{"id":874,"date":"2012-08-06T18:32:00","date_gmt":"2012-08-06T21:32:00","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/uncategorized\/crianca-a-alma-do-negocio-mostra-como-no-brasil\/"},"modified":"2022-10-17T14:58:31","modified_gmt":"2022-10-17T17:58:31","slug":"crianca-a-alma-do-negocio-assista-gratis","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-a-alma-do-negocio-assista-gratis\/","title":{"rendered":"Document\u00e1rio “Crian\u00e7a, a alma do neg\u00f3cio” discute a publicidade infantil"},"content":{"rendered":"

Bastam apenas 30 segundos para uma marca influenciar uma crian\u00e7a. Este dado impressionante da Associa\u00e7\u00e3o Diet\u00e9tica Norte Americana Borzekowiski Robinson est\u00e1 no document\u00e1rio Crian\u00e7a, a Alma do Neg\u00f3cio<\/strong>. Dirigido pela cineasta Estela Renner e produzido pela Maria Farinha Filmes<\/a>, o filme mostra como o p\u00fablico infantil se tornou alvo preferencial da publicidade no Brasil. Mais de uma d\u00e9cada depois de seu lan\u00e7amento, esta realidade continua sendo bastante atual. Ainda mais quando consideramos o avan\u00e7o da publicidade infantil no ambiente digital<\/strong>.<\/p>\n

 <\/p>\n

Antes de mais nada, \u00e9 bom lembrar que a publicidade infantil \u00e9 uma pr\u00e1tica abusiva, ilegal e proibida. \u00c9 o que determina o C\u00f3digo de Defesa do Consumidor (Lei n\u00ba 8.078\/1990), al\u00e9m da Resolu\u00e7\u00e3o n\u00ba163 do Conanda<\/a>.<\/p>\n

Nesse sentido, o filme ouve especialistas, educadores, pais e as pr\u00f3prias crian\u00e7as. O foco \u00e9 justamente nos impactos das mensagens de est\u00edmulo ao consumo direcionadas diretamente para o p\u00fablico infantil<\/strong>. Entre eles, est\u00e1 o consumismo infantil, a obesidade infantil e at\u00e9 a erotiza\u00e7\u00e3o precoce, s\u00f3 para citar alguns.<\/p>\n

 <\/p>\n

[su_vimeo url=”https:\/\/vimeo.com\/95766335″]<\/p>\n

 <\/p>\n

O document\u00e1rio analisa n\u00e3o s\u00f3 os efeitos negativos da explora\u00e7\u00e3o comercial infantil, mas tamb\u00e9m a influ\u00eancia que os filhos t\u00eam no consumo familiar<\/strong>. “De carro \u00e0 casa, geladeira, n\u00e3o importa, o foco \u00e9 a crian\u00e7a. Por que eles falam com as crian\u00e7as? Por que falam com bichinhos, numa linguagem infantil?Porque hoje se sabe que 80% da influ\u00eancia de compra dentro de uma casa vem das crian\u00e7as”, diz Ana Lucia Villela, presidente do Instituto Alana, que \u00e9 uma das entrevistadas.<\/p>\n

 <\/p>\n

Como assistir ao filme “Crian\u00e7a, a alma do neg\u00f3cio”<\/strong><\/h2>\n

Na plataforma Videocamp<\/a>, \u00e9 poss\u00edvel ver o document\u00e1rio completo<\/strong>, gratuitamente, assim como outros filmes importantes para o Crian\u00e7a e Consumo, como “Muito Al\u00e9m do Peso”. Tamb\u00e9m existe uma vers\u00e3o editada<\/a>, com dura\u00e7\u00e3o de dez minutos, que est\u00e1 dispon\u00edvel aqui na Biblioteca do Crian\u00e7a e Consumo.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

“Crian\u00e7a, a alma do neg\u00f3cio” mostra como no Brasil o p\u00fablico infantil se tornou alvo preferencial da publicidade. As crian\u00e7as s\u00e3o bombardeadas por mensagens que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas.<\/p>\n","protected":false},"author":28,"featured_media":24213,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"video","meta":{"inline_featured_image":false,"_themeisle_gutenberg_block_has_review":false,"footnotes":""},"categories":[127],"tags":[194,86],"yoast_head":"\nDocument\u00e1rio "Crian\u00e7a, a alma do neg\u00f3cio" discute a publicidade infantil<\/title>\n<meta name=\"description\" content=\"Dirigido pela cineasta Estela Renner, o document\u00e1rio "Crian\u00e7a, a alma do neg\u00f3cio" mostra como o p\u00fablico infantil se tornou alvo preferencial da publicidade no Brasil. Conhe\u00e7a as discuss\u00f5es do filme e assista gratuitamente na plataforma Videocamp.\" \/>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-a-alma-do-negocio-assista-gratis\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Crian\u00e7as n\u00e3o podem ser a alma do neg\u00f3cio\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Filme mostra os impactos da publicidade infantil\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-a-alma-do-negocio-assista-gratis\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Crian\u00e7a e Consumo\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2012-08-06T21:32:00+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2022-10-17T17:58:31+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2012\/08\/redes-crianca-a-alma-do-negocio.png\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"admin\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:title\" content=\"Crian\u00e7as n\u00e3o podem ser a alma do neg\u00f3cio\" \/>\n<meta name=\"twitter:description\" content=\"Filme mostra os impactos da publicidade infantil\" \/>\n<meta name=\"twitter:image\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2012\/08\/redes-crianca-a-alma-do-negocio.png\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"admin\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"2 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-a-alma-do-negocio-assista-gratis\/\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-a-alma-do-negocio-assista-gratis\/\",\"name\":\"Document\u00e1rio \\\"Crian\u00e7a, a alma do neg\u00f3cio\\\" discute a publicidade infantil\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\"},\"primaryImageOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-a-alma-do-negocio-assista-gratis\/#primaryimage\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-a-alma-do-negocio-assista-gratis\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2012\/08\/redes-crianca-a-alma-do-negocio-1.png\",\"datePublished\":\"2012-08-06T21:32:00+00:00\",\"dateModified\":\"2022-10-17T17:58:31+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/8312cb412922c68029e2c9208326b433\"},\"description\":\"Dirigido pela cineasta Estela Renner, o document\u00e1rio \\\"Crian\u00e7a, a alma do neg\u00f3cio\\\" mostra como o p\u00fablico infantil se tornou alvo preferencial da publicidade no Brasil. Conhe\u00e7a as discuss\u00f5es do filme e assista gratuitamente na plataforma Videocamp.\",\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-a-alma-do-negocio-assista-gratis\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-a-alma-do-negocio-assista-gratis\/\"]}]},{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-a-alma-do-negocio-assista-gratis\/#primaryimage\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2012\/08\/redes-crianca-a-alma-do-negocio-1.png\",\"contentUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2012\/08\/redes-crianca-a-alma-do-negocio-1.png\",\"width\":1200,\"height\":627,\"caption\":\"em fundo vermelho claro, foto de uma m\u00e3o segurando uma c\u00e2mera de filmagem antiga como imagem de apoio ao texto sobre o filme crian\u00e7a, a alma do neg\u00f3cio\"},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-a-alma-do-negocio-assista-gratis\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"Home\",\"item\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Document\u00e1rio “Crian\u00e7a, a alma do neg\u00f3cio” discute a publicidade infantil\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\",\"name\":\"Crian\u00e7a e Consumo\",\"description\":\"Instituto\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/8312cb412922c68029e2c9208326b433\",\"name\":\"admin\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/8e9de12f9c9eee150d645fae208d9948?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/8e9de12f9c9eee150d645fae208d9948?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"admin\"},\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/admin-2\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Document\u00e1rio \"Crian\u00e7a, a alma do neg\u00f3cio\" discute a publicidade infantil","description":"Dirigido pela cineasta Estela Renner, o document\u00e1rio \"Crian\u00e7a, a alma do neg\u00f3cio\" mostra como o p\u00fablico infantil se tornou alvo preferencial da publicidade no Brasil. Conhe\u00e7a as discuss\u00f5es do filme e assista gratuitamente na plataforma Videocamp.","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-a-alma-do-negocio-assista-gratis\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Crian\u00e7as n\u00e3o podem ser a alma do neg\u00f3cio","og_description":"Filme mostra os impactos da publicidade infantil","og_url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-a-alma-do-negocio-assista-gratis\/","og_site_name":"Crian\u00e7a e Consumo","article_published_time":"2012-08-06T21:32:00+00:00","article_modified_time":"2022-10-17T17:58:31+00:00","og_image":[{"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2012\/08\/redes-crianca-a-alma-do-negocio.png"}],"author":"admin","twitter_card":"summary_large_image","twitter_title":"Crian\u00e7as n\u00e3o podem ser a alma do neg\u00f3cio","twitter_description":"Filme mostra os impactos da publicidade infantil","twitter_image":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2012\/08\/redes-crianca-a-alma-do-negocio.png","twitter_misc":{"Escrito por":"admin","Est. tempo de leitura":"2 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-a-alma-do-negocio-assista-gratis\/","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-a-alma-do-negocio-assista-gratis\/","name":"Document\u00e1rio \"Crian\u00e7a, a alma do neg\u00f3cio\" discute a publicidade infantil","isPartOf":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website"},"primaryImageOfPage":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-a-alma-do-negocio-assista-gratis\/#primaryimage"},"image":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-a-alma-do-negocio-assista-gratis\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2012\/08\/redes-crianca-a-alma-do-negocio-1.png","datePublished":"2012-08-06T21:32:00+00:00","dateModified":"2022-10-17T17:58:31+00:00","author":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/8312cb412922c68029e2c9208326b433"},"description":"Dirigido pela cineasta Estela Renner, o document\u00e1rio \"Crian\u00e7a, a alma do neg\u00f3cio\" mostra como o p\u00fablico infantil se tornou alvo preferencial da publicidade no Brasil. Conhe\u00e7a as discuss\u00f5es do filme e assista gratuitamente na plataforma Videocamp.","breadcrumb":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-a-alma-do-negocio-assista-gratis\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-a-alma-do-negocio-assista-gratis\/"]}]},{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-a-alma-do-negocio-assista-gratis\/#primaryimage","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2012\/08\/redes-crianca-a-alma-do-negocio-1.png","contentUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2012\/08\/redes-crianca-a-alma-do-negocio-1.png","width":1200,"height":627,"caption":"em fundo vermelho claro, foto de uma m\u00e3o segurando uma c\u00e2mera de filmagem antiga como imagem de apoio ao texto sobre o filme crian\u00e7a, a alma do neg\u00f3cio"},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-a-alma-do-negocio-assista-gratis\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Home","item":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Document\u00e1rio “Crian\u00e7a, a alma do neg\u00f3cio” discute a publicidade infantil"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/","name":"Crian\u00e7a e Consumo","description":"Instituto","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/8312cb412922c68029e2c9208326b433","name":"admin","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/8e9de12f9c9eee150d645fae208d9948?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/8e9de12f9c9eee150d645fae208d9948?s=96&d=mm&r=g","caption":"admin"},"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/admin-2\/"}]}},"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/874"}],"collection":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/28"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=874"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/874\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/24213"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=874"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=874"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=874"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}