Logo Criança e Consumo
Na imagem, as mãos de um menino negro seguram um celular. A foto ilustra matéria sobre a pesquisa Tic Kids Online Brasil 2023.

TIC Kids Online Brasil 2023 revela crianças com acesso mais precoce à Internet

Na imagem, as mãos de um menino negro seguram um celular. A foto ilustra matéria sobre a pesquisa Tic Kids Online Brasil 2023.
Na imagem, as mãos de um menino negro seguram um celular. A foto ilustra matéria sobre a pesquisa Tic Kids Online Brasil 2023.

TIC Kids Online Brasil 2023 revela crianças com acesso mais precoce à Internet

O primeiro contato das crianças brasileiras com a Internet acontece de forma cada vez mais prematura. Esta é uma das principais conclusões da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2023, que reforça a preocupação com os efeitos no desenvolvimento psicossocial deste público quando exposto a conteúdos inadequados e sem supervisão. Hábitos digitais de crianças e adolescentes, como redes sociais mais utilizadas e informações buscadas na internet, são alguns dos temas abordados na 10ª edição da pesquisa. O relatório entrevistou presencialmente 2.704 crianças e adolescentes com idades entre 9 e 17 anos, assim como seus pais ou responsáveis.

Segundo a pesquisa, cerca de 24% dos entrevistados relataram ter iniciado sua jornada online ainda na primeira infância, ou seja, até os seis anos de idade. A título de comparação, na edição TIC Kids Online Brasil, em 2015, este percentual era de apenas 11%. Outro dado que chama a atenção é a precocidade com que as crianças têm contas nas redes sociais. Entre 9 e 10 anos, 68% já possuem algum perfil, seja no Instagram, TikTok ou Facebook, embora as plataformas informem que não é permitido o uso dos espaços por crianças abaixo de 13 anos. No público de 11 a 12 anos, o percentual de crianças com perfil em redes sociais chega a 82%.

Preferências e hábitos dos jovens na internet

Quando o assunto é a rede social predileta por faixa etária, o público nas faixas de 9 a 10 anos e de 11 e 12 anos aponta o Youtube, com 42% e 44%, respectivamente. O dado reforça a preocupação com a publicidade que chega até às crianças, mais vulneráveis aos apelos comerciais. Outro dado da  TIC Kids Online 2023 revela que 67% do público tem contato com publicidade pelo acesso a sites de vídeos. Já nas duas faixas etárias superiores, de 13 a 14 anos e dos 15 aos 17, o Instagram foi apontado como a principal rede social utilizada. Em segundo lugar, em todas as faixas etárias, aparece o TikTok. 

Outro item da pesquisa elencou quais são as informações mais consumidas pelos mais novos na Internet. O tema saúde e bem-estar segue como destaque, aparecendo pelo terceiro ano consecutivo como relevante para a população entre 11 a 17 anos. Mais da metade (58%) informou que teve contato com informações sobre alimentação saudável ou dietas, 15 pontos percentuais acima do registrado em 2021 (43%), enquanto informações sobre esportes e como entrar em forma atingiram 45% do público. Já as temáticas voltadas a sentimentos e sofrimento emocional chegaram a 34%. Mais da metade dos entrevistados relatou que a Internet foi importante para lidar com algum problema de saúde, percentual 11 pontos acima dos 39% registrados em 2021. 

Contato com publicidade online

A edição deste ano foi a primeira em que foram coletados, simultaneamente, indicadores relacionados ao consumo de bens e serviços e informações sobre habilidades digitais críticas. A ampla maioria dos jovens entre 11 e 17 anos, 78% do total, reconheceu que empresas pagam pessoas para usarem seus produtos nos vídeos e outros conteúdos na Internet. A propaganda direcionada a estes jovens tem elevada eficácia: 50% do público afirmou que pediu para seus pais ou responsáveis a compra de algum produto após assistir uma publicidade. Filtros e configurações que poderiam restringir o acesso a anúncios na rede são pouco utilizados, já que somente 28% das crianças e adolescentes disseram que utilizam equipamentos com alguma barreira para a publicidade. 

Sobre as habilidades digitais dos usuários, a TIC Kids Online revela que 76% dos entrevistados consideram ser “verdade” ou “muito verdade” que sabem quais palavras usar para encontrar uma informação na internet. Já o percentual dos que disseram conhecer ferramentas para verificar se uma informação estava correta foi de 58%. Porém, para 40% dos jovens, o primeiro resultado da pesquisa na rede é sempre a melhor fonte de informação.

A importância da produção de dados

A metodologia utilizada pela TIC Kids Online Brasil 2023 está alinhada ao projeto Global Kids Online, coordenado pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), e com a rede Kids Online América Latina. Desde 2012 conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), a pesquisa TIC Kids Online Brasil tem se consolidado como um importante instrumento que ajuda na construção de políticas e ações voltadas à garantia dos direitos e proteção das crianças e adolescentes no uso da Internet.

Publicado em: 28 de novembro de 2023

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias

Ir ao Topo