{"id":9503,"date":"2017-01-31T10:14:16","date_gmt":"2017-01-31T13:14:16","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=9503"},"modified":"2022-10-17T14:51:28","modified_gmt":"2022-10-17T17:51:28","slug":"o-que-esperar-de-2017-na-garantia-de-uma-infancia-sem-consumismo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/o-que-esperar-de-2017-na-garantia-de-uma-infancia-sem-consumismo\/","title":{"rendered":"O que esperar de 2017 na garantia de uma inf\u00e2ncia sem consumismo?"},"content":{"rendered":"
O ano que se inicia abre possibilidades e necessidades de atua\u00e7\u00e3o do projeto Crian\u00e7a e Consumo, do Instituto Alana.<\/em><\/p>\n Em 2017, o projeto Crian\u00e7a e Consumo<\/strong> segue percorrendo diferentes lugares do Brasil, ampliando a discuss\u00e3o sobre o consumismo<\/strong> e suas consequ\u00eancias na inf\u00e2ncia<\/strong>. Desejamos mais conversas e trocas entre fam\u00edlias, educadores, representantes do poder p\u00fablico, da academia e do mercado para priorizar os direitos das crian\u00e7as, sempre.<\/p>\n O projeto continua na trilha para sensibilizar cada vez mais pessoas para o fato de que\u00a0o consumismo \u00e9 uma ideologia, que se tornou uma das caracter\u00edsticas culturais mais marcantes da sociedade atual. As crian\u00e7as n\u00e3o ficam fora dessa l\u00f3gica e infelizmente sofrem cada vez mais cedo com as graves consequ\u00eancias relacionadas aos excessos do consumismo, como a obesidade infantil, erotiza\u00e7\u00e3o precoce, estresse familiar, banaliza\u00e7\u00e3o da agressividade e viol\u00eancia, entre outras. Nesse sentido, o consumismo infantil \u00e9 uma quest\u00e3o urgente, de extrema import\u00e2ncia e interesse geral que vai para al\u00e9m da esfera familiar, devido a magnitude dos seus impactos sociais, ambientais e econ\u00f4micos. No atual momento de recess\u00e3o econ\u00f4mica, se torna ainda mais importante a preocupa\u00e7\u00e3o na forma\u00e7\u00e3o de cidad\u00e3os comprometidos com um futuro menos consumista e conscientes de como isso pode garantir \u00e0s pr\u00f3ximas gera\u00e7\u00f5es a disponibilidade de recursos naturais.<\/p>\n Veja mais:<\/strong> Entre as propostas para repensar os h\u00e1bitos de consumo e trazer essa reflex\u00e3o para as crian\u00e7as est\u00e1 a Feira de Trocas de Brinquedos<\/strong>. A iniciativa do Crian\u00e7a e Consumo, que completa cinco anos em 2017, \u00e9 uma maneira de as crian\u00e7as experimentarem uma alternativa ao consumo e possibilitar que elas interajam em seus pr\u00f3prios termos. A Feira pode ser organizada por qualquer pessoa, em diferentes espa\u00e7os, no pr\u00e9dio, na escola, na pra\u00e7a, com os amigos, familiares e vizinhos. Um momento de divers\u00e3o para as crian\u00e7as, de descobertas, encontros e, claro, trocas.<\/p>\n Com rela\u00e7\u00e3o \u00e0 publicidade infantil, no ano passado, diversas empresas<\/a> anunciaram seus compromissos<\/a> de n\u00e3o direcionarem mais publicidade para crian\u00e7a. Agora \u00e9 o ano de monitorar a efetiva\u00e7\u00e3o dessas propostas. Al\u00e9m disso, continuaremos olhando de perto o respeito, por parte de anunciantes e publicit\u00e1rios, \u00e0 legisla\u00e7\u00e3o brasileira, e \u00e0 Resolu\u00e7\u00e3o 163 do Conanda<\/a>, que completa tr\u00eas anos este ano. No Legislativo, seguiremos acompanhando as proposi\u00e7\u00f5es que tratam do tema da publicidade infantil, com a preocupa\u00e7\u00e3o de que protejam ainda mais as crian\u00e7as brasileiras.<\/p>\n Outro ponto de aten\u00e7\u00e3o em 2017 \u00e9 o mundo digital. Faz algum tempo que ele se desenvolve e exige cada vez mais cuidado do Crian\u00e7a e Consumo, no que diz respeito \u00e0 veicula\u00e7\u00e3o de publicidade dirigida ao p\u00fablico infantil. A cada ano surgem novas iniciativas e estrat\u00e9gias para atingir as crian\u00e7as em um espa\u00e7o t\u00e3o complexo. A exposi\u00e7\u00e3o das crian\u00e7as a conte\u00fados impr\u00f3prios e a facilidade de violar seus direitos no ambiente virtual devem se consolidar como preocupa\u00e7\u00f5es de todos.<\/p>\n Devido \u00e0 import\u00e2ncia e urg\u00eancia do tema, a Consumers International<\/a>, organiza\u00e7\u00e3o que re\u00fane 240 institui\u00e7\u00f5es de defesa do consumidor em 120 pa\u00edses, dentre elas o Instituto Alana, ter\u00e1 como tema da sua campanha anual: \u201cBuilding a Digital World Consumers can Trust<\/a>\u201d (\u201cConstruindo um mundo digital que os consumidores confiam\u201d, tradu\u00e7\u00e3o livre). A mobiliza\u00e7\u00e3o acontece em 15 de mar\u00e7o, Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, que a cada ano destaca um tema relevante para promover os direitos dos consumidores. Esperamos que a sociedade se engaje ainda mais nesse tema e passe a discutir solu\u00e7\u00f5es e possibilidades.<\/p>\n Que 2017 seja um ano de mais respeito aos direitos humanos e, sobretudo, aos direitos das crian\u00e7as pelos diferentes atores sociais, inclusive nas rela\u00e7\u00f5es de consumo.<\/p>\n
\n–\u00a02016: um ano de conquistas hist\u00f3ricas na luta contra o consumismo infantil<\/a>
\n–\u00a0Brinquedos conectados \u00e0 internet violam direitos da crian\u00e7a<\/a>
\n–\u00a0Na Inglaterra, an\u00fancios de junk food para crian\u00e7as ser\u00e3o regulados<\/a><\/p>\n