{"id":9925,"date":"2017-02-15T10:25:20","date_gmt":"2017-02-15T13:25:20","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=9925"},"modified":"2022-10-17T14:51:27","modified_gmt":"2022-10-17T17:51:27","slug":"comida-ou-brinquedo-burger-king-promove-combo-infantil-com-publicidade-para-crianca","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/comida-ou-brinquedo-burger-king-promove-combo-infantil-com-publicidade-para-crianca\/","title":{"rendered":"Comida ou brinquedo? Burger King promove combo infantil com publicidade para crian\u00e7a"},"content":{"rendered":"

A rede de fast food lan\u00e7ou, em parceria com a Mattel, duas linhas de brinquedos colecion\u00e1veis para divulgar o lanche \u2018King Jr\u2019<\/em> para crian\u00e7as.<\/em><\/p>\n

O Burger King<\/strong>, para promover o seu combo infantil, fechou uma parceria com a Mattel<\/strong> para comercializar junto com o lanche brinquedos da marca<\/strong>. A\u00a0comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica com os brinquedos da\u00a0Max Steel e Polly Pocket foi alvo de uma notifica\u00e7\u00e3o por parte do Instituto Alana, por meio do seu projeto Crian\u00e7a e Consumo<\/strong>, em dezembro de 2016, por se dirigir ao p\u00fablico infantil. No documento, o projeto\u00a0informou \u00e0 rede de fast food<\/em> sobre a abusividade do direcionamento de comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica \u00e0s crian\u00e7as.<\/p>\n

Durante a campanha, as lojas da rede Burger King foram decoradas com diversos an\u00fancios alusivos \u00e0s personagens e com expositores contendo todos os brinquedos, posicionados \u00e0 altura de uma crian\u00e7a, e o site da empresa tamb\u00e9m anunciava o lanche com uma \u00e1rea pr\u00f3pria para o p\u00fablico infantil. Al\u00e9m disso, a segmenta\u00e7\u00e3o dos combos com brinquedos \u2018para meninas\u2019 e \u2018para meninos\u2019, artif\u00edcio da empresa para aumentar os lucros, desperta nas crian\u00e7as o desejo de possuir produtos diferentes e estimula valores estereotipados de g\u00eanero desde a inf\u00e2ncia.<\/p>\n

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\u201cA inten\u00e7\u00e3o da empresa, ao direcionar sua publicidade ao p\u00fablico infantil, n\u00e3o \u00e9 apenas elevar as vendas do combo King Jr., mas, tamb\u00e9m, de tornar a marca conhecida das crian\u00e7as e fideliza-las. Os produtos aliment\u00edcios, na verdade, est\u00e3o em segundo plano, pois o que \u00e9 anunciado, de fato, s\u00e3o os brinquedos que acompanham o combo, os quais s\u00e3o exclusivos, ef\u00eameros e colecion\u00e1veis. Essa estrat\u00e9gia \u00e9 uma forma de garantir que, em um curto per\u00edodo de tempo, as crian\u00e7as consumam diversos produtos aliment\u00edcios da rede de fast food para completar a cole\u00e7\u00e3o, fazendo com que elas associem o consumo desses lanches a momentos de divers\u00e3o\u201d, diz Isabella Henriques, diretora de Advocacy do Instituto Alana.<\/p>\n

Baseado na legisla\u00e7\u00e3o vigente do artigo 227 da Constitui\u00e7\u00e3o Federal, que garante que as crian\u00e7as sejam tratadas com prioridade absoluta, inclusive nas rela\u00e7\u00f5es de consumo, no C\u00f3digo de Defesa do Consumidor e na Resolu\u00e7\u00e3o 163 do Conselho Nacional dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (Conanda), o Crian\u00e7a e Consumo solicitou ao Burger King que cesse o direcionamento de pr\u00e1ticas mercadol\u00f3gicas a crian\u00e7as e deixe de realizar a\u00e7\u00f5es semelhantes futuramente, sob pena de formalizar den\u00fancia aos \u00f3rg\u00e3os competentes.<\/p>\n

Acompanhe o caso:<\/p>\n