O Criança e Consumo enviou, dia 31 de agosto, notificação ao canal Cartoon Network pedindo esclarecimentos sobre a prática de publicidade abusiva direcionada ao público infantil durante a ‘Corrida Cartoon’. Lançado em 2011, o evento expõe massivamente as crianças participantes a diversas marcas, por meio de brindes, brincadeiras e produtos oferecidos pelas empresas patrocinadoras e apoiadoras da ação.
“A ação, que transmite a falsa ideia de ter sido pensada e planejada para ser um momento de esporte, lazer e diversão único e especial na vida das crianças participantes, não passa, em verdade, de um enorme shopping a céu aberto”, afirma o documento. “As empresas patrocinadoras e apoiadoras proporcionam ao público infantil, em meio a brincadeiras e atividades lúdicas, uma verdadeira experiência com suas marcas e produtos”.
O texto elenca os principais elementos utilizados para a realização da comunicação mercadológica abusiva, que se vale da relação afetiva que crianças e adolescentes estabelecem com as personagens do canal.
Na notificação, o Instituto Alana pede esclarecimentos sobre a ação; o fim de práticas comerciais direcionadas às crianças por parte da empresa, e se coloca à disposição para responder a dúvidas e conversar sobre a influência de tais ações mercadológicas no processo de desenvolvimento biopsíquico de crianças.