Logo Criança e Consumo

Publicidade Infantil na TV Paga – Monitoramento 2019

Sobre

Entre janeiro e outubro de 2019, a equipe do programa Criança e Consumo monitorou 3 canais da TV paga e uma das principais constatações foi que a quantidade de publicidade infantil aumentou, em média, 331% no mês das crianças. Este sumário executivo traz a metodologia aplicada e a síntese dos principais resultados deste monitoramento.

Autoria

Criança e Consumo

Ano

2019

Idioma

Português do Brasil

Direcionar mensagens publicitárias ao público abaixo de 12 anos de idade, em qualquer meio de comunicação e espaço de convivência das crianças, é uma prática ilegal – além de antiética e extremamente injusta. Crianças estão em uma fase peculiar de desenvolvimento e não têm capacidade plena para compreender os aspectos persuasivos da publicidade a elas direcionada. Devem, portanto, ter seu tempo de amadurecimento respeitado e preservado do assédio da exploração comercial.

 

No entanto, muitas empresas ainda desrespeitam as leis, ao criar estratégias publicitárias totalmente voltadas ao público infantil e veicular suas campanhas em espaços onde as crianças mais se fazem presentes – em muitos casos, inclusive, desacompanhadas de seus adultos responsáveis -, como é o caso de canais infantis da TV paga. Por terem sua audiência totalmente formada por crianças, tais canais atraem a atenção desses anunciantes e se enchem de publicidade infantil. Inclusive, é notório que tais estratégias comerciais ilegais são intensificadas nos períodos do ano próximos a datas comemorativas e de maior apelo comercial.

Compartilhar:

Conheça outras publicações

Listar todas as publicações
Ir ao Topo