O que é publicidade infantil

Publicidade infantil é qualquer comunicação comercial direcionada para crianças com o objetivo de divulgar e estimular o consumo de produtos, marcas ou serviços. Essa é uma prática antiética e injusta, além de abusiva e ilegal, que viola os direitos das crianças em nome de interesses comerciais.

ENTENDA O QUE É PUBLICIDADE INFANTIL

Como identificar publicidade infantil

Reconhecer a publicidade infantil nem sempre é tão fácil quanto pode parecer. A todo momento, surgem novos formatos e estratégias comerciais de direcionamento de publicidade para crianças, que podem confundir até mesmo os adultos. Conheça algumas características dessa prática e não se deixe enganar!

IDENTIFIQUE UMA PUBLICIDADE INFANTIL

Consequências da publicidade infantil

A publicidade infantil é uma prática comercial que visa lucrar às custas da violação das leis e de graves impactos para crianças, famílias e toda a sociedade. Suas consequências vão muito além do que se pode imaginar num primeiro momento. Prejuízos ao desenvolvimento infantil e ao meio ambiente são algumas delas.

CONHEÇA ALGUNS DOS IMPACTOS

Porque publicidade infantil é ilegal

A criança é prioridade absoluta e seus direitos devem ser garantidos pela família, Estado e sociedade. Assim determina a Constituição Federal Brasileira. Esse é o primeiro passo para entender o motivo de a publicidade infantil ser ilegal no Brasil. Nossas leis garantem às crianças o direito ao desenvolvimento seguro e saudável, livre de pressões consumistas.

VEJA AS NORMAS E LEIS

Materiais para se aprofundar no tema

Agora que você já entendeu o que é, quais são as consequências e o porquê da publicidade infantil ser ilegal, que tal mergulhar um pouco mais em alguns materiais sobre esse tema? Conheça projetos, vídeos, publicações e outros recursos do Criança e Consumo. E compartilhe com sua família, amigos e comunidade!

ACESSE OS MATERIAIS