O Instituto Alana e todos seus programas têm um compromisso firmado com a acessibilidade, a diversidade e a inclusão. E, isso, nos temas que abordamos tanto quanto como divulgamos nossos conteúdos ao público. Assim, acreditamos que todas as pessoas têm o direito à acessibilidade e de acesso à informação e nos esforçamos, em conjunto, para oferecer uma experiência rica. 

O site do Criança e Consumo tem sua acessibilidade aprovada por uma equipe de especialistas no tema. A linguagem utilizada foi planejada para prover o entendimento de todos e todas. Ainda, o código do site foi desenvolvido dentro dos padrões para garantir seu correto funcionamento e leitura, mesmo sem as folhas de estilo (CSS), e todos dispositivos. O design do site foi desenvolvido para atender a diferentes tipos de deficiências, como a baixa visão e o daltonismo, permitindo alteração no contraste. Além disso, é possível que seja feita navegação via teclado para pessoas com mobilidade reduzida e outros públicos que queiram se beneficiar desse recurso. Todas as imagens desse site também contam com texto alternativo, assim como buscamos sempre incluir legendas, interpretação em Libras e audiodescrição nos vídeos.

Sendo assim, o Criança e Consumo visa desenvolver a melhor solução para todas e todos, satisfazendo a portabilidade, acessibilidade e operabilidade da aplicação web. Confira, abaixo, uma lista de itens implementados para melhorar nossas páginas para que você navegue por elas da forma mais fácil possível:

  • Layout do site

Os layouts das nossas páginas são estruturados para proporcionar navegação simples para quem utiliza leitores de tela. O HTML5 semântico com as tags apropriadas ajuda a identificar cabeçalhos, seções, listas e tabelas, além de outros recursos de formatação de conteúdo para que as visitas ao site aconteçam de forma fácil e consistente por meio da tecnologia assistiva.

  • Texto alternativo

Todas as imagens do nosso site vem acompanhada de um formato de texto para que os leitores de tela leiam o conteúdo alternativo específico de cada imagem, podendo compreender o seu conteúdo e a mensagem que ela passa.

  • Conteúdo em vídeo

Oferecemos também conteúdos em vídeo e, sempre que possível, com alternativa em formato de texto, incluindo legendas e transcrições, além de intérprete de Libras e audiodescrição. 

  • Texto e contraste

Nossas páginas são ricas em texto, imagens e funcionalidades. Levamos a acessibilidade em consideração no nosso processo de design e criação de conteúdo. Além disso, há uma barra superior de acessibilidade, a partir da qual é possível visualizar o site em alto contraste e mudar o idioma de todos os textos do site. As cores da Identidade Visual do Criança e Consumo também apresentam alto contraste entre si.

  • Acessibilidade por teclado

Nossas páginas podem ser acessadas pela tecla de tabulação do teclado.

  • Suporte a navegadores

Testamos nossas páginas para que elas sejam geradas corretamente nas versões mais recentes dos navegadores Google Chrome, Apple Safari, Mozilla Firefox e Microsoft Edge. 

  • Conteúdos de terceiros

Quando referenciamos conteúdos produzidos por terceiros, incentivamos nossos parceiros a oferecer componentes que sejam acessíveis e fáceis de usar, mas não podemos garantir que eles sigam os nossos padrões de acessibilidade. O que buscamos fazer é sempre instruí-los sobre acessibilidade, se estamos no processo de produção de certo material, ou torná-lo o mais acessível possível após termos o acesso a ele.

Em conclusão, sabemos que o melhoramento de recursos de acessibilidade deve ser um trabalho contínuo. Por esse motivo, caso você tenha alguma sugestão, entre em contato conosco e nos ajude a melhorar essa experiência!