Logo Criança e Consumo
TV de brinquedoem fundo azul

Publicidade infantil na TV paga aumenta no mês das crianças

TV de brinquedoem fundo azul

Publicidade infantil na TV paga aumenta no mês das crianças

A frequência de inserção de publicidade infantil em três canais infantis da TV por assinatura foi de um anúncio a cada 2 minutos

 

A quantidade de publicidade dirigida à criança em canais infantis na TV por assinatura aumentou consideravelmente em outubro, mês em que se celebra o Dia das Crianças, quando comparada  aos nove primeiros meses do ano. Para verificar, em números, uma situação perceptível na prática, monitoramos, desde janeiro, os canais infantis Cartoon Network, Discovery Kids e Gloob e constatamos que, só em outubro, a inserção de publicidade infantil nesses canais cresceu, em média, 331%.

 

Em fundo geométrico, quadrado roxo com relógio centralizado e, acima, data "2019". Em cada lado do relógio saem duas setas para baixo e textos que completam a frase, na esquerda, que diz "de janeiro à setembro, havia 1 publicidade infantil a cada 9 minutos" e, na direita, texto que diz "em outubro, houve 1 publicidade infantil a cada 2 minutos"Em relação à média dos 9 meses anteriores, o canal Gloob apresentou aumento de 403% na quantidade de inserções, o Cartoon Network de 324% e o Discovery Kids de 281%. Na prática, isso significa que, em média, uma publicidade infantil foi veiculada a cada dois minutos. Os dados são ainda mais estarrecedores quando se considera que a frequência de anúncios, em outubro, praticamente quintuplicou nesses canais em relação à média registrada de janeiro a setembro, quando foi observada a veiculação de uma publicidade dirigida à criança a cada 9 minutos.

 

“Considerando as pesquisas que indicam que crianças de 4 a 11 anos passam, em média, 4 horas por dia assistindo TV paga e os dados compilados em nosso monitoramento, estamos falando de crianças sendo expostas a uma média de 120 anúncios por dia em um canal infantil. Temos, então, um público vulnerável com altíssimo poder de influência nas compras da família sendo bombardeado a todo momento. É irreal que se delegue apenas aos pais, mães e responsáveis a tarefa de proteger os filhos do apelo comercial. As empresas também têm responsabilidade: cumprir a lei”, Renata Assumpção, pesquisadora do Criança e Consumo  e responsável pelo monitoramento.

 

Em fundo geométrico, imagem de uma televisão inteira vermelha com antenas e botões em branco. Dentro da imagem, texto que diz "o setor que mais dirige publicidade para crianças é o de brinquedos". Abaixo, gráfico que representa que o setor de brinquedos é responsável por 71% da publicidade infantil, seguido por mídias do canal com 9% e produtos alimentícios com também 9%

Os fabricantes de brinquedos lideram os anúncios direcionados para crianças (71%), seguidos por produtos alimentícios (9%) e mídias dos próprios canais, como aplicativos e redes sociais (9%).

 

“Apesar de muitos afirmarem que não há mais publicidade infantil na TV pela regulação já existente, o que inclusive seria supostamente motivo para queda de programação voltada para as crianças, o monitoramento mostra que as empresas anunciantes utilizam agora os canais infantis da TV paga como parte importante de sua estratégia de comunicação comercial. E esses canais se tornam verdadeiras plataformas para direcionamento de publicidade para crianças. Precisamos lembrar que publicidade infantil é uma prática antiética, injusta, abusiva e ilegal e também é papel dos canais de TV coibi-la”, ressalta Pedro Hartung, coordenador do Criança e Consumo.

 

Acesse aqui o documento com maiores detalhes sobre a metodologia e os principais resultados do monitoramento.

Publicado em: 17 de outubro de 2019

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias

Ir ao Topo