Logo Criança e Consumo

Memórias midiatizadas: a noção de ciência construída pelos indivíduos a partir do consumo midiático

Sobre

Este artigo tem como objeto o fenômeno sociocultural da midiatização, visualizado a partir da recepção, no qual é destacado o processo de consumo simbólico.

Autoria

Ano

Idioma

[vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_single_image source=”featured_image” img_size=”full” style=”vc_box_rounded” css_animation=”left-to-right”][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Organizadoras

Kênia Beatriz Ferreira Maia

Ano

2012

Descrição

Este artigo tem como objeto o fenômeno sociocultural da midiatização (Fausto Neto, 2008; Sodré, 2002), visualizado a partir da recepção, no qual é destacado o processo de consumo simbólico com o conteúdo midiático (García Canclini, 1999) e seu entrelaçamento com elementos extra-midiáticos, recuperados segundo as mediações de Martín-Barbero (2006). Para tanto, realizamos entrevistas com dez pessoas em uma fábrica relacionada à Informática e instalada na região metropolitana de Natal (RN). A intenção foi, por meio de suas narrativas (os discursos de memória), perceber as dinâmicas do consumo midiático no recorte escolhido, o tema ciência. No trabalho de campo, usamos a técnica das entrevistas em profundidade, no qual a fala de nossos entrevistados constituiu nosso corpus.

ACESSO

Compartilhar:

Conheça outras publicações

Listar todas as publicações
Ir ao Topo