A publicidade infantil visa lucrar às custas de graves impactos para as crianças, a sociedade e o planeta.

Sem dúvidas, as crianças são as mais afetadas pelas consequências da publicidade infantil – uma prática antiética, abusiva e ilegal. Isso porque recebem, de todos lugares e mídias, estímulos e mensagens comerciais totalmente prejudiciais e inadequadas para o seu momento de vida. Essa pressão consumista afeta o desenvolvimento das pequenas e dos pequenos impactando, por exemplo, sua saúde física e mental.

Conheça algumas das principais consequências da publicidade infantil:

Consequências da publicidade infantil para as famílias e o planeta

Além dos impactos diretos no desenvolvimento infantil, a publicidade direcionada a crianças também afeta as famílias. Um exemplo disso é o aumento do estresse familiar em decorrência dos pedidos insistentes das crianças ou do superendividamento de mães, pais e responsáveis. Sim, a comunicação mercadológica direcionada ao público infantil pode mesmo acentuar conflitos familiares.

E os prejuízos não param por aí. O consumismo, estimulado pela publicidade infantil, está ligado a processos de exploração irresponsável do meio ambiente. Por exemplo, a maior parte das empresas que anunciam para o público infantil são produtoras de brinquedos de plástico. O estímulo ao consumo em excesso desses itens também aumenta a produção e o descarte desse tipo de resíduo. E tudo isso contribui, consequentemente, para o esgotamento dos recursos naturais.

A publicidade infantil também impacta, ainda, a saúde física das crianças. Um exemplo disso é sua relação com o aumento de doenças crônicas não-transmissíveis, tais como a obesidade infantil. Isso porque algumas marcas estimulam a criação de hábitos alimentares não saudáveis desde a mais tenra idade.

Ou seja, a verdade é que todos perdem quando a infância é atravessada pela pressão consumista. Por isso, é preciso denunciar e acabar com todo e qualquer tipo de exploração comercial infantil. E isso não cabe apenas a familiares e educadores – garantir a efetividade dos direitos das crianças é uma responsabilidade de todo mundo!

Denuncie!

Qualquer pessoa pode denunciar publicidade infantil, e isso é um instrumento muito importante. Afinal, como determina o art. 227 da Constituição Federal, devemos proteger nossas crianças em uma responsabilidade compartilhada. Isto é, empresas, sociedade e Estado devem fazer seu papel, em um conjunto de esforços, pela defesa da infância!

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