{"id":9496,"date":"2017-01-27T16:11:38","date_gmt":"2017-01-27T19:11:38","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=9496"},"modified":"2022-10-17T14:51:28","modified_gmt":"2022-10-17T17:51:28","slug":"brinquedos-conectados-a-internet-violam-direitos-da-crianca","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/brinquedos-conectados-a-internet-violam-direitos-da-crianca\/","title":{"rendered":"Brinquedos conectados \u00e0 internet violam direitos da crian\u00e7a"},"content":{"rendered":"
Uma an\u00e1lise de tr\u00eas produtos constatou exposi\u00e7\u00e3o de dados e falta de seguran\u00e7a ao us\u00e1-los.<\/em><\/p>\n O Conselho dos Consumidores da Noruega<\/strong> divulgou recentemente o relat\u00f3rio \u201c#Toyfail<\/strong>\u201d que examinou quest\u00f5es relacionadas ao direito do consumidor em tr\u00eas brinquedos<\/strong> que se conectam \u00e0 internet: My Friend Cayla, Hello Barbie e o rob\u00f4 i-Que. A an\u00e1lise constatou viola\u00e7\u00f5es aos direitos das crian\u00e7as \u00e0 privacidade e \u00e0 seguran\u00e7a.<\/p>\n Entre os problemas encontrados est\u00e1 a exposi\u00e7\u00e3o \u00e0 publicidade disfar\u00e7ada, os brinquedos possuem frases pr\u00e9-programadas que citam diversos produtos. A boneca Cayla, por exemplo, diz para a crian\u00e7a o quanto ela gosta dos filmes da Disney.<\/p>\n O relat\u00f3rio mostrou tamb\u00e9m que h\u00e1 falhas na seguran\u00e7a desses brinquedos, qualquer pessoa consegue conect\u00e1-los por meio de um telefone celular. Isso permite falar com a crian\u00e7a e ouvi-la \u00e0 dist\u00e2ncia quando ela estiver interagindo com o brinquedo. Al\u00e9m disso, aquilo que as crian\u00e7as falam perto do ou para o brinquedo \u00e9 gravado e enviado para uma empresa especializada em tecnologias de reconhecimento.<\/p>\n Veja tamb\u00e9m:<\/strong> Nos termos de uso dos produtos tamb\u00e9m foram identificadas viola\u00e7\u00f5es. Antes de conectar o brinquedo, os usu\u00e1rios precisam concordar com um termo que pode ser alterado pelos fabricantes sem aviso pr\u00e9vio e que permite a exposi\u00e7\u00e3o dos dados pessoais a terceiros para serem usados com fins publicit\u00e1rios.<\/p>\n Com base nas descobertas do relat\u00f3rio, organiza\u00e7\u00f5es que defendem os direitos do consumidor na Europa e nos Estados Unidos como, entre elas, a CCFC \u2013 Campaign for a Commercial-Free Childhood, se juntaram para denunciar \u00e0s autoridades as viola\u00e7\u00f5es encontradas (os brinquedos ainda n\u00e3o est\u00e3o \u00e0 venda no Brasil). O Conselho dos Consumidores da Noruega alerta que os pais devem estar atentos \u00e0s leis de seus pa\u00edses para reivindicar seus direitos e os de seus filhos.<\/p>\n Para saber mais sobre a an\u00e1lise, acesse o documento (em ingl\u00eas) aqui<\/a>.<\/p>\n
\n–\u00a0Na Inglaterra, an\u00fancios de junk food para crian\u00e7as ser\u00e3o regulados<\/a>
\n–\u00a0Personagens infantis podem desaparecer de alimentos n\u00e3o saud\u00e1veis na Holanda<\/a>
\n–\u00a02016: um ano de conquistas hist\u00f3ricas na luta contra o consumismo infantil<\/a><\/p>\n