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Em defesa do consumidor

Em defesa do consumidor

Em defesa do consumidor

Instituto Alana foi aceito como membro da Consumers International, organização que reúne 220 instituições de defesa do consumidor em 120 países.

A Consumers International (CI) tem como missão empoderar os consumidores e proteger seus direitos em todo o mundo, por meio da realização de pesquisas e da influência na elaboração de políticas públicas que visem a saúde e o bem estar da população nas relações de consumo. Uma das metas da CI é exigir a responsabilidade das empresas e atuar como fiscal contra ações corporativas que ameacem, ignorem ou abusem os princípios da proteção ao consumidor.

O Alana foi reconhecido por trabalho do Projeto Criança e Consumo de combate ao consumismo na infância. “A entrada em uma organização respeitada e influente como a Consumers International é um passo importantíssimo para o Alana na esfera internacional, que possibilita ampliar uma rede de contatos e trocas e levar nossas pautas de honrar a criança para organismos internacionais, podendo influenciar tomadas de decisão pelo mundo na questão da defesa dos direitos da criança”, explica Isabella Henriques, diretora de Defesa do Alana e coordenadora do Projeto Criança e Consumo.

O Instituto se une, portanto, a diferentes organizações globais na luta pela defesa do consumidor. Entre as questões defendidas pela CI estão o direito à segurança, ou seja, à proteção na compra de produtos que são danosos a saúde; o direito à informação, com possibilidade de tomar decisões conscientes e informadas e ser protegido contra publicidades e rótulos enganosos e confusos; e o direito a ser representado na criação e execução de políticas governamentais.

Imagem: Food safety, security and nutrition | Strategy 2015

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