Logo Criança e Consumo

Conselho Regional de Nutricionistas – Carta ao Instituto Alana

Conselho Regional de Nutricionistas – Carta ao Instituto Alana

Em 25.9.2008 o Instituto Alana recebeu carta do Conselho Regional de Nutricionistas – 3a Região. A comunicação contestava uma frase contida na cartilha do Projeto Criança e Consumo ‘O que fazer para proteger nossas crianças do consumismo’. Segundo a instituição, a frase apresentaria uma informação equivocada, pois permitiria a conclusão de que profissionais da área de nutrição que atuam em empresas do ramo alimentício, não agem de forma ética e responsável para a promoção da qualidade de vida.

A carta foi analisada pelo Projeto Criança e Consumo, tendo sido encaminhada uma resposta ao Conselho Regional de Nutricionistas. Neste documento, o Instituto Alana declarou que no conteúdo da Cartilha não promoveu nenhuma generalização, no sentido de induzir a conclusão de que os profissionais da área de nutrição adotariam condutas inadequadas. Ao contrário, a intenção do Instituto foi esclarecer que não obstante haja profissionais da área com atuações admiráveis, focadas na promoção do pleno desenvolvimento das crianças, há outros que contribuem mais comprometidamente com o incremento dos lucros empresariais, em alguns casos inclusive em detrimento de padrões éticos.

No entanto, em respeito à interpretação do Conselho, o Instituto Alana alterou o conteúdo das novas cartilhas, não mais fazendo menção à classe de nutricionistas.

Arquivos Relacionados:

Carta encaminhada pelo Conselho Regional de Nutricionistas ao Instituto Alana em 25.09.2008

Manifestação do Conselho Regional de Nutricionistas encaminhada ao Instituto Alana em 16.03.2009

 

Publicado em: 25 de setembro de 2008

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias

Ir ao Topo