{"id":8997,"date":"2016-12-16T15:35:33","date_gmt":"2016-12-16T18:35:33","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=8997"},"modified":"2022-10-17T14:51:30","modified_gmt":"2022-10-17T17:51:30","slug":"defensoria-publica-entra-na-justica-para-tirar-ronald-mcdonald-das-escolas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/defensoria-publica-entra-na-justica-para-tirar-ronald-mcdonald-das-escolas\/","title":{"rendered":"Defensoria P\u00fablica entra na Justi\u00e7a para tirar Ronald McDonald das escolas"},"content":{"rendered":"

Os shows comandados pelo palha\u00e7o foram denunciados pelo projeto Crian\u00e7a e Consumo em 2013; na \u00e9poca, foi identificada abusividade nas a\u00e7\u00f5es realizadas pela personagem.<\/em><\/p>\n

No final de novembro de 2016, a Defensoria P\u00fablica do Estado de S\u00e3o Paulo entrou com uma a\u00e7\u00e3o civil p\u00fablica contra a rede de lanchonetes McDonald\u2019s<\/strong> em raz\u00e3o da realiza\u00e7\u00e3o do \u201cShow do Ronald McDonald<\/strong>\u201d dentro de institui\u00e7\u00f5es de ensino em diversas cidades do pa\u00eds. O \u00f3rg\u00e3o afirma que a a\u00e7\u00e3o \u00e9 uma pr\u00e1tica de publicidade dirigida ao p\u00fablico infantil<\/strong>, considerada abusiva e ilegal pela legisla\u00e7\u00e3o brasileira. O processo pede a proibi\u00e7\u00e3o da iniciativa e o pagamento de R$ 1,8 milh\u00e3o de indeniza\u00e7\u00e3o \u00e0 sociedade.<\/p>\n

Os shows j\u00e1 tinham sido alvo de den\u00fancia encaminhada pelo projeto Crian\u00e7a e Consumo em 2013 ao Departamento de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa do Consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor do Minist\u00e9rio da Justi\u00e7a (DPDC-Senacon-MJ) e ao Minist\u00e9rio da Educa\u00e7\u00e3o. Na \u00e9poca, foi\u00a0solicitado o fim das pr\u00e1ticas realizadas pelo McDonald\u00b4s e o reparo dos poss\u00edveis danos j\u00e1 causados.<\/p>\n

Veja tamb\u00e9m:<\/strong>
\n–\u00a0Projeto de Lei que pro\u00edbe publicidade nas escolas \u00e9 aprovado em Comiss\u00e3o<\/a>
\n–\u00a0
Crian\u00e7a e Consumo se re\u00fane com Sadia para discutir publicidade nas escolas<\/a>
\n–\u00a0
Aten\u00e7\u00e3o! Suplemento vitam\u00ednico da Peppa Pig n\u00e3o \u00e9 divertido<\/a><\/p>\n

Em 2016, a Senacon instaurou Processo Administrativo sobre o caso e informou os \u00f3rg\u00e3os do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. O N\u00facleo Especializado de Defesa do Consumidor da Defensoria P\u00fablica do Estado de S\u00e3o Paulo decidiu, ent\u00e3o, investigar o caso e entrar com a a\u00e7\u00e3o na Justi\u00e7a exigindo a proibi\u00e7\u00e3o da realiza\u00e7\u00e3o da estrat\u00e9gia de comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica \u201cO Show do Ronald McDonald\u201d nas escolas; a retirada da divulga\u00e7\u00e3o das apresenta\u00e7\u00f5es da p\u00e1gina oficial da marca na internet e o pagamento de danos morais coletivos no valor de R$ 1.883.758,70.<\/p>\n

Para a coordenadora do projeto Crian\u00e7a e Consumo, Ekaterine Karageorgiadis, pr\u00e1ticas como essa t\u00eam a inten\u00e7\u00e3o de promover marcas entre o p\u00fablico infantil no ambiente escolar, o que \u00e9 prejudicial \u00e0s crian\u00e7as. \u201cA a\u00e7\u00e3o, assim como tantas outras, apresenta atividades supostamente educativas e l\u00fadicas quando, em verdade, s\u00e3o estrat\u00e9gias de comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica dirigidas ao p\u00fablico infantil dentro de um ambiente que deveria ser completamente isento de qualquer mensagem comercial para crian\u00e7as\u201d, afirma.<\/p>\n

Foto: via Flickr<\/a><\/p>\n

Acompanhe o caso:<\/p>\n