Logo Criança e Consumo
foto de uma laranja em fundo amarelo para representar o Redoxitos, produto pelo qual a bayer recebeu multa por publicidade infantil

Bayer paga multa por publicidade infantil

foto de uma laranja em fundo amarelo para representar o Redoxitos, produto pelo qual a bayer recebeu multa por publicidade infantil

Bayer paga multa por publicidade infantil

A empresa pagou mais de R$ 580 mil de multa por direcionar publicidade do Redoxitos a crianças

 

A Bayer S.A. pagou, em 28 de novembro de 2019, o valor de R$ 586.822,65 em multa por publicidade infantil do produto farmacêutico de vitamina C “Redoxitos”. O Procon do Mato Grosso aplicou a penalidade após reconhecer a ilegalidade da empresa em direcionar publicidade ao público infantil. O Código de Defesa do Consumidor e a Resolução 163 de 2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) definem e caracterizam a abusividade do direcionamento publicidade a crianças.

 

Em 2016, a Bayer foi multada em R$ 1,5 milhão e, em seguida, apresentou recurso no caso que teve início com uma denúncia do Criança e Consumo. No entanto, antes de ter seu pedido analisado, optou por fazer o pagamento da multa e, por conta do programa de recuperação de créditos previsto em lei no estado do Mato Grosso, obteve um desconto de 75%.

 

A estratégia publicitária da Bayer

A empresa se utilizou das seguintes estratégias para divulgar o produto farmacêutico ao público infantil: filme publicitário com elementos característicos do universo infantil; jogo virtual “Missão Planeta C”; comercialização de copos plásticos decorados com personagens do filme “Divertidamente”, junto com o produto farmacêutico; e anúncio do produto como um suplemento de vitamina C para crianças a partir de 4 anos sem esclarecer que se tratava de um produto farmacêutico e que, portanto, não poderia ser comparado a frutas, legumes e vegetais. Além disso, o órgão considerou que a mera menção de que o produto seria ‘para seu filho’ não descaracterizaria o principal destinatário da publicidade: a criança.

 

O Criança e Consumo comemora o desfecho do caso e Pedro Hartung, coordenador do programa, diz ser “muito importante que a empresa tenha reconhecido, ao pagar multa por publicidade infantil, a abusividade e ilegalidade da prática, especialmente por se tratar de um produto farmacêutico em formato de bala de goma”.

 

Saiba mais sobre o caso e conheça as principais características para identificar uma publicidade infantil.

 

Leia também

Conferência sobre comunicação e saúde trata da regulação da publicidade infantil

YouTube é multado por coletar dados e segmentar anúncios para crianças

Biotropic recebe multa por publicidade infantil

Ministério da Justiça multa McDonald’s em R$6 milhões por publicidade em escolas

 

Publicado em: 10 de dezembro de 2019

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias

Ir ao Topo