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Foto de uma garrafa de cerveja enterrada na areia da praia.

Tem cerveja na areia

Foto de uma garrafa de cerveja enterrada na areia da praia.

Tem cerveja na areia

Depois do lançamento do sorvete de cerveja, a Skol passa a oferecer também aulas de surf em várias praias brasileiras. Veja o que diz sobre isso a psicóloga do Instituto Alana, Lais Fontenelle.

No começo de janeiro, escrevi um artigo sobre o lançamento do sorvete sabor cerveja da Skol. Agora, vi que a marca está investindo em mais novidades nesse verão… Em parceria com a Almasurf, a Skol está promovendo o evento “Praia Skol – Endless Summer” em praias de todo Brasil, com a suposta intenção de entreter os banhistas com aulas de surf e stand up paddle, vídeos do esporte e shows gratuitos. A primeira praia paulista a receber o evento foi a Praia Grande (litoral sul de São Paulo), por onde passaram mais de duas mil pessoas entre os dias 15 e 16 de dezembro. O evento vai rodar o Brasil – e inclui praias disputadas de cidades como o Rio de Janeiro e Florianópolis.

Além de empréstimo de guarda-sol e cadeiras, com enormes logotipos da marca, a ação busca transmitir, com sua agenda de aulas e shows, todas as emoções de uma vida na praia. Será esse o único objetivo da Skol? Oferecer entretenimento e cultura aos banhistas brasileiros pelas escaldantes areias nesse verão? Fico na dúvida. Como já mencionei em meu artigo anterior, a Justiça Federal acabou de decidir ampliar as restrições de publicidade para bebidas alcoólicas no país. Pela decisão, as restrições, que até então eram aplicadas apenas a produtos de teor alcoólico acima de 13 graus Gay-Lussac (13º GL), passam a valer para todas as bebidas com graduação alcoólica igual ou acima 0,5º GL. Com isso, o veto à publicidade entre 6h e 21h na TV, por exemplo, (já vigente para as bebidas mais fortes) passa a valer para as cervejas também.

As medidas deveriam ter entrado em vigor em um prazo de dez dias, mas uma determinação do Tribunal Regional Federal da 4ª. Região, em resposta a um agravo apresentado pela Anvisa, considerou o prazo “exíguo demais”. Aguarda-se agora nova determinação – o que, infelizmente, pode demorar. No entanto, não me parece coincidência que estejamos presenciando uma restrição à publicidade na TV ao mesmo tempo em que em vemos a marca invadindo nossas praias.

Cada vez mais, nossos espaços públicos de lazer têm sido palco de eventos mercadológicos, com a suposta intenção de “divertir as famílias brasileiras gratuitamente”. No mês das crianças, por exemplo, tivemos um grande evento em um parque de São Paulo sem a consulta prévia aos cidadãos, sobre se gostariam ou não de ter seu passeio invadido por várias marcas – que falavam diretamente com seus filhos.

Sem dúvida, a apropriação de espaços públicos por grandes corporações é polêmica. Gostaria, no entanto, de deixar uma reflexão aos pais e amantes de surf como eu: será honesto termos nossas praias invadidas por estandes e tendas que expõem nossas crianças, seres ainda em desenvolvimento e numa fase essencial de formação de valores, a marcas de cerveja? Para mim, esse tipo de ação mercadológica é pior do que a clássica publicidade na TV – afinal, não podemos nem mudar de canal ou desligar o aparelho! Pense sobre isso e abra esse debate em sua comunidade de pais e amigos das crianças e do surf: queremos uma marca de cerveja associada ao esporte, falando com nossos filhos? Não deixemos essas marcas invadirem nossas praias. A promoção de cultura cabe ao Estado.

Foto: Osvaldo Gago

Publicado em: 25 de janeiro de 2013

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