Juntas e juntos, vamos mais longe! Conheça a equipe e o conselho consultivo do Criança e Consumo.

Proteger as crianças da exploração comercial infantil requer um olhar transdisciplinar e transversal a vários temas. Isso porque os direitos da infância são afetados e atravessados por diversas áreas do conhecimento. Assim, quem faz o Criança e Consumo são profissionais com trajetórias singulares, trazendo olhares complementares para os desafios do programa. Antes de tudo, é uma equipe extremamente comprometida com a defesa dos direitos infantis.

Além disso, contamos com um conselho consultivo formado por especialistas e acadêmicos que atuam com publicidade, consumo e infâncias. Este grupo tem, principalmente, o importante papel de subsidiar a atuação estratégica do programa.

Conheça quem faz o Criança e Consumo:

Maria Mello

Maria Mello

Coordenação

Coordenadora do programa Criança e Consumo, Maria Mello é mãe, jornalista, com mestrado em Políticas de Comunicação pela Universidade de Brasília e experiência de mais de 15 anos de atuação em comunicação e advocacy de organizações da sociedade civil brasileira. Gosta de tecnologia e mato na mesma proporção.

Giovana Ventura

Giovana Ventura

Comunicação

Assistente de comunicação e social media do Criança e Consumo, Giovana Ventura é jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Acredita que cuidar das crianças não é um assunto só para pais e mães e sonha com um mundo em que o consumismo não faça mais parte da nossa sociedade, principalmente da vida dos pequenos e das pequenas.

João Francisco Coelho

João Francisco Coelho

Jurídico

Advogado do Criança e Consumo, João Francisco Coelho é graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Sonha com um mundo em que a tecnologia seja usada em favor da vivência da infância plena e livre de interesses comerciais.

Thaís Rugolo

Thaís Rugolo

Jurídico

Assistente Jurídica do Criança e Consumo, Thaís Rugolo é graduanda na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Anseia por um mundo em que todas as crianças sejam respeitadas e protegidas de maneira absoluta.

Conheça o conselho consultivo do Criança e Consumo:

Ana Olmos

Ana Olmos

Psicanalista

Psicanalista de crianças e adolescentes, com especialização em Neuropsicologia Infantil pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Também é doutora em Psicologia Clínica e Mestre pela USP, além de ter diplomatura em Vínculos Familiares e Grupos de Crianças pela Asociación Argentina de Psicología y Psicoterapia de Grupo.

Clóvis de Barros Filho

Clóvis de Barros Filho

Filósofo

Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. É também mestre em Science Politique pela Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris III, doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP). Escreveu os livros “Ética na Comunicação”, “Habitus na Comunicação”, “Comunicação do Eu: Ética e Solidão”, entre outros. Trabalhou ainda como pesquisador da UNESCO sobre ética e publicidade infantil.

Daniel Becker

Daniel Becker

Pediatra

Sanitarista, palestrante e escritor. Formado e com residência pela UFRJ e mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ, foi o primeiro brasileiro a trabalhar com Médicos sem Fronteiras (1988). É também um dos criadores da Estratégia Saúde da Família, o maior programa do Ministério da Saúde. Fundou, em 1993, o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS), referência em saúde de comunidades populares, o qual dirigiu por 24 anos. Foi coordenador da Dreyfus Health Foundation (NY) para América Latina e Caribe. É docente de Saúde Coletiva da UFRJ e colaborador do UNICEF e da OMS, além de empresas e fundações. É pioneiro da Pediatria Integral no Brasil, uma prática que promove o desenvolvimento pleno e o bem estar da criança e de sua família. Foi convidado do programa Roda Viva em 2013, e do TEDx em 2015. Tem forte presença na mídia e nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube).

Danilo Doneda

Danilo Doneda

Advogado (in memoriam)

Doutor em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Advogado. Professor no IDP. Diretor do Cedis/IDP. Membro indicado pela Câmara dos Deputados para o Conselho Nacional de Proteção de Dados e Privacidade. Membro do Conselho Diretor da IAPP (International Association of Privacy Professionals) e da ID2020. Foi Coordenador-Geral na Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça. Membro dos conselhos consultivos do Projeto Global Pulse (ONU) e do Programa Criança e Consumo.

Inês Silvia Vitorino Sampaio

Inês Silvia Vitorino Sampaio

Economista

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC e vice-coordenadora do Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (LabGRIM). Tem como principais interesses de pesquisa a relação de crianças e adolescentes com a comunicação sob a ótica dos direitos. É autora do livro “Televisão, publicidade e infância” (2004), entre outras publicações.

Ladislau Dowbor

Ladislau Dowbor

Economista

Doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia (Polônia), é professor titular no departamento de pós-graduação da PUC-SP nas áreas de economia e administração. É também consultor de diversas agências das Nações Unidas, de governos e municípios, bem como do Senac. Integra ainda o conselho de instituições como a Fundação Abrinq, o Instituto Polis e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC). É coordenador do Site dowbo.org.

Luiz Lara

Luiz Lara

Publicitário

Sócio e fundador da Lew’LaraTBWA. Profissional de atendimento e planejamento, atuou na construção e no posicionamento de muitas marcas. Por isso, conquistou vários prêmios ao longo de sua carreira, entre eles Caboré, Colunistas e Effie. Atualmente é chairman do Grupo TBWA no Brasil. Também foi presidente da Abap e organizou, junto com Dalton Pastore, o 4º e o 5º Congresso da Indústria da Comunicação. Participa dos conselhos deliberativos do Cenp, do Conar e da ESPM. Atua ainda em várias organizações do terceiro setor. É membro do Conselho da Childhood, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, da Força Tarefa de Negócios de Impacto Social, do Instituto de Cidadania Empresarial, Fundação OSESP, Fundação Bienal de São Paulo e da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte.

Marcelo Sodré

Marcelo Sodré

Procurador do Estado de São Paulo

Doutor em Direito pela PUC-SP e professor da instituição, tem experiência em Direito das Relações de Consumo e Direito Ambiental. Atua principalmente nas áreas de direito do consumidor, meio ambiente e consumo sustentável. É advogado e membro do Conselho Diretor do IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

Nádia Rebouças

Nádia Rebouças

Consultora

Especialista em comunicação, consultora de comunicação para a transformação de organizações privadas e do terceiro setor. É também pesquisadora, planejadora e criadora de campanhas para mudanças de paradigmas socioambientais. Atua como palestrante e deu aulas de Comunicação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e na pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Rachel Biderman

Rachel Biderman

Ambientalista

Diretora interina do World Resources Institute no Brasil. É doutora em Administração Pública e Governo na EAESP-FGV, mestre em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora em Estágio de Doutorado na JFK School of Government, Harvard. Mestre (LL.M) em Direito Internacional, com enfoque em Meio Ambiente, no Programa International Legal Studies, da escola Washington College of Law, American University. Integra ainda o Conselho do IDEC – Instituto de Defesa do Consumidor e o Conselho do Instituto Marina Silva (IMAS).

Regina de Assis

Regina de Assis

Consultora em Educação e Mídia

Palestrante, escritora, criadora e produtora de mídias para a educação. Tem mestrado em Educação (EdM) e Certificado de Estudo Avançado (CAS) na Harvard Graduate School of Education, Cambridge, EUA. Também fez doutorado em Educação (EdD) no Teachers College, Columbia University, NYC, EUA. É professora na Graduação e Pós-Graduação da PUC/Rio, nas Faculdades de Educação da UNICAMP e na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Atua ainda como Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro, sendo fundadora e presidente da MULTIRIO, Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio. Também é coordenadora da 4ª. Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes no Rio.

Renata Tomaz

Renata Tomaz

Jornalista

Jornalista com doutorado e mestrado em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Atua como pesquisadora de mídia e infância no Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF) e na Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP). É cofundadora da Recria (Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências). Escreveu ainda os livros “Da negação da infância à invenção dos tweens: imperativos de autonomia na sociedade contemporânea” (Appris) e “O que você vai ser antes de crescer? Youtubers, Infância e Celebridades” (EdUFBA).

Severino Antônio

Severino Antônio

Educador

Doutor em Educação, professor e escritor. Trabalha com Formação de Educadores e em encontros com famílias e comunidades. Atuou como conselheiro do programa Prioridade Absoluta (Instituto Alana) e, hoje, integra o conselho do Instituto Rubem Alves. Foi o orador principal na tarde dedicada ao tema “O Futuro da Educação no Brasil”, na Brazil Conference at Harvard & MIT. Também foi palestrante do Ciclo Educar Hoje, do SESC-SP e participante do Café Filosófico, da TV Cultura/ Instituto CPFL. Colaborou com o filme-documentário e a série “O Começo da Vida” e, junto com Katia Tavares, trabalha em uma nova escuta da infância. A parceria resultou nas seguintes obras, entre outras: “O Voo dos que Ensinam e Aprendem”; “A Poética da Infância”; “A Utopia da Palavra”; “Uma Nova Escuta Poética da Educação e Conhecimento”.

Vidal Serrano

Vidal Serrano Júnior

Procurador de Justiça

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, obteve os títulos de Mestre, Doutor e Livre-docente em Direito pela mesma Universidade. É também professor de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da PUC-SP. Exerce a função de Diretor da Faculdade de Direito da PUC-SP. É ainda Procurador de Justiça integrante do Conselho Superior do  Ministério Público do Estado de São Paulo e autor de vários livros.