{"id":874,"date":"2012-08-06T18:32:00","date_gmt":"2012-08-06T21:32:00","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/uncategorized\/crianca-a-alma-do-negocio-mostra-como-no-brasil\/"},"modified":"2022-10-17T14:58:31","modified_gmt":"2022-10-17T17:58:31","slug":"crianca-a-alma-do-negocio-assista-gratis","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-a-alma-do-negocio-assista-gratis\/","title":{"rendered":"Document\u00e1rio “Crian\u00e7a, a alma do neg\u00f3cio” discute a publicidade infantil"},"content":{"rendered":"
Bastam apenas 30 segundos para uma marca influenciar uma crian\u00e7a. Este dado impressionante da Associa\u00e7\u00e3o Diet\u00e9tica Norte Americana Borzekowiski Robinson est\u00e1 no document\u00e1rio Crian\u00e7a, a Alma do Neg\u00f3cio<\/strong>. Dirigido pela cineasta Estela Renner e produzido pela Maria Farinha Filmes<\/a>, o filme mostra como o p\u00fablico infantil se tornou alvo preferencial da publicidade no Brasil. Mais de uma d\u00e9cada depois de seu lan\u00e7amento, esta realidade continua sendo bastante atual. Ainda mais quando consideramos o avan\u00e7o da publicidade infantil no ambiente digital<\/strong>.<\/p>\n <\/p>\n Antes de mais nada, \u00e9 bom lembrar que a publicidade infantil \u00e9 uma pr\u00e1tica abusiva, ilegal e proibida. \u00c9 o que determina o C\u00f3digo de Defesa do Consumidor (Lei n\u00ba 8.078\/1990), al\u00e9m da Resolu\u00e7\u00e3o n\u00ba163 do Conanda<\/a>.<\/p>\n Nesse sentido, o filme ouve especialistas, educadores, pais e as pr\u00f3prias crian\u00e7as. O foco \u00e9 justamente nos impactos das mensagens de est\u00edmulo ao consumo direcionadas diretamente para o p\u00fablico infantil<\/strong>. Entre eles, est\u00e1 o consumismo infantil, a obesidade infantil e at\u00e9 a erotiza\u00e7\u00e3o precoce, s\u00f3 para citar alguns.<\/p>\n <\/p>\n [su_vimeo url=”https:\/\/vimeo.com\/95766335″]<\/p>\n <\/p>\n O document\u00e1rio analisa n\u00e3o s\u00f3 os efeitos negativos da explora\u00e7\u00e3o comercial infantil, mas tamb\u00e9m a influ\u00eancia que os filhos t\u00eam no consumo familiar<\/strong>. “De carro \u00e0 casa, geladeira, n\u00e3o importa, o foco \u00e9 a crian\u00e7a. Por que eles falam com as crian\u00e7as? Por que falam com bichinhos, numa linguagem infantil?Porque hoje se sabe que 80% da influ\u00eancia de compra dentro de uma casa vem das crian\u00e7as”, diz Ana Lucia Villela, presidente do Instituto Alana, que \u00e9 uma das entrevistadas.<\/p>\n <\/p>\n Na plataforma Videocamp<\/a>, \u00e9 poss\u00edvel ver o document\u00e1rio completo<\/strong>, gratuitamente, assim como outros filmes importantes para o Crian\u00e7a e Consumo, como “Muito Al\u00e9m do Peso”. Tamb\u00e9m existe uma vers\u00e3o editada<\/a>, com dura\u00e7\u00e3o de dez minutos, que est\u00e1 dispon\u00edvel aqui na Biblioteca do Crian\u00e7a e Consumo.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" “Crian\u00e7a, a alma do neg\u00f3cio” mostra como no Brasil o p\u00fablico infantil se tornou alvo preferencial da publicidade. As crian\u00e7as s\u00e3o bombardeadas por mensagens que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas.<\/p>\n","protected":false},"author":28,"featured_media":24213,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"video","meta":{"inline_featured_image":false,"_themeisle_gutenberg_block_has_review":false,"footnotes":""},"categories":[127],"tags":[194,86],"yoast_head":"\nComo assistir ao filme “Crian\u00e7a, a alma do neg\u00f3cio”<\/strong><\/h2>\n