Logo Criança e Consumo
HomeTemasCultura consumista

CULTURA CONSUMISTA

HomeTemasCultura consumista

CULTURA CONSUMISTA

Cultura consumista2023-01-27T16:47:59-03:00

Ninguém nasce consumista e toda criança tem o direito de crescer livre desse estímulo

A publicidade infantil é uma prática abusiva, ilegal e, principalmente, injusta. Isso porque ela “ensina” às crianças que ter vale mais do que ser. Ou seja, que seu valor como ser humano está conectado ao seu poder de consumo. Isso inclui, por exemplo, construir a ideia de que, para brincar, é preciso ter muitos brinquedos. Ou de que, para ser legal entre os amigos, é necessário possuir roupas ou produtos eletrônicos de marcas específicas. A cultura consumista influencia até a criação de hábitos alimentares, a dinâmica entre pais e filhos e a relação com o meio ambiente.

Esse estímulo ao consumo em excesso gera inúmeras consequências ao desenvolvimento infantil, além de impactar negativamente as famílias, o ambiente escolar e toda a sociedade. E tudo isso para quê? Apenas estimular a primazia de uma cultura consumista que, apesar de ter se tornado algo central na sociedade contemporânea, não é nada sustentável ou saudável.

Certamente não vale a pena colocar em risco as infâncias em nome do lucro.. Crianças são seres hipervulneráveis e que têm garantida, por lei, a proteção de seus direitos com absoluta prioridade – o que inclui estarem a salvo de toda forma de exploração, inclusive a comercial. E isso vale tanto para o ambiente off-line quanto on-line!

Denuncie!

Qualquer pessoa pode denunciar publicidade infantil, e isso é um instrumento muito importante. Afinal, como determina o art. 227 da Constituição Federal, devemos proteger nossas crianças em uma responsabilidade compartilhada. Isto é, empresas, sociedade e Estado devem fazer seu papel, em um conjunto de esforços, pela defesa da infância!

Faça uma denúncia

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias sobre esse tema

VEJA NOSSOS
OUTROS TEMAS

Defender as crianças frente à exploração comercial exige um olhar atento para todos os espaços e âmbitos onde a violação dos direitos infantis pode acontecer. Por isso, além do cultura consumista, atuamos com particular atenção para outros 4 eixos temáticos:

Ir ao Topo