados na Internet.

 

“A indústria das redes sociais lucra de uma maneira inimaginável com nosso tempo, atenção e dados, literalmente. Seu modelo de negócios faz com que nos mantenhamos on-line e engajados para que possam sugar nossas informações mais pessoais. E, agora, entendemos que muitos desses sistemas são por design, com o objetivo de manter nossos filhos viciados nesses produtos pelos anos seguintes.” Príncipe Harry, duque de Sussex.

 

O lançamento do “Como tornar realidade a segurança on-line para crianças” é um grande passo para, cada vez mais, avançarmos sobre a conquista de um ambiente digital livre de exploração comercial e de outros riscos. Como disse Vivien Farkas-Haholt, uma jovem ativista inglesa que participou do lançamento, “dê-nos aos jovens o poder de fazer uma mudança para nossos próprios futuros. Às vezes, olhamos para as coisas que estão acontecendo na internet, e nos sentimos impotentes. Não nos é dado esse poder para fazer uma mudança para nós mesmos”.

 

Leia também

Criança e Consumo se une a organizações internacionais para garantir maior proteção on-line infantil em todo o mundo

Direitos da Criança no Ambiente Digital: Instituto Alana e MPSP lançam publicação e promovem debate sobre direitos infantis na Internet

Presidente dos Estados Unidos pede a proibição de publicidade dirigida às crianças nas redes sociais

Publicado em: 17 de maio de 2022

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias

Ir ao Topo