Instituto Alana foi aceito como membro da Consumers International, organização que reúne 220 instituições de defesa do consumidor em 120 países.
A Consumers International (CI) tem como missão empoderar os consumidores e proteger seus direitos em todo o mundo, por meio da realização de pesquisas e da influência na elaboração de políticas públicas que visem a saúde e o bem estar da população nas relações de consumo. Uma das metas da CI é exigir a responsabilidade das empresas e atuar como fiscal contra ações corporativas que ameacem, ignorem ou abusem os princípios da proteção ao consumidor.
O Alana foi reconhecido por trabalho do Projeto Criança e Consumo de combate ao consumismo na infância. “A entrada em uma organização respeitada e influente como a Consumers International é um passo importantíssimo para o Alana na esfera internacional, que possibilita ampliar uma rede de contatos e trocas e levar nossas pautas de honrar a criança para organismos internacionais, podendo influenciar tomadas de decisão pelo mundo na questão da defesa dos direitos da criança”, explica Isabella Henriques, diretora de Defesa do Alana e coordenadora do Projeto Criança e Consumo.
O Instituto se une, portanto, a diferentes organizações globais na luta pela defesa do consumidor. Entre as questões defendidas pela CI estão o direito à segurança, ou seja, à proteção na compra de produtos que são danosos a saúde; o direito à informação, com possibilidade de tomar decisões conscientes e informadas e ser protegido contra publicidades e rótulos enganosos e confusos; e o direito a ser representado na criação e execução de políticas governamentais.