Biblioteca

Teoria das Representações Sociais e Comunicação Organizacional: o que revelam os discursos sobre responsabilidade social no site institucional de um banco brasileiro?

Teoria das Representações Sociais e Comunicação Organizacional: o que revelam os discursos sobre responsabilidade social no site institucional de um banco brasileiro?

Imagem capa do documento: Teoria das Representações Sociais e Comunicação Organizacionais: o que revelam os discursos sobre responsabilidade social no site institucional de um banco brasileiro?

Autoras

Luíza Mônica Assis da Silva e Ana Lúcia Galinkin

Ano

2011

Descrição

Este artigo tece articulações entre a Teoria das representações sociais e o campo da comunicação organizacional. Nosso objetivo foi identificar os principais conteúdos expressos, ênfases e recortes a respeito da responsabilidade social presentes nos discursos do site institucional do banco Beta. Realizamos a análise lexical, por meio do programa ALCESTE, dos discursos sobre responsabilidade social veiculados no site institucional de um banco brasileiro. Destacamos os seguintes resultados: não foi identificada uma representação social sobre a responsabilidade social no discurso oficial do site, e sim textos que consubstanciam o universo reificado (UR), baseado nas ciências administrativas e ambientais;constatamos a existência da Themata Continuidade X Finitude; há um volume reduzido de informações a respeito das ações e projetos do banco nessa área; trata-se de um instrumento de comunicação pouco dialógico,interativo o que pode comprometer a ativação de representações sociais sobre a responsabilidade social da empresa. São necessários novos estudo sem outros veículos de natureza institucional do banco para que possamos conhecer as representações sociais expressas nas mensagens institucionais.

ACESSE

X