Logo Criança e Consumo
HomeNossa AtuaçãoAtuação Jurídica

Atuação
jurídica

HomeNossa AtuaçãoAtuação Jurídica

Atuação
jurídica

Atuação Jurídica2023-01-13T13:51:00-03:00

Apesar de ser uma prática abusiva e ilegal, a publicidade infantil ainda acontece. No entanto, existem diversos órgãos públicos que podem ser acionados quando uma ação publicitária direcionada a crianças é identificada. A atuação jurídica do Criança e Consumo busca, em primeiro lugar, garantir que a legislação seja cumprida e que as violações aos direitos de crianças sejam punidas.

O Criança e Consumo, por exemplo, recebe, apoia e encaminha acusações de todo e qualquer tipo de publicidade infantil. Todas as queixas recebidas são analisadas e, logo após, se constatada a abusividade, a equipe jurídica elabora cartas, notificações e representações. Os documentos são, então, enviados a anunciantes, agências de publicidade, veículos de comunicação, plataformas digitais e órgãos competentes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O denunciante, por sua vez, recebe retorno de nossa equipe informando o encaminhamento dado à sua denúncia.

Conheça alguns tipos de atuação jurídica do Criança e Consumo

Símbolo casos jurídicos

Cartas

são comunicados formais que fazemos para as empresas, a fim de solicitar informações, abrir diálogos, entre outros.

Notificações

são documentos que apresentamos a empresas quando identificamos uma conduta inadequada, abusiva ou ilegal. Em geral, são pedidos sobretudo esclarecimentos relacionados à mudança de conduta e reparação das irregularidades cometidas.

Representações

são documentos que apresentamos aos órgãos públicos competentes (tais como Ministérios Públicos e Defensorias Públicas), com o objetivo de denunciar violações cometidas por empresas a respeito da exploração comercial infantil e práticas abusivas de publicidade infantil.

Nossa atuação jurídica contra publicidade infantil não se dá por meio de processos movidos pelo programa Criança e Consumo ou pelo Instituto Alana. Na verdade, o que fazemos é denunciar práticas ilegais às autoridades públicas competentes, reunindo dados, evidências e demais informações que comprovem a abusividade da ação.

Em vários processos, também somos aceitos como amicus curiae e, assim, podemos contribuir ainda mais com o julgamento. Amicus curiae, aliás, é um termo jurídico que significa “amigo da corte”, em latim. É quando uma instituição externa à causa e comprovadamente conhecedora do assunto contribui com conhecimentos para, então, embasar decisões judiciais.

Confira casos denunciados pelo Criança e Consumo nos quais também atuamos como amicus curiae:

Qualquer pessoa pode denunciar publicidade infantil, e isso é, certamente, um instrumento muito importante. Afinal, como determina o art. 227 da Constituição Federal, devemos proteger nossas crianças em uma responsabilidade compartilhada. Isto é, famílias, sociedade e Estado devem fazer seu papel, em um conjunto de esforços, pela defesa da infância

Confira como preparar a sua denúncia

A atuação jurídica do Criança e Consumo para além da denúncia

Representações aos órgão públicos e notificações às empresas não são nossas únicas formas de fazer litígio estratégico. Por isso, além de encaminhar denúncias e participar em processos judiciais como amicus curiae, o Criança e Consumo dialoga com as diversas instâncias dos poderes Legislativo e Executivo. Esse tipo de atuação tem como objetivo aprimorar a legislação nacional, a regulação, a elaboração e a implementação de políticas públicas relativas aos temas de interesse do programa.

Para isso, o programa também tem uma frente de atuação em Relações Governamentais, com foco na articulação com diferentes esferas de poder.

Além disso, nossa atuação jurídica também se dá por meio de contribuições com documentos e consultas públicas, por exemplo. Fizemos isso inúmeras vezes, participando diretamente da elaboração de materiais oficiais da ONU, de consultas públicas de órgãos como, por exemplo, a Senacon e a ANPD, entre outros.

Consulte os casos com atuação jurídica do Criança e Consumo

Todos os casos em que atuamos são acompanhados até o seu desfecho e atualizados aqui, em nosso site. Consulte abaixo os detalhes de cada ação jurídica que já fizemos, além de ter acesso às denúncias feitas na íntegra e seus desdobramentos.

Listar casos jurídicos

Perguntas e respostas sobre atuação jurídica do Criança e Consumo

O Criança e Consumo só encaminha denúncias que recebe pelo site?

Não. Também existem casos de publicidade infantil que são detectados por nossa própria equipe e encaminhados como denúncias. Conheça alguns exemplos.

ocultar resposta

A única forma de denunciar publicidade infantil é por meio do Criança e Consumo?

Não. Qualquer cidadão pode denunciar publicidade infantil diretamente aos órgãos públicos. Além disso, também há formas de mostrar sua insatisfação para as empresas, seja contatando o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), ou mesmo reclamando publicamente em seus perfis nas redes sociais. Conheça outras formas de atuar e exigir que as empresas cumpram seu papel na defesa dos direitos infantis.

mostrar resposta

Como saber se posso denunciar uma ação ou campanha como publicidade infantil?

Saiba quais são as principais características da publicidade infantil e como identificá-las. Se a ação ou campanha que você encontrou se enquadrar como publicidade infantil, você pode e deve denunciar!

mostrar resposta

É possível denunciar ações de publicidade infantil na internet?

Sim! Direcionar mensagens comerciais ao público infantil é uma prática ilegal em qualquer meio de comunicação e espaço de convivência da criança. Isso inclui o ambiente digital. Se você encontrar publicidade infantil em jogos on-line, vídeos, sites, aplicativos, redes sociais, plataformas de educação e outros espaços digitais, saiba que pode denunciar.

mostrar resposta

Denuncie!

Qualquer pessoa pode denunciar publicidade infantil, e isso é um instrumento muito importante. Afinal, como determina o art. 227 da Constituição Federal, devemos proteger nossas crianças em uma responsabilidade compartilhada. Isto é, empresas, sociedade e Estado devem fazer seu papel, em um conjunto de esforços, pela defesa da infância!

Faça uma denúncia
Ir ao Topo