{"id":7636,"date":"2016-06-02T13:15:51","date_gmt":"2016-06-02T13:15:51","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=7636"},"modified":"2022-10-17T14:51:46","modified_gmt":"2022-10-17T17:51:46","slug":"coca-cola-desrespeita-acordo-global-ao-dirigir-publicidade-as-criancas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/coca-cola-desrespeita-acordo-global-ao-dirigir-publicidade-as-criancas\/","title":{"rendered":"Coca-Cola desrespeita acordo global ao dirigir publicidade \u00e0s crian\u00e7as"},"content":{"rendered":"

A\u00e7\u00e3o desrespeita acordo global da marca, divulgado em 2013, em que se compromete a n\u00e3o direcionar conte\u00fados mercadol\u00f3gicos ao p\u00fablico infantil.<\/em><\/p>\n

Ap\u00f3s receber um e-mail denunciando a campanha de Natal de 2015<\/strong>, \u201cUma Ponte para Noel<\/a>\u201d, da empresa Coca-Cola Ind\u00fastrias Ltda., o projeto Crian\u00e7a e Consumo, do Instituto Alana, verificou que a comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica utilizada pela empresa se dirigia \u00e0 crian\u00e7a, e que portanto desrespeitou a legisla\u00e7\u00e3o vigente<\/strong> que considera abusiva e ilegal a publicidade direcionada ao p\u00fablico infantil<\/strong>. A fim de divulgar sua caravana de Natal, a empresa produziu um filme, que conta a hist\u00f3ria de um menino que quer conhecer o Papai Noel, e sugere que o refrigerante contribuiu para a realiza\u00e7\u00e3o desse sonho. O Crian\u00e7a e Consumo enviou uma notifica\u00e7\u00e3o \u00e0 empresa.<\/p>\n

Ap\u00f3s o lan\u00e7amento do curta, a Coca-Cola divulgou em suas redes sociais uma anima\u00e7\u00e3o em 360\u00ba como complemento \u00e0 produ\u00e7\u00e3o, e distribuiu um livro de colorir com imagens da campanha de Natal. A estrat\u00e9gia evidencia o direcionamento para o p\u00fablico infantil, desrespeitando a legisla\u00e7\u00e3o brasileira e descumprindo o acordo global da empresa<\/a>. Em maio de 2013 a Coca-Cola anunciou seu compromisso de n\u00e3o dirigir publicidade ao p\u00fablico com menos de 12 anos por reconhecer que ela influencia de maneira direta em sua forma\u00e7\u00e3o pessoal, utilizando-se abusivamente de sua vulnerabilidade e peculiar fase de desenvolvimento bio-ps\u00edquico.<\/p>\n

Veja tamb\u00e9m:<\/strong>
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Procon Carioca mira propaganda enganosa da Coca-Cola<\/a>
\n–\u00a0
Del Valle Kapo, da Coca-Cola, comete abusos<\/a>
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ABIR publica decis\u00e3o de suspender marketing para crian\u00e7as; entenda<\/a><\/p>\n

\u201cDe forma totalmente contr\u00e1ria \u00e0 lei brasileira e a suas pr\u00f3prias regras de autorregulamenta\u00e7\u00e3o, a Coca-Cola direcionou publicidade diretamente \u00e0s crian\u00e7as em uma data de grande apelo ao p\u00fablico infantil, usando diversos meios de comunica\u00e7\u00e3o e estrat\u00e9gias, como filmes, desenhos para colorir e personagens\u201d, explica Ekaterine Karageorgiadis, advogada do Instituto Alana.<\/p>\n

O Estatuto da Crian\u00e7a e do Adolescente (ECA) e a Constitui\u00e7\u00e3o Federal, no artigo 227, colocam as crian\u00e7as em primeiro lugar nos planos e preocupa\u00e7\u00f5es da na\u00e7\u00e3o exigindo o respeito de seus direitos com prioridade absoluta. J\u00e1 o C\u00f3digo de Defesa do Consumidor (CDC) \u2013 Lei n\u00ba 8.078\/1990 \u2013 considera a publicidade abusiva e ilegal quando se aproveita da defici\u00eancia de julgamento e experi\u00eancia da crian\u00e7a, assim como a Resolu\u00e7\u00e3o 163 de 2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (Conanda) que refor\u00e7a as leis existentes. Diante disso, o Crian\u00e7a e Consumo pede \u00e0 Coca-Cola que deixe de realizar tais a\u00e7\u00f5es comerciais.<\/p>\n

Acompanhe o caso:<\/p>\n