{"id":7868,"date":"2016-06-19T15:54:03","date_gmt":"2016-06-19T18:54:03","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=7868"},"modified":"2022-10-17T14:51:42","modified_gmt":"2022-10-17T17:51:42","slug":"crianca-e-consumo-denuncia-15-empresas-por-direcionar-publicidade-as-criancas-no-youtube","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/crianca-e-consumo-denuncia-15-empresas-por-direcionar-publicidade-as-criancas-no-youtube\/","title":{"rendered":"15 empresas denunciadas por direcionar publicidade \u00e0s crian\u00e7as no YouTube"},"content":{"rendered":"
Empresas enviam produtos a youtubers mirins para que anunciem \u00e0s crian\u00e7as que acompanham seus canais.<\/i><\/p>\n
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A pr\u00e1tica de unboxing dos “recebidos”\u00a0<\/a>de youtubers mirins, ou seja, abrir, em v\u00eddeo, produtos recebidos de empresas, \u00e9 uma maneira velada de\u00a0direcionar publicidade ao p\u00fablico infantil<\/strong>. O\u00a0Crian\u00e7a e Consumo\u00a0denunciou ao Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal \u2013 Procuradoria da Rep\u00fablica no Estado do Rio de Janeiro – 15 empresas de diversos segmentos que adotaram essa pr\u00e1tica abusiva e ilegal.\u00a0As empresas denunciadas enviaram produtos para diversos youtubers mirins, crian\u00e7as que publicam v\u00eddeos no\u00a0Youtube, para que fossem divulgados em seus canais na rede social.<\/p>\n <\/p>\n Por conta da enorme visibilidade dos youtubers mirins entre o p\u00fablico infantil, e a influ\u00eancia e impacto que exercem sobre outras crian\u00e7as, as empresas utilizam esses canais para anunciar, de forma velada, seus produtos, servi\u00e7os e promo\u00e7\u00f5es e criar fidelidade e ades\u00e3o do p\u00fablico infantil. \u201cO objetivo da representa\u00e7\u00e3o \u00e9 denunciar as empresas que se aproveitam da hipervulnerabilidade, tanto da crian\u00e7a youtuber como da espectadora, para desenvolver publicidade abusiva para crian\u00e7as\u201d, explica a advogada Ekaterine Karageorgiadis.<\/p>\n <\/p>\n Al\u00e9m da Bic, as outras empresas denunciadas ao \u00f3rg\u00e3o s\u00e3o: Biotropic, C&A, Cartoon Network, Foroni, Kidzania, Long Jump, Mattel, McDonald\u2019s, Pampili, Puket, Ri Happy, SBT, Sestini e Tilibra.<\/p>\n <\/p>\n O C\u00f3digo de Defesa do Consumidor<\/a> considera a publicidade abusiva e ilegal quando se aproveita da defici\u00eancia de julgamento e experi\u00eancia da crian\u00e7a. Assim como a Resolu\u00e7\u00e3o 163 do Conselho Nacional dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (Conanda), que refor\u00e7a a prote\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a no mercado de consumo. Portanto, o Crian\u00e7a e Consumo solicita ao Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal que sejam tomadas medidas jur\u00eddicas para coibir essas pr\u00e1ticas comerciais, a fim de que as empresas cessem com tal abusividade e ilegalidade e deixem de realizar a\u00e7\u00f5es semelhantes, bem como reparem os danos j\u00e1 causados \u00e0s crian\u00e7as.<\/p>\n <\/p>\n O Crian\u00e7a e Consumo continua acompanhando o caso<\/a>.<\/p>\n <\/p>\n –\u00a0Minist\u00e9rio P\u00fablico de SP vai investigar a\u00e7\u00e3o da Ri Happy dirigida \u00e0s crian\u00e7as<\/a> Empresas enviam produtos a youtubers mirins para que anunciem \u00e0s crian\u00e7as que acompanham seus canais.<\/p>\n","protected":false},"author":7,"featured_media":7938,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"_themeisle_gutenberg_block_has_review":false,"footnotes":""},"categories":[127],"tags":[105,502,620,624],"yoast_head":"\nA publicidade camuflada em canais de crian\u00e7as no Youtube<\/strong><\/h3>\n
Veja tamb\u00e9m<\/strong><\/h3>\n
\n–\u00a0Ronald Mc Donald insiste em fazer shows dentro das escolas<\/a>
\n–\u00a0Procon de SP mant\u00e9m multa \u00e0 Mondelez por publicidade abusiva<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"