Logo Criança e Consumo
Foto de um cigarro dentro de um pacote de balas.

Os disfarces da publicidade de cigarros

Foto de um cigarro dentro de um pacote de balas.

Os disfarces da publicidade de cigarros

Parceira do Instituto Alana no debate da regulação de publicidade, a ONG ACTbr está produzindo um documentário sobre os impactos do consumo de tabaco.

Na quarta-feira 29 de maio, o Alana foi palco de uma gravação com um coral de pacientes vítimas de câncer de laringe para o documentário.

Em pesquisa feita no Brasil com apoio da ATCbr, constatou-se que um em cada três brasileiros deixou de fumar entre 1989 e 2010 por causa de restrições a publicidade de cigarro.

A percepção geral entre os consumidores pesquisados é de que as embalagens de cigarros devem ser “genéricas”, sem logos e desenhos, todas com a mesma cor. Mas no Brasil ainda persiste a estratégia de investir na exibição dos pacotes no ponto de venda como ferramenta de marketing – estratégia já proibida em países como Canadá, Tailândia, Irlanda, Austrália e Inglaterra e que ajuda a combater o tabagismo entre crianças e jovens.

Publicado em: 3 de junho de 2013

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias

Ir ao Topo