Logo Criança e Consumo
HomeTemasEspaço escolar

ESPAÇO ESCOLAR

HomeTemasEspaço escolar

ESPAÇO ESCOLAR

Espaço escolar2022-10-17T13:02:11-03:00

Com o pretexto de realizar atividades culturais ou educativas, algumas empresas utilizam o espaço escolar para promover ações publicitárias diretamente com o público infantil.

Escolas, creches e locais de educação deveriam ser totalmente protegidos de interesses comerciais e preservados para atividades formativas das crianças. Entretanto, nem sempre isso acontece. Algumas empresas ainda insistem na prática ilegal de publicidade infantil também no espaço escolar.

Por meio de apresentações, jogos ou brincadeiras, as crianças são estimuladas a mexer, experimentar e, principalmente, memorizar marcas e produtos. Por tudo isso acontecer dentro do espaço escolar, é transmitida uma mensagem de que a escola aprova, confia e recomenda tal empresa. Ou seja, uma instituição que deveria auxiliar na criação de padrões éticos da criança confere credibilidade a uma ação publicitária. E, com a crescente introdução de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no dia a dia das escolas, nem o ambiente digital está a salvo de exploração comercial.

Saiba mais sobre exploração comercial infantil na escola

Porém, a publicidade infantil dentro do espaço escolar desrespeita tanto as leis quanto o papel socialmente atribuído às instituições de ensino.

Denuncie!

Qualquer pessoa pode denunciar publicidade infantil, e isso é um instrumento muito importante. Afinal, como determina o art. 227 da Constituição Federal, devemos proteger nossas crianças em uma responsabilidade compartilhada. Isto é, empresas, sociedade e Estado devem fazer seu papel, em um conjunto de esforços, pela defesa da infância!

Faça uma denúncia

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias sobre esse tema

NOSSOS
OUTROS TEMAS

Defender as crianças frente à exploração comercial exige um olhar atento para todos os espaços e âmbitos onde a violação dos direitos infantis pode acontecer. Por isso, além do espaço escolar, atuamos com particular atenção para outros 4 eixos temáticos:

Ir ao Topo