Logo Criança e Consumo

O direito das crianças à privacidade

Sobre

Contribuição conjunta para o relator especial sobre o direito à privacidade da ONU sobre obstáculos e agendas de proteção dos direito das crianças à privacidade e ao desenvolvimento da autodeterminação informacional infantil.

Autoria

Criança e Consumo e InternetLab

Ano

2020

Idioma

Inglês

Os atores privados mais poderosos do mundo são os desenvolvedores e operadores de tecnologias que coletam e monitoram informações sobre as comunicações, atividades e comportamento dos indivíduos na internet, a partir de modelos de negócios que monetizam dados pessoais para fins comerciais e de modulação comportamental.

 

Na verdade, a maioria dessas tecnologias e plataformas digitais não foi projetada para crianças com menos de 13 anos. No entanto, é inegável que crianças estão tão imersas quanto outros indivíduos – se não mais – nessa lógica e estrutura. A consequente enorme coleta de dados de crianças levanta preocupações significativas em relação à exposição, armazenamento e uso presente e futuro de seus extensos e precisos rastros digitais, especialmente em relação ao direito das crianças à privacidade e ao desenvolvimento pleno.

 

Acesse o relatório completo em inglês aqui.

Compartilhar:

Conheça outras publicações

Listar todas as publicações
Ir ao Topo