Seção principal do site.

Biblioteca


Plasticized childhood – The impact of plastic toy advertising to children on their health and the environment

This report analyzes the correlation between advertising to children, the commercialization of toys in Brazil and its effects on the consumption and disposal of plastic, as...

A future for the world’s children?

This report explores how the health and wellbeing of children now and in the future depends on dealing with the climate emergency and the predatory commercial...

Classificação indicativa na publicidade virtual e televisiva destinada ao público infantil

Artigo que dispõe sobre a relevância da classificação indicativa como garantidor do respeito ao direito à prevenção especial da criança aplicada para ambientes nos quais se...

Apropriação por Crianças da Publicidade em Canais de Youtubers Brasileiros: a promoção do consumo no YouTube através da Publicidade de Experiência

Tese de doutorado que busca entender como as crianças brasileiras interagem e consomem com a comunicação mercadológica em vídeos no YouTube.

Liberdade de expressão comercial: autorregulamentação como estratégia corporativa do setor publicitário

O livro aborda a questão da autorregulamentação da publicidade no Brasil como uma estratégia comercial relacionada aos interesses do setor midiático. A autora defende, através de...

Crianças e smartphones no Brasil – Outubro de 2019

Pesquisa feita com 1580 pais de crianças entre 0 a 12 anos, que tenham acesso à internet e smartphones, que aborda o uso desses por seus...

Publicidade Infantil na TV Paga – Monitoramento 2019

Autor Programa Criança e Consumo Ano 2018 Descrição Entre janeiro e outubro de 2019, a equipe do programa Criança e Consumo monitorou 3 canais da TV...

Os efeitos do consumismo infantil na educação: Uma análise com foco no consumismo fomentado pelos “Youtubers Mirins”

Esse trabalho aborda a questão do consumismo fomentado na infância, especialmente pelos influenciadores digitais chamados de youtubers mirins. 

A atuação das ONGs de defesa do consumidor na promoção da alimentação saudável: um embate com a indústria de alimentos no Brasil

AutorSimone de Carvalho Soares Ano 2018 DescriçãoO artigo investiga como as ONGs de Defesa do Consumidor atuam no segmento da alimentação, e as estratégias empreendidas em...

Autorregulação da Publicidade Infantil no Brasil e no Mundo

Estudo desenvolvido em parceria com ANDI – Comunicação e Direitos e Harvard Law & International Development Society LIDS trata dos modos de operação dos sistemas autorregulatórios...

Segurança Alimentar, Sustentabilidade e Proteção do Consumidor – Apresentação do Criança e Consumo

Autor Programa Criança e Consumo Ano 2018 Descrição Apresentação feita pela coordenadora do Criança e Consumo, Ekaterine Karageorgiadis, em evento promovido pelo Procon-SP e o Consea-SP....

Estudo lista 11 projetos sobre publicidade infantil em análise no Congresso

Matéria realizada pela TV Câmara sobre o lançamento da segunda edição do “Caderno legislativo: publicidade infantil”, do Criança e Consumo. 

The potential of a human rights approach for accelerating the implementation of comprehensive restrictions on the marketing of unhealthy foods and non-alcoholic beverages to children

This paper explores the potential of existing legally and non-legally binding instruments for accelerating the implementation of restrictions to reduce harmful marketing of unhealthy foods to...

Atuação dos movimentos sociais por meio do Ciberativismo na defesa dos direitos dos infantes

O trabalho objetiva verificar como o Criança e Consumo do Alana combate a publicidade infantil.

Children’s Global Media Summit 2017 – Apresentação Criança e Consumo

Presentation of the alana advocacy director, Isabella Henriques in event by BBC, Children’s Global Media Summit 2017.


X