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Criança e Consumo denuncia Burger King por direcionar publicidade a crianças

Criança e Consumo denuncia Burger King por direcionar publicidade a crianças

Criança e Consumo denuncia Burger King por direcionar publicidade a crianças

Entre os meses de junho e agosto, a rede de fast food Burger King divulgou a promoção do combo infantil King Jr. que oferece, junto com o lanche, um dos 15 brindes surpresa da marca Emoji. Separadamente, cada brinquedo custa R$14,90, enquanto o preço sugerido para a refeição é de R$19,90.

Constatando a abusividade da promoção direcionada ao público infantil, o Criança e Consumo  enviou representação ao Procon-SP, denunciando a campanha.

Além da veiculação em pontos de ônibus, relógios eletrônicos em São Paulo, com ações em shoppings, a promoção também foi divulgada nas redes sociais e com um filme publicitário com a atriz Maísa Silva, de amplo apelo junto ao público infanto-juvenil, em canais abertos e pagos de televisão e nos canais do SBT e da adolescente no Youtube.

Já existe consenso entre especialistas de que a comercialização de brinquedos por redes de fast food estimula o consumo excessivo e habitual de produtos alimentícios com altos teores de sódio, açúcar e gorduras, sendo extremamente prejudicial à saúde de crianças. A obesidade infantil e as doenças crônicas associadas são um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Sem uma mudança de hábitos e práticas de mercado, em menos de uma década a obesidade pode atingir 11,3 milhões de crianças brasileiras.

“O uso de brinquedos para estimular o consumo excessivo de produtos alimentícios caracteriza não só publicidade infantil, que é abusiva e ilegal, mas venda casada. O brinquedo separado tem praticamente o mesmo preço do lanche completo”, argumenta Livia Cattaruzzi, advogada do Instituto Alana. “Sempre recebemos mensagens, especialmente de pais e mães, indignados com as estratégias publicitárias abusivas direcionadas às crianças pelas redes de fast food. Isso precisa acabar”.

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