Notícias

Inscreva-se na Semana Sem Plástico

Inscreva-se na Semana Sem Plástico

Inscreva-se na Semana Sem Plástico

Uma semana para refletir sobre a forma de produção e consumo do plástico

 

A Semana Sem Plástico faz parte da campanha global #PlasticFreeJuly  e acontece, pela primeira vez no Brasil, entre 27 e 31 de julho de 2020. A programação será on-line e gratuita. Para participar, bastar se inscrever no formulário abaixo:

 

INSCREVA-SE AQUI NA SEMANA SEM PLÁSTICO!

 

A Semana Sem Plástico é realizada pelo Instituto Alana, por meio do programa Criança e Consumo, em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a UNESCO, #BreakFreeFromPlastic, Videocamp, Instituto Polis, GAIA LAC e Aliança Resíduo Zero Brasil. A Semana tem a proposta de refletir sobre a forma de produção e consumo do plástico, expondo seu impacto no meio ambiente e na saúde humana e caminhos possíveis para solucionar essa crise.

 

Programação completa

→ 27 a 29 de julho: ESTREIA DO FILME “A HISTÓRIA DO PLÁSTICO”
Sinopse: Documentário dos mesmos realizadores de “A Histórias das Coisas” (“Story of Stuff”), “A HISTÓRIA DO PLÁSTICO” lança um olhar abrangente sobre a crise de poluição plástica causada pelo homem e o efeito mundial que ela causa na saúde de nosso planeta e nas pessoas que o habitam.
Recursos de acessibilidade: Legenda em português
O filme estará disponível on-line em link exclusivo que os inscritos receberão por e-mail.


→ 29 de julho (16h-18h): DEBATE DO FILME “A HISTÓRIA DO PLÁSTICO”

Descrição: Debate para trazer as reflexões do filme e os problemas em volta da poluição plástica e seus impactos ambientais para discutir possíveis caminhos para eliminar as externalidades do plástico em relação a sua toxicidade, resíduos sólidos e crise climática.
Recursos de acessibilidade: Intérprete de libras e audiodescrição realizada pelos próprios participantes


→ 31 de julho (13h-14h): LANÇAMENTO DA PESQUISA “INFÂNCIA PLASTIFICADA”

Descrição: Apresentação e discussão da pesquisa inédita “Infância plastificada – O impacto da publicidade infantil de brinquedos plásticos na saúde de crianças e no ambiente.” A pesquisa foi realizada pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Química Verde, Sustentabilidade e Educação (GPQV) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) a pedido do Criança e Consumo com o objetivo de analisar a conexão entre a publicidade dirigida ao público infantil, a comercialização de brinquedos no Brasil e a sua relação com o consumo e descarte de plástico, bem como com a saúde das crianças.
Recursos de acessibilidade: Intérprete de libras e audiodescrição realizada pelos próprios participantes

 

A Semana Sem Plástico é uma iniciativa do Instituto Alana, realizada pelo programa Criança e Consumo em parceria com PNUMA, Unesco, Break Free From Plastic, Videocamp, Instituto Polis, Gaia e Aliança Resíduo Zero Brasil.

X