Sobre
Autoria
Criança e ConsumoAno
2019Idioma
Português do BrasilDirecionar mensagens publicitárias ao público abaixo de 12 anos de idade, em qualquer meio de comunicação e espaço de convivência das crianças, é uma prática ilegal – além de antiética e extremamente injusta. Crianças estão em uma fase peculiar de desenvolvimento e não têm capacidade plena para compreender os aspectos persuasivos da publicidade a elas direcionada. Devem, portanto, ter seu tempo de amadurecimento respeitado e preservado do assédio da exploração comercial.
No entanto, muitas empresas ainda desrespeitam as leis, ao criar estratégias publicitárias totalmente voltadas ao público infantil e veicular suas campanhas em espaços onde as crianças mais se fazem presentes – em muitos casos, inclusive, desacompanhadas de seus adultos responsáveis -, como é o caso de canais infantis da TV paga. Por terem sua audiência totalmente formada por crianças, tais canais atraem a atenção desses anunciantes e se enchem de publicidade infantil. Inclusive, é notório que tais estratégias comerciais ilegais são intensificadas nos períodos do ano próximos a datas comemorativas e de maior apelo comercial.