Notícias

Pesquisa argentina sobre publicidade de alimentos dirigida às crianças é premiada

Pesquisa argentina sobre publicidade de alimentos dirigida às crianças é premiada

Pesquisa argentina sobre publicidade de alimentos dirigida às crianças é premiada

A pesquisa “Publicidade de marketing de alimentos para crianças na TV Argentina” realizada por Lorena Allemandi, Luciana Castronuovo, Victoria Tiscornia, Miguel Ponce e Veronica Schoj pesquisadores da FIC Argentina (Fundação Interamaericana do Coração – Argentina) foi premiada pelo Comitê Argentino de Educação para a Saúde da População (CAESPO), no dia 9 de novembro. O estudo analisou 21.085 publicidade em cinco canais de televisão aberta e três canais a cabo por 6 semanas, nos meses de novembro e dezembro de 2013 e janeiro 2014, com o objetivo de estudar a publicidade de alimentos direcionada à criança.

Os dados revelaram que os alimentos são os segundos mais anunciados para crianças (17%), em primeiro estão os brinquedos (20%). A análise indica que 85,3% das publicidades de alimentos são de baixo valor nutritivo, com grandes quantidades de açúcares, gordura e sódio, como de bebidas açucaradas, cadeias de fast food e lanches prontos. Em contrapartida, as publicidades de alimentos saudáveis ​​como legumes, frutas, peixes e cereais têm pouca presença na televisão.

A FIC Argentina, organização sem fins lucrativos criada em 2008, desenvolve diferentes ações para promover políticas de controle de tabaco, promover alimentação saudável e atividade física para reduzir o impacto das doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares e cerebrovasculares, câncer e diabetes.

Para acessar a pesquisa completa aqui.

Veja também:
Regulação da publicidade de alimentos em pauta
– Publicidade de produtos que interferem na amamentação é vetada
– Crianças assistem a 60 publicidades de junk food por semana na TV argentina

X