Ambiente digital

Em um mundo cada vez mais conectado, é justo que as crianças possam usufruir do ambiente digital em segurança, de forma a ampliar suas potências. Afinal, o acesso à Internet é um direito infantil. Aliás, os direitos das crianças também se aplicam e devem ser respeitados nesse espaço – incluindo ele ser livre de qualquer forma de exploração comercial.

COMO ATUAMOS SOBRE AMBIENTE DIGITAL

Meio ambiente

Muito consumo gera consequências ao meio ambiente e a publicidade infantil incentiva, massiva e insistentemente, a construção de comportamentos consumistas nas crianças. É por isso que o Criança e Consumo atua em várias frentes para acabar com a exploração comercial infantil e, também, seus impactos ambientais.

COMO ATUAMOS SOBRE MEIO AMBIENTE

Cultura consumista

A publicidade infantil “ensina” às crianças que ter vale mais do que ser e que seu valor como ser humano está conectado ao seu poder de consumo. Isso inclui, por exemplo, construir a ideia de que, para brincar, é preciso ter muitos brinquedos ou produtos eletrônicos de marcas específicas. A cultura consumista influencia até a criação de hábitos alimentares, a dinâmica entre pais e filhos e a relação com o meio ambiente.

COMO ATUAMOS SOBRE CULTURA CONSUMISTA

Espaço escolar

Escolas, creches e locais de educação deveriam ser totalmente protegidos de interesses comerciais e preservados para atividades formativas das crianças. Porém, algumas empresas ainda insistem na prática ilegal de publicidade infantil também no espaço escolar, desrespeitando os direitos infantis.

COMO ATUAMOS SOBRE ESPAÇO ESCOLAR

Produtos alimentícios

Ao mesmo tempo em que estão construindo seus hábitos alimentares, as crianças acabam expostas a uma grande quantidade de publicidade infantil de produtos alimentícios. Essa prática, apesar de ilegal, ainda acontece nos mais variados meios de comunicação e espaços de convivência infantil.

COMO ATUAMOS SOBRE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS