{"id":8403,"date":"2016-10-11T15:52:55","date_gmt":"2016-10-11T18:52:55","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=8403"},"modified":"2022-10-17T14:51:35","modified_gmt":"2022-10-17T17:51:35","slug":"hasbro-promove-linha-nerf-camuflada-em-entretenimento","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/hasbro-promove-linha-nerf-camuflada-em-entretenimento\/","title":{"rendered":"Hasbro promove linha Nerf camuflada em entretenimento"},"content":{"rendered":"

Empresa desenvolve a\u00e7\u00f5es publicit\u00e1rias dirigidas \u00e0s crian\u00e7as em shoppings e lojas de brinquedos em v\u00e1rias cidades do Brasil.<\/em><\/p>\n

O Projeto Crian\u00e7a e Consumo<\/strong>, do Instituto Alana, denunciou a Hasbro<\/strong>, que comercializa a linha Nerf, composta de armas de brinquedo e lan\u00e7adores de dardos, ao Minist\u00e9rio P\u00fablico do Estado do Rio de Janeiro<\/strong>, por meio da Promotoria de Justi\u00e7a de Tutela Coletiva da Inf\u00e2ncia e da Juventude da Capital. A representa\u00e7\u00e3o foi feita em raz\u00e3o do desenvolvimento de atividades em shoppings e no interior de lojas de brinquedos em todo o Brasil, dirigidas a crian\u00e7as com o intuito de promover e incentivar o desejo pelos produtos da marca.<\/p>\n

A empresa realiza campeonatos e monta arenas em shoppings e lojas para que as crian\u00e7as possam experimentar os brinquedos da linha Nerf, misturando elementos de entretenimento e cunho comercial. Em alguns eventos, a Hasbro distribuiu produtos com seu logo e vales para aquisi\u00e7\u00e3o de seus brinquedos. Al\u00e9m disso, foram feitas a\u00e7\u00f5es dentro de espa\u00e7o escolar e nas redes sociais com o intuito de atingir as crian\u00e7as nos mais variados ambientes de seu dia a dia.<\/p>\n

Veja tamb\u00e9m:<\/strong>
\n–\u00a0Estrela eleva classifica\u00e7\u00e3o et\u00e1ria do Super Banco Imobili\u00e1rio e Super Jogo da Vida<\/a>
\n–\u00a0
MP do Rio vai\u00a0investigar a\u00e7\u00e3o publicit\u00e1ria da Mattel\u00a0<\/a>
\n–\u00a0
Publicidade da Danone no dia a dia das crian\u00e7as<\/a><\/p>\n

Vale ressaltar ainda que a representa\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m se refere a\u00a0linha\u00a0Nerf Rebelle direcionada para meninas. Al\u00e9m de segmentar seus produtos de acordo com g\u00eanero, a empresa realizou a\u00e7\u00f5es limitadas \u00e0 participa\u00e7\u00e3o de meninos, estimulando a concretiza\u00e7\u00e3o de valores estereotipados.<\/p>\n

\u201cAs atividades de entretenimento e competi\u00e7\u00f5es promovidas pela empresa s\u00e3o permeadas pelos s\u00edmbolos da marca, incentivando as crian\u00e7as ao uso e consumo de seus produtos. Al\u00e9m disso, algumas a\u00e7\u00f5es estimulam a segrega\u00e7\u00e3o de g\u00eanero, seja por diferenciar brinquedos de meninos e de meninas ou por limitar a participa\u00e7\u00e3o de meninas nos campeonatos. Essas a\u00e7\u00f5es desrespeitam os direitos da inf\u00e2ncia como o artigo 227 da Constitui\u00e7\u00e3o Federal, o Estatuto da Crian\u00e7a e do Adolescente (ECA), o C\u00f3digo de Defesa do Consumidor e a Resolu\u00e7\u00e3o 163 do Conselho Nacional dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (Conanda)\u201d, ressalta Ekaterine Karageorgiadis, advogada do Instituto Alana.<\/p>\n

Foto: Reprodu\u00e7\u00e3o\/ Facebook<\/p>\n

Acompanhe o caso:<\/p>\n