Logo Criança e Consumo
Imagem ilustrando um pássaro em um galho com cores preto e branco, mão de tinta estão espalhadas pela imagem, há um símbolo de reciclável no canto superior esquerdo da imagem.

EcoAtivos surge para contribuir com uma nova cultura de sustentabilidade

Imagem ilustrando um pássaro em um galho com cores preto e branco, mão de tinta estão espalhadas pela imagem, há um símbolo de reciclável no canto superior esquerdo da imagem.

EcoAtivos surge para contribuir com uma nova cultura de sustentabilidade

Com formações presenciais e online, o projeto busca sensibilizar educadores, estudantes e comunidades escolares de sete cidades brasileiras sobre hábitos e atitudes sustentáveis.

Você já parou para pensar que tudo o que consumimos traz impactos para a natureza, para as pessoas e até para o clima do planeta? A relação entre consumo, sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente é direta! E as escolas são um espaço educador fundamental para refletirmos sobre tudo isso. Foi pensando nisso que surgiu o EcoAtivos, projeto inscrito pelo Alana, por meio do programa Criança e Consumo, no edital do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, ligado ao Programa de Estilos de Vida e Educação Sustentáveis, e aprovado em 2016.

Com base na Educação para a Sustentabilidade, o EcoAtivos levará formações presenciais e online para professores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas de diferentes regiões do país para ampliar a consciência e o conhecimento da comunidade escolar sobre hábitos e atitudes sustentáveis. Serão 500 escolas do Ensino Fundamental I, em sete cidades brasileiras – Belém (PA), Brasília (DF), Canoas (RS), Novo Hamburgo (RS), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e São Paulo (SP)– atingindo mais de 2,5 mil professores, entre 2017 e 2018, em parceria com as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação.

As formações, que começam no início de 2018, procuram incentivar os professores a estimularem seus alunos na realização de projetos, que relacionem a realidade local com o consumo sustentável, o meio ambiente e as mudanças climáticas. “São temas diretamente relacionados com a formação de valores e as escolas devem incorporá-los em sala de aula, pois depois da família, elas são o segundo lugar de socialização da criança, onde sua subjetividade e sua visão crítica são formadas”, destaca Isabella Henriques, diretora de Advocacy do Alana. Os projetos protagonizados pelos estudantes serão divulgados no site do programa Criativos na Escola, versão nacional do Design for Change, com potencial de premiação no Desafio Criativos da Escola.

“O EcoAtivos busca modificar estilos de vida atuais e futuros, incentivando crianças a se tornarem agentes de transformação. As formações pretendem impactar os professores, apoiando-os com ferramentas e oportunidades de disseminação de boas práticas”, explica Mônica Borba, coordenadora do EcoAtivos.

Saiba mais do projeto no site: ecoativos.org.br

Leia a versão em INGLÊS.

Publicado em: 9 de novembro de 2017

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias

Ir ao Topo