{"id":8874,"date":"2016-12-06T10:39:47","date_gmt":"2016-12-06T13:39:47","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=8874"},"modified":"2022-10-17T14:51:31","modified_gmt":"2022-10-17T17:51:31","slug":"atencao-suplemento-vitaminico-da-peppa-pig-nao-e-divertido","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/atencao-suplemento-vitaminico-da-peppa-pig-nao-e-divertido\/","title":{"rendered":"Aten\u00e7\u00e3o! Suplemento vitam\u00ednico da Peppa Pig n\u00e3o \u00e9 divertido"},"content":{"rendered":"

O Crian\u00e7a e Consumo, projeto do Instituto Alana, pediu \u00e0 Nunesfarma que n\u00e3o direcione comunica\u00e7\u00f5es mercadol\u00f3gicas \u00e0s crian\u00e7as do suplemento vitam\u00ednico \u2018NeshVit Peppa Pig\u2019.<\/em><\/p>\n

O projeto Crian\u00e7a e Consumo<\/strong>, por meio do Instituto Alana, enviou uma carta \u00e0 empresa farmac\u00eautica Nunesfarma<\/strong>, detentora da marca \u2018Laborat\u00f3rio Nesh\u2019, que em 2016 lan\u00e7ou o \u2018suplemento vitam\u00ednico NeshVit Peppa Pig<\/strong>\u2019. O medicamento, que a empresa afirma conter as necessidades di\u00e1rias de 10 vitaminas essenciais para as crian\u00e7as, \u00e9 anunciado no site da marca e nas redes sociais da personagem infantil Peppa Pig como sendo o \u201cmais divertido do mercado\u201d.<\/p>\n

A carta enviada pelo projeto Crian\u00e7a e Consumo alertou a Nunesfarma sobre a exist\u00eancia de legisla\u00e7\u00e3o no Brasil que pro\u00edbe a publicidade dirigida ao p\u00fablico infantil e sobre as graves consequ\u00eancias da exposi\u00e7\u00e3o de crian\u00e7as \u00e0 comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica a elas dirigida, inclusive pela utiliza\u00e7\u00e3o de personagens infantis que se comunicam de forma eficiente e direta com as crian\u00e7as.<\/p>\n

\u201cDiante do fato de que o NeshVit Peppa Pig busca atrair a aten\u00e7\u00e3o das crian\u00e7as ao consumo de um medicamento por meio da associa\u00e7\u00e3o a uma personagem bastante conhecida por elas, enviamos um documento \u00e0 empresa com nossas considera\u00e7\u00f5es sobre suas a\u00e7\u00f5es de comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica. Esperamos promover a reflex\u00e3o da marca sobre os efeitos nocivos da publicidade abusiva dirigida ao p\u00fablico com menos de 12 anos de idade, de forma a incentiva-la a cumprir as normas legais de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 inf\u00e2ncia\u201d, explica Ekaterine Karageorgiadis, advogada do Instituto Alana.<\/p>\n

Veja tamb\u00e9m:<\/strong>
\n–\u00a0Empresas de chocolates s\u00e3o denunciadas por dirigir publicidade \u00e0s crian\u00e7as<\/a>
\n–\u00a0
PBKids compromete-se a n\u00e3o realizar campanha de \u2018compras gr\u00e1tis\u2019<\/a>
\n–\u00a0
Coca-Cola decide n\u00e3o colocar crian\u00e7as como protagonistas de suas publicidades<\/a><\/p>\n

A Nunesfarma enviou uma resposta no dia 9 de dezembro ao Crian\u00e7a e Consumo alegando que o produto NeshVit Peppa Pig na\u0303o se enquadra na categoria de medicamento da Anvisa, e sim de suplementos, o que n\u00e3o exigiria prescri\u00e7\u00e3o m\u00e9dica. Mas mesmo assim, na embalagem a marca recomenda a ingesta\u0303o dia\u0301ria e a indicac\u0327a\u0303o do uso sob orientac\u0327a\u0303o me\u0301dica ou nutricional para crianc\u0327as de ate\u0301 3 anos. Na carta a empresa afirma tamb\u00e9m que direciona a comunica\u00e7\u00e3o aos pais e que as estrate\u0301gias no Facebook na\u0303o sa\u0303o direcionadas para o pu\u0301blico infantil, ja\u0301 que a rede social, em seu pro\u0301prio regulamento, determina que somente pessoas acima de 13 anos podem ser usua\u0301rias da rede.<\/p>\n

Acompanhe o caso:<\/p>\n