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foto de uma escrivaninha com um notebook em cima como imagem de apoio ao texto sobre desafios para a superação da publicidade infantil

Criança e Consumo participa de aula especial na USP sobre os desafios para a superação da publicidade infantil

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Criança e Consumo participa de aula especial na USP sobre os desafios para a superação da publicidade infantil

Na segunda-feira (12), o Criança e Consumo participou de uma aula especial no curso de Administração de Empresas, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – USP. Durante a exposição, foi abordado o que é a comunicação mercadológica direcionada a crianças e suas consequências. Além disso, foram mencionadas as normas que comprovam a ilegalidade dessa prática. Ainda, foi discutido sobre os desafios para a superação da publicidade infantil.

O ambiente digital, aliás, também foi tema das trocas realizadas com os estudantes. Afinal, os usuários mais jovens de Internet seguem sendo, cada vez mais, expostos a conteúdos mercadológicos. Muitas vezes, essas ações acabam se valendo dos dados de crianças e adolescentes para realizar o direcionamento de publicidade segmentada. Entretanto, essa prática é proibida pelo artigo 14 da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Ao final da apresentação, para inspirar os futuros profissionais, foram compartilhados exemplos de como grandes empresas podem (e devem) se comprometer com a garantia de infâncias livres da exploração comercial. Por exemplo, a Mercur se comprometeu publicamente, em 2020, com o fim da publicidade infantil na divulgação de seus produtos. Afinal, empresas também são atores da sociedade e devem partilhar da responsabilidade de assegurar os direitos infantis com absoluta prioridade

A aula faz parte da disciplina optativa “Sociologia do Consumo”, oferecida pela Profª. Drª. Valquíria Padilha, e conta com a participação de estudantes dos cursos de Administração de Empresas, Direito, Economia e Pedagogia. 

Publicado em: 16 de setembro de 2022

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