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Foto de um pé de laranja com um fruto, ao fundo tem uma porta de garagem com pontos circulares vermelhos.

Bayer é multada pelo Procon-MT por publicidade abusiva do Redoxitos

Foto de um pé de laranja com um fruto, ao fundo tem uma porta de garagem com pontos circulares vermelhos.

Bayer é multada pelo Procon-MT por publicidade abusiva do Redoxitos

A comunicação mercadológica direcionada para crianças foi denunciada pelo Criança e Consumo em agosto de 2015.

A empresa Bayer foi multada em R$ 1.500.000,00 pelo Procon do Mato Grosso por direcionar as estratégias de comunicação mercadológica para crianças do produto Redoxitos . O caso teve início em 2015 com uma denúncia do Criança e Consumo.

O Procon-MT identificou quatro violações na comunicação mercadológica do produto, no que diz respeito ao direcionamento para crianças: embalagem promocional decorada com personagens do filme “Divertidamente” e a distribuição de brinde; a veiculação de publicidade com uma versão dos “Três porquinhos”, que levava as crianças a acreditarem que se tomassem o suplemento ficariam imunes a doenças ou resfriados, desrespeitando regulamentação da Anvisa; a falta de informação clara que identificava o produto como “Suplemento Vitamínico”; e a veiculação de publicidade de difícil identificação pela criança no jogo online ‘Missão Planeta C’.

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A campanha, como identificou o Procon MT, utilizava elementos do universo infantil para dialogar com as crianças com o intuito de associar o consumo do produto a momentos de diversão. O valor da multa foi fixado levando em conta as infrações e o agravante da prática “ter ocorrido em detrimento de menor de dezoito anos (Dec. nº. 2.181/97, art. 26, VII)”.

Para o Criança e Consumo, a decisão do Procon-MT é muito importante, pois reconhece a legislação brasileira que protege os direitos das crianças e responde ainda, aos apelos de mães, pais e profissionais de saúde que manifestaram sua indignação com a publicidade de Redoxitos. Na época da veiculação da campanha, o MILC (Movimento Infância Livre de Consumismo) criou na internet a campanha “Remédio não é bala”, valorizando a ingestão de alimentos in natura, ricos em vitamina C, em detrimento do consumo de suplementos.

Acompanhe o caso:

*texto com informações da assessoria de imprensa do Procon-MT

Foto: via Flickr

Publicado em: 28 de junho de 2017

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