Seção principal do site.

Conselho

Quem nos ajuda 

O programa Criança e Consumo tem um conselho consultivo, constituído para subsidiar sua atuação e promover uma interlocução mais próxima com especialistas e acadêmicos que atuam na relação entre publicidade, consumo e infância.

Ana Olmos

Psicanalista

Ana Olmos

Psicanalista de crianças e adolescentes, com especialização em Neuropsicologia Infantil pela Faculdade de Medicina da USP, doutora em Psicologia Clínica/USP , Mestre/USP e com Diplomatura em Vínculos Familiares e Grupos de Crianças pela Asociación Argentina de Psicología y Psicoterapia de Grupo.

Ana Toni

Economista

Ana Toni

Diretora Executiva do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e sócia-fundadora do GIP (Gestão de Interesse Público), é graduada em Economia e Estudos Sociais pela Universidade de Swansea, mestre pela London School of Economics and Political Science e doutora em Ciência Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ocupou cargos de direção de organizações como Fundação Ford, ActionAid e Greenpeace, onde atuou em direitos humanos, desenvolvimento sustentável, democratização midiática, discriminação racial e ética, erradicação de pobreza e desigualdade. Atualmente integra a da Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade e faz parte dos conselhos de Agência Pública, WINGS, Gold Standard Foundation, ITS, Fundo Baobá por Igualdade Racial e Wikimedia Foundation.

Clóvis de Barros Filho

Filósofo

Clóvis de Barros Filho

Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, é mestre em Science Politique pela Université de la Sorbonne Nouvelle - Paris III, doutor em Ciências da Comunicação pela USP e livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP). Autor dos livros “Ética na Comunicação”, “Habitus na Comunicação”, “Comunicação do Eu: Ética e Solidão”, entre outros. Foi pesquisador da UNESCO sobre ética e publicidade infantil.

Daniel Becker

Pediatra

Daniel Becker

É também sanitarista, palestrante e escritor. Formado e com residência pela UFRJ e mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ, foi o primeiro brasileiro a trabalhar com Médicos sem Fronteiras (1988), e um dos criadores da Estratégia Saúde da Família, o maior programa do Ministério da Saúde. Fundou (em 1993) e dirigiu por 24 anos o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS), referência em saúde de comunidades populares. Foi coordenador da Dreyfus Health Foundation (NY) para América Latina e Caribe. É docente de Saúde Coletiva da UFRJ e colaborador do UNICEF e da OMS, empresas e fundações. É pioneiro da Pediatria Integral no Brasil - uma prática que promove o desenvolvimento pleno e o bem estar da criança e sua família. Foi convidado do programa Roda Viva em 2013, e do TEDx em 2015. Tem forte presença na mídia e nas redes sociais (FB, IG E YT).

Danilo Doneda

Advogado

Danilo Doneda

Formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e com mestrado e doutorado em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é consultor da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon) e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Foi Coordenador-Geral de Estudos e Monitoramento de Mercado da Senacon/MJ, professor na UERJ, PUC-RJ e FGV-Rio. Pesquisador visitante na Università deli Studi di Camerino em Roma, Itália, e no Instituto Max Planck em Hamburgo, Alemanha. É membro do Conselho Consultivo para Privacidade do grupo Global Pulse da Organização das Nações Unidas e do InternetLab.

Flávio Paiva

Jornalista

Flávio Paiva

Autor, dentre outros livros e CDs para crianças, de Flor de Maravilha, Benedito Bacurau, Titico Achou um Anzol, A Festa do Saci e A Casa do Meu Melhor Amigo (Cortez Editora). Escreve semanalmente no Diário do Nordeste. É também graduado em Comunicação Social e especialista em Gestão da Comunicação nas Organizações pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Inês Silvia Vitorino Sampaio

Socióloga

Inês Silvia Vitorino Sampaio

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC, com foco em comunicação, infância e juventude. Neste campo, coordena o Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM - Núcleo UFC) e integra o Projeto de Extensão "TVez: Educação para o uso crítico da Mídia". É autora do livro "Televisão, publicidade e infância"(2004).

Ladislau Dowbor

Economista

Ladislau Dowbor

Doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia (Polônia), é professor titular no departamento de pós-graduação da PUC-SP nas áreas de economia e administração. É consultor de diversas agências das Nações Unidas, de governos e municípios, bem como do Senac. Integra o conselho de instituições como a Fundação Abrinq, o Instituto Polis e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC).

Luiz Lara

Publicitário

Luiz Lara

Sócio e fundador da Lew’Lara\TBWA. Profissional de atendimento e planejamento, atuou na construção e no posicionamento de muitas marcas, e conquistou vários prêmios ao longo de sua carreira, entre eles Caboré, Colunistas e Effie. Atualmente é chairman do Grupo TBWA no Brasil. Foi presidente da Abap e organizou, junto com Dalton Pastore, o 4º e o 5º Congresso da Indústria da Comunicação. Participa dos conselhos deliberativos do Cenp, do Conar e da ESPM. Atua em várias organizações do terceiro setor, é membro do Conselho da Childhood, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, da Força Tarefa de Negócios de Impacto Social, do Instituto de Cidadania Empresarial, Fundação OSESP, Fundação Bienal de São Paulo e da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte.

Marcelo Sodré

Procurador do Estado de São Paulo

Marcelo Sodré

Doutor em Direito pela PUC-SP, é também professor da instituição. Tem experiência em Direito das Relações de Consumo e Direito Ambiental, atuando principalmente em direito do consumidor, meio ambiente e consumo sustentável. É procurador do Estado de São Paulo e membro do Conselho Diretor do IDEC - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

Nádia Rebouças

Consultora

Nádia Rebouças

Especialista em comunicação, consultora de comunicação para a transformação de organizações privadas e do terceiro setor. Pesquisadora, planejadora e criadora de campanhas para mudanças de paradigmas socioambientais. É palestrante e deu aulas de Comunicação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e na pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Rachel Biderman

Ambientalista

Rachel Biderman

Diretora interina do World Resources Institute no Brasil. Doutora em Administração Pública e Governo na EAESP-FGV, mestre em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora em Estágio de Doutorado na JFK School of Government, Harvard. Mestre (LL.M) em Direito Internacional, com enfoque em Meio Ambiente, no Programa International Legal Studies, da escola Washington College of Law, American University. Integrante do Conselho do IDEC – Instituto de Defesa do Consumidor e do Conselho do Instituto Marina Silva (IMAS).

Vidal Serrano Júnior

Procurador de Justiça

Vidal Serrano Júnior

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), obteve os títulos de Mestre (1995), Doutor (2000) e Livre-docente (2008) em Direito pela mesma Universidade. É professor de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da PUC-SP e do Programa de Estudos pós-graduados da Instituição Toledo de Ensino de Bauru. Exerce a função de Diretor-Adjunto da Faculdade de Direito da PUC-SP. É ainda Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo e autor de vários livros.

X