Eventos

III Seminário Universidade e Escola: A criança atual – A família, a escola e a mídia

III Seminário Universidade e Escola: A criança atual – A família, a escola e a mídia

No dia 7 de junho, o Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, foi palco de um grande e urgente debate organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Prevenção de Doenças Crônicas na Infância da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Neste dia aconteceu o III Seminário Universidade e escola: a criança atual – a família, a escola e a mídia.

O objetivo do evento era debater temas ligados ao consumismo infantil, sobrepeso em crianças e doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial e diabetes, que podem ser prevenidas com medidas simples, como alimentação saudável e atividade física.

A psicóloga do Instituto Alana, Lais Fontenelle, fez a palestra de abertura, cujo tema foi Criança e consumo: impactos e consequências dessa relação e o papel da educação, onde abordou o consumismo na infância como um problema atual e de responsabilidade de todos, trazendo ideias de como cada ator social pode atuar na sua área, na tentativa de transformação do quadro.

No período da manhã, o assunto central do debate foi Criança e Consumo. À tarde, a discussão girou sobre o perfil atual da criança. E durante todo o dia haverá a Mostra Saúde da Criança – Ações Educativas. “Queremos discutir o impasse diante do momento atual em que a criança, seus pais e cuidadores são bombardeados pela mídia, que prega o consumo de alimentos ricos em gorduras, sal e açúcar, enquanto há dados que mostram que as crianças estão ficando obesas e, mais gravemente ainda, hipertensas”, diz a coordenadora do Seminário e do Núcleo, Noemia Perli Goldraich, professora-associada de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRGS.

O seminário foi gratuito e aberto ao público.

Mais informações: http://www.ufrgs.br/prorext/news/iii-seminario-universidade-e-escola-1

 

 

Publicado em
X