Logo Criança e Consumo
Foto de uma embalagem aberta de salgadinho.

Por trás dos rótulos de alimentos

Foto de uma embalagem aberta de salgadinho.

Por trás dos rótulos de alimentos

Em Plenária sobre consumo alimentar saudável e sustentável, Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea) faz recomendação sobre publicidade de alimentos e rotulagem.

A reunião foi realizada pelo órgão no dia 2 de outubro, em Brasília, e reuniu conselheiros, presidentes de conselhos estaduais, observadores e convidados. Ekaterine Karageorgiadis, advogada do Alana e conselheira suplente do Consea, integrou o comitê de elaboração da Plenária, que incluiu no debate a relação entre comunicação mercadológica e formação de hábitos alimentares não saudáveis.

Na reunião foi aprovada a recomendação 006/2013, que pede ao Poder Legislativo a priorização da “tramitação dos projetos de lei que propõem a regulação da publicidade de alimentos não saudáveis, tendo em vista o direito à alimentação e os direitos básicos dos consumidores à informação e à proteção contra publicidades enganosas e abusivas”, ressaltando o impacto negativo à saúde provocado pelas estratégias de comunicação mercadológicas de produtos ultraprocessados e com alto teor de sódio, açúcar, gorduras e bebidas de baixo valor nutricional.

Em sua Recomendação, o Conselho ainda destacou a importância das legislações atuais, como o Código de Defesa do Consumidor, que garante ao cidadão o direito a informações claras e precisas sobre produtos. Nesse sentido, reforçou-se o artigo do CDC que trata da abusividade da publicidade que se aproveita da deficiência de julgamento da criança.

A rotulagem de alimentos foi tema de outra recomendação do Consea, a 007/2013.  Endereçada a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o órgão pede que ela se “fortaleça na sua agenda e dê agilidade aos processos de atualização e qualificação de propostas regulatórias de rotulagem de alimentos”, ressaltando que é papel da agência promover e proteger a saúde da população e intervir no uso de produtos que trazem riscos.

Foto: Pedro Vera

Publicado em: 28 de outubro de 2013

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias

Ir ao Topo