{"id":9315,"date":"2017-02-01T08:51:06","date_gmt":"2017-02-01T11:51:06","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=9315"},"modified":"2022-10-17T14:51:28","modified_gmt":"2022-10-17T17:51:28","slug":"no-tempo-das-coisas-esquecemos-o-que-e-ser-crianca","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/no-tempo-das-coisas-esquecemos-o-que-e-ser-crianca\/","title":{"rendered":"No \u2018tempo das coisas\u2019, esquecemos o que \u00e9 ser crian\u00e7a"},"content":{"rendered":"

por Carolina Prestes*<\/em><\/strong><\/p>\n

Desde o ber\u00e7o, crian\u00e7as s\u00e3o vistas como consumidoras e sofrem com o encurtamento da inf\u00e2ncia.<\/em><\/p>\n

O pensador franc\u00eas Guy Debord, conhecido pela obra \u2018A Sociedade do Espet\u00e1culo<\/strong>\u2019, sugere que vivemos em um \u201ctempo das coisas\u201d, em que reinam as \u201cleis das mercadorias\u201d. A coloca\u00e7\u00e3o \u00e9 pertinente e cabe ao contexto em que todos n\u00f3s estamos inseridos: um contexto conduzido pela l\u00f3gica do consumo<\/strong>, que atrela praticamente todas as experi\u00eancias humanas \u00e0 aquisi\u00e7\u00e3o de bens materiais, refor\u00e7ando a ideia de que para \u2018ser, \u00e9 preciso \u2018ter\u2019.<\/p>\n

Para sustentar este \u2018tempo das coisas\u2019, a publicidade surge como ferramenta essencial. Por meio das imagens e dos discursos publicit\u00e1rios, as ind\u00fastrias de produtos e servi\u00e7os garantem seus fluxos de venda e tamb\u00e9m o lucro. Utilizando associa\u00e7\u00f5es de ordem afetiva, os profissionais das grandes ag\u00eancias esfor\u00e7am-se, diariamente, para descobrir a melhor maneira de mobilizar o espectador para o consumo.<\/p>\n

As mensagens que nos alcan\u00e7am, por\u00e9m, s\u00e3o resignificadas. Muitas vezes as criticamos e ignoramos \u2013 ou exigimos que novas condutas sejam estabelecidas (como no caso das propagandas de cerveja, extremamente machistas e que, ap\u00f3s a rea\u00e7\u00e3o da sociedade, tiveram sua linha criativa revisitada).<\/p>\n

Veja tamb\u00e9m<\/strong>:
\n–\u00a0O que esperar de 2017 na garantia de uma inf\u00e2ncia sem consumismo?<\/a>
\n–
Artigo: \u2018Siga o Dinheiro\u2019,\u00a0por Martin Schmalzried<\/a>
\n–\u00a0
Brinquedos conectados \u00e0 internet violam direitos da crian\u00e7a<\/a><\/p>\n

Isso evidencia que os processos comunicativos s\u00e3o rela\u00e7\u00f5es de m\u00e3o dupla, permeadas por constantes di\u00e1logos de tens\u00e3o e negocia\u00e7\u00e3o. Contudo, quando olhamos para as crian\u00e7as, a rela\u00e7\u00e3o entre emissor e receptor toma outra forma \u2013 talvez n\u00e3o t\u00e3o equitativa quanto \u00e0 que se estabelece entre adultos, que s\u00e3o capazes de resistir, argumentar, reivindicar ou protestar, caso seja necess\u00e1rio.<\/p>\n

Adultos que t\u00eam a crian\u00e7a como foco de sua cria\u00e7\u00e3o publicit\u00e1ria\u00a0precisam compreender que a rela\u00e7\u00e3o que se estabelece \u00e9 desigual, configurando-se, inclusive, como\u00a0abusiva<\/a>. Isso porque a crian\u00e7a est\u00e1 em desenvolvimento e, portanto \u2013 ainda vulner\u00e1vel aos ass\u00e9dios da comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica, que a seduz sem que ela possa compreender em que tipo de circuito est\u00e1 sendo inserida: um circuito de consumismo que a concebe, desde o ber\u00e7o, como consumidora.<\/p>\n

Neste cen\u00e1rio, o imagin\u00e1rio da crian\u00e7a \u00e9 atravessado, cotidianamente, pelos discursos comerciais, que estabelecem jeitos de ser, de sentir, de viver e de ser feliz: todos atrelados aos sonhos de consumo. A ideia de felicidade, ent\u00e3o, \u00e9 associada a um brinquedo ou \u00e0 visita a um parque tem\u00e1tico, a uma roupa ou a um sapato espec\u00edfico. E o mais alarmante n\u00e3o est\u00e1 no consumo material, mas no simb\u00f3lico: quais os valores que ensinamos \u00e0s crian\u00e7as quando a inserimos neste circuito de consumismo desde cedo? Os valores de um mundo acelerado, que estima ac\u00famulos, descartes, velocidade, competi\u00e7\u00e3o; valores que nos afastam daquilo que \u00e9 essencial \u00e0 inf\u00e2ncia.<\/p>\n

Esse texto, ent\u00e3o, \u00e9 um convite para todos aqueles que, de alguma forma, est\u00e3o envolvidos com a comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica voltada \u00e0 crian\u00e7a. E se, antes de olharmos para elas como consumidoras, compreendermos seu potencial criador? E se entendermos que para terem sua alma e imagina\u00e7\u00e3o alimentadas, n\u00e3o precisam dos excessos e hiperestimulos provocados pelos grandes espet\u00e1culos midi\u00e1ticos, mas das coisas mais simples, como espa\u00e7os abertos, natureza e tamb\u00e9m do \u00f3cio?<\/p>\n

O tempo da crian\u00e7a \u00e9 outro \u2013 ela quer descobrir todas as verdades do mundo e, para isso, suas pesquisas s\u00e3o longas, minuciosas, exigem entrega, e dificilmente ser\u00e3o supridas por telas, montanhas de brinquedos, ou passeios em corredores de shoppings centers. O que a crian\u00e7a precisa para se estruturar como ser humano est\u00e1 na simplicidade, e n\u00e3o na explos\u00e3o de cores e sons de um brinquedo de pl\u00e1stico, vendido como promessa de felicidade. Isso, ao contr\u00e1rio, direciona e empobrece a imagina\u00e7\u00e3o criadora que habita a inf\u00e2ncia.<\/p>\n

Experi\u00eancias que n\u00e3o carregam os valores do consumismo deixam a crian\u00e7a livre para que possa descobrir seus desejos de dentro para fora, sem ser pressionada por padr\u00f5es midi\u00e1ticos, que moldam e legitimam formas de viver e, tantas vezes, encurtam a inf\u00e2ncia, ao incentivar, por exemplo, a erotiza\u00e7\u00e3o precoce.<\/p>\n

Claro que n\u00e3o podemos isol\u00e1-las do entorno, muito pelo contr\u00e1rio, elas devem, para o seu desenvolvimento saud\u00e1vel, criar la\u00e7os com os territ\u00f3rios aos quais pertencem. Os saberes e as produ\u00e7\u00f5es das crian\u00e7as, inclusive, est\u00e3o profundamente enraizados na sociedade. Por isso, como adultos, precisamos escolher o que apresentar a elas, considerando seu per\u00edodo particular de constitui\u00e7\u00e3o como sujeito.<\/p>\n

A m\u00eddia e os processos de midiatiza\u00e7\u00e3o s\u00e3o grandes reguladores dos modos de ser crian\u00e7a, contudo, podemos quebrar este ciclo se nos propusermos a entender a ess\u00eancia da inf\u00e2ncia: uma crian\u00e7a n\u00e3o precisa dos excessos produzidos pela ind\u00fastria, mas sim de liberdade, de autonomia, de tempo livre, condi\u00e7\u00f5es contr\u00e1rias ao consumismo.<\/p>\n

*Carolina Prestes<\/a>\u00a0<\/strong>–\u00a0<\/strong><\/em>Comunic\u00f3loga e especialista em Inf\u00e2ncia, Educa\u00e7\u00e3o e Desenvolvimento Social. \u00c9 mestranda em ci\u00eancias da comunica\u00e7\u00e3o pela ESPM-SP \u2013 onde estuda processos de celebriza\u00e7\u00e3o e consumo nos circuitos de festas infantis \u2013 editora do blog Al\u00e9m dos Muros da Escola e integrante da equipe de Educa\u00e7\u00e3o e Cultura da Inf\u00e2ncia do Instituto Alana.<\/em><\/p>\n

Foto: Via Flickr<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Desde o ber\u00e7o, crian\u00e7as s\u00e3o vistas como consumidoras e sofrem com o encurtamento da inf\u00e2ncia.<\/p>\n","protected":false},"author":28,"featured_media":9518,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"_themeisle_gutenberg_block_has_review":false,"footnotes":""},"categories":[127],"tags":[321,86],"yoast_head":"\nNo \u2018tempo das coisas\u2019, esquecemos o que \u00e9 ser crian\u00e7a - Crian\u00e7a e Consumo<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/no-tempo-das-coisas-esquecemos-o-que-e-ser-crianca\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"No \u2018tempo das coisas\u2019, esquecemos o que \u00e9 ser crian\u00e7a - Crian\u00e7a e Consumo\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Desde o ber\u00e7o, crian\u00e7as s\u00e3o vistas como consumidoras e sofrem com o encurtamento da inf\u00e2ncia.\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/no-tempo-das-coisas-esquecemos-o-que-e-ser-crianca\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Crian\u00e7a e Consumo\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2017-02-01T11:51:06+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2022-10-17T17:51:28+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2017\/02\/publi-1.jpg\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"870\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"320\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/jpeg\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"admin\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"admin\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"5 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/no-tempo-das-coisas-esquecemos-o-que-e-ser-crianca\/\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/no-tempo-das-coisas-esquecemos-o-que-e-ser-crianca\/\",\"name\":\"No \u2018tempo das coisas\u2019, esquecemos o que \u00e9 ser crian\u00e7a - Crian\u00e7a e Consumo\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\"},\"primaryImageOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/no-tempo-das-coisas-esquecemos-o-que-e-ser-crianca\/#primaryimage\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/no-tempo-das-coisas-esquecemos-o-que-e-ser-crianca\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2017\/02\/publi-1.jpg\",\"datePublished\":\"2017-02-01T11:51:06+00:00\",\"dateModified\":\"2022-10-17T17:51:28+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/8312cb412922c68029e2c9208326b433\"},\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/no-tempo-das-coisas-esquecemos-o-que-e-ser-crianca\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/no-tempo-das-coisas-esquecemos-o-que-e-ser-crianca\/\"]}]},{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/no-tempo-das-coisas-esquecemos-o-que-e-ser-crianca\/#primaryimage\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2017\/02\/publi-1.jpg\",\"contentUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2017\/02\/publi-1.jpg\",\"width\":870,\"height\":320,\"caption\":\"Foto de uma ca\u00e7ada com um homem falando ao telefone enquanto uma garota est\u00e1 correndo.\"},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/no-tempo-das-coisas-esquecemos-o-que-e-ser-crianca\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"Home\",\"item\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"No \u2018tempo das coisas\u2019, esquecemos o que \u00e9 ser crian\u00e7a\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\",\"name\":\"Crian\u00e7a e Consumo\",\"description\":\"Instituto\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/8312cb412922c68029e2c9208326b433\",\"name\":\"admin\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/8e9de12f9c9eee150d645fae208d9948?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/8e9de12f9c9eee150d645fae208d9948?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"admin\"},\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/admin-2\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"No \u2018tempo das coisas\u2019, esquecemos o que \u00e9 ser crian\u00e7a - Crian\u00e7a e Consumo","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/no-tempo-das-coisas-esquecemos-o-que-e-ser-crianca\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"No \u2018tempo das coisas\u2019, esquecemos o que \u00e9 ser crian\u00e7a - Crian\u00e7a e Consumo","og_description":"Desde o ber\u00e7o, crian\u00e7as s\u00e3o vistas como consumidoras e sofrem com o encurtamento da inf\u00e2ncia.","og_url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/no-tempo-das-coisas-esquecemos-o-que-e-ser-crianca\/","og_site_name":"Crian\u00e7a e Consumo","article_published_time":"2017-02-01T11:51:06+00:00","article_modified_time":"2022-10-17T17:51:28+00:00","og_image":[{"width":870,"height":320,"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2017\/02\/publi-1.jpg","type":"image\/jpeg"}],"author":"admin","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"admin","Est. tempo de leitura":"5 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/no-tempo-das-coisas-esquecemos-o-que-e-ser-crianca\/","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/no-tempo-das-coisas-esquecemos-o-que-e-ser-crianca\/","name":"No \u2018tempo das coisas\u2019, esquecemos o que \u00e9 ser crian\u00e7a - Crian\u00e7a e Consumo","isPartOf":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website"},"primaryImageOfPage":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/no-tempo-das-coisas-esquecemos-o-que-e-ser-crianca\/#primaryimage"},"image":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/no-tempo-das-coisas-esquecemos-o-que-e-ser-crianca\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2017\/02\/publi-1.jpg","datePublished":"2017-02-01T11:51:06+00:00","dateModified":"2022-10-17T17:51:28+00:00","author":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/8312cb412922c68029e2c9208326b433"},"breadcrumb":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/no-tempo-das-coisas-esquecemos-o-que-e-ser-crianca\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/no-tempo-das-coisas-esquecemos-o-que-e-ser-crianca\/"]}]},{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/no-tempo-das-coisas-esquecemos-o-que-e-ser-crianca\/#primaryimage","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2017\/02\/publi-1.jpg","contentUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2017\/02\/publi-1.jpg","width":870,"height":320,"caption":"Foto de uma ca\u00e7ada com um homem falando ao telefone enquanto uma garota est\u00e1 correndo."},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/no-tempo-das-coisas-esquecemos-o-que-e-ser-crianca\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Home","item":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"No \u2018tempo das coisas\u2019, esquecemos o que \u00e9 ser crian\u00e7a"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/","name":"Crian\u00e7a e Consumo","description":"Instituto","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/8312cb412922c68029e2c9208326b433","name":"admin","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/8e9de12f9c9eee150d645fae208d9948?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/8e9de12f9c9eee150d645fae208d9948?s=96&d=mm&r=g","caption":"admin"},"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/admin-2\/"}]}},"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/9315"}],"collection":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/28"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=9315"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/9315\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/9518"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=9315"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=9315"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=9315"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}