{"id":7515,"date":"2016-05-03T17:07:10","date_gmt":"2016-05-03T17:07:10","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=7515"},"modified":"2022-10-17T14:51:48","modified_gmt":"2022-10-17T17:51:48","slug":"abir-publica-decisao-de-suspender-marketing-para-criancas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/abir-publica-decisao-de-suspender-marketing-para-criancas\/","title":{"rendered":"ABIR publica decis\u00e3o de suspender marketing para crian\u00e7as; entenda"},"content":{"rendered":"

Entre as empresas associadas est\u00e3o marcas de refrigerantes; a medida \u00e9 uma conquista para a sociedade brasileira, mas poderia ter sido mais arrojada segundo o\u00a0projeto Crian\u00e7a e Consumo.<\/em><\/p>\n

A Associa\u00e7\u00e3o Brasileira das Ind\u00fastrias de Refrigerantes e de Bebidas n\u00e3o Alco\u00f3licas (ABIR)<\/strong> aprovou e divulgou, no dia 26 de abril, suas Diretrizes sobre Marketing para Crian\u00e7as<\/strong><\/a> com medidas que suspendem a comunica\u00e7\u00e3o para o p\u00fablico infantil<\/strong> em m\u00eddias com audi\u00eancia de no m\u00ednimo 35% de crian\u00e7as com idade de at\u00e9 12 anos.<\/p>\n

O projeto Crian\u00e7a e Consumo comemora a decis\u00e3o<\/a> e parabeniza a ABIR pela iniciativa. \u201cO acordo \u00e9 um sinal de que as empresas est\u00e3o amadurecendo seu ponto de vista em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 quest\u00e3o da publicidade dirigida para a crian\u00e7a e compreendendo as demandas que v\u00eam da sociedade e o debate colocado por organiza\u00e7\u00f5es que atuam na defesa dos direitos das crian\u00e7as. Principalmente em se tratando de refrigerantes e n\u00e9ctares, muito anunciados, ofertados e consumidos pelo p\u00fablico infantil\u201d, explica Isabella Henriques, diretora de advocacy do Instituto Alana.<\/p>\n

Em 2009, a Associa\u00e7\u00e3o Brasileira das Ind\u00fastrias de Alimenta\u00e7\u00e3o (ABIA)<\/a> tamb\u00e9m divulgou um compromisso no sentido de restringir a publicidade de alimentos e bebidas de baixo valor nutricional \u00e0s crian\u00e7as. Ainda que n\u00e3o seja o mesmo grupo de empresas, na decis\u00e3o da ABIR houve avan\u00e7os com rela\u00e7\u00e3o ao tipo de ve\u00edculos de comunica\u00e7\u00e3o. No acordo anterior estavam descriminados as inser\u00e7\u00f5es publicit\u00e1rias em televis\u00e3o, r\u00e1dio, m\u00eddia impressa ou internet; j\u00e1 no acordo da ABIR a decis\u00e3o abrange televis\u00e3o aberta, r\u00e1dio, jornais, cinema, publicidade online (incluindo sites e conte\u00fado controlado pela empresa nas m\u00eddias sociais), DVDs, marketing direto, coloca\u00e7\u00e3o de produtos, jogos interativos, marketing ao ar livre e marketing m\u00f3vel e SMS. Outra mudan\u00e7a importante \u00e9 na porcentagem de p\u00fablico infantil, a ABIA determinava que a restri\u00e7\u00e3o deveria ocorrer com uma audi\u00eancia de no m\u00ednimo 50% de crian\u00e7as, no termo da ABIR essa porcentagem cai para 35%.<\/p>\n

Veja tamb\u00e9m:<\/strong>
\n–\u00a0
Estrat\u00e9gias complexas de publicidade infantil invadem a internet<\/a>
\n–\u00a0
Um momento de celebrar, relembrar e olhar para o futuro<\/a>
\n–\u00a0
STJ publica ac\u00f3rd\u00e3o do julgamento hist\u00f3rico sobre publicidade infantil<\/a><\/p>\n

Vale ressaltar que como se trata de uma autorregulamenta\u00e7\u00e3o, as medidas valem apenas para um grupo espec\u00edfico de empresas, e n\u00e3o para todo o mercado. As empresas que fazem parte da ABIR, e que, segundo a not\u00edcia da Associa\u00e7\u00e3o, aprovaram a decis\u00e3o s\u00e3o: Minalba; Refrigerantes Maraj\u00e1; Pakera; Maguary; Nestle Waters; Vonpar; Yoki; Ultrapan; Danone; Casa Di Conti; Guaran\u00e1 Magistral; Ambev; Poty Cia. De bebidas; Sol Ind. E Com. De Bebidas ltda; Conven\u00e7\u00e3o; Natur\u00e1gua; Pepsi; Coca Cola Andina; Real Bebidas da Amaz\u00f4nia; Imperial; Amazon refrigerantes; Grupo Sim\u00f5es Brasil Norte Bebidas; Sorocaba refresco; Rinco refrigerantes; Brasil Kirin; Uberl\u00e2ndia refrescos; Jatob\u00e1 refrigerantes; Brasil Refrigerantes; Femar; CVI; Mate Couro; Coca-Cola Brasil; Solar Coca-Cola; Grupo Petr\u00f3polis; Fruki; NewAge tecnologia em bebidas; Arcoiris; FEMSA; Red Bull; Indai\u00e1; Ducoco; Arbor Brasil; Coca-Cola Refrescos Bandeirantes; Le\u00e3o; 3 Cora\u00e7\u00f5es;\u00a0 e GlobalBev.<\/p>\n

Apesar de todas as empresas citadas anteriormente concordarem com as diretrizes, nem todos os seus produtos se encaixam na determina\u00e7\u00e3o. A restri\u00e7\u00e3o se aplica as bebidas n\u00e3o alco\u00f3licas, tais como refrigerantes, n\u00e9ctares, bebidas esportivas, bebidas energ\u00e9ticas, \u00e1guas aromatizadas, ch\u00e1s e caf\u00e9s prontos para beber das empresas associadas a ABIR. Infelizmente e de forma diferente do que foi anteriormente anunciado na imprensa n\u00e3o se aplica \u00e0s \u00e1guas puras (mineral, fonte, purificada, com e sem g\u00e1s), aos sucos de frutas ou vegetais e \u00e0s bebidas \u00e0 base de leite.<\/p>\n

A medida traz outros pontos que precisam ser questionados e fiscalizados pela sociedade. O texto afirma que \u201cfica exclu\u00eddo deste compromisso o uso de personagens pr\u00f3prios das marcas\u201d, abrindo uma brecha para que as empresas desenvolvam personagens para promover seus produtos para as crian\u00e7as.<\/p>\n

Tamb\u00e9m com rela\u00e7\u00e3o \u00e0 publicidade em escolas a medida n\u00e3o traz nenhuma inova\u00e7\u00e3o, ao contr\u00e1rio, permite que campanhas consideradas educacionais ou esportivas ocorram no ambiente escolar a pedido das institui\u00e7\u00f5es de ensino. Essa decis\u00e3o contraria o relat\u00f3rio da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU)<\/a> que afirma que toda a publicidade comercial e estrat\u00e9gias de marketing devem ser proibidas em escolas p\u00fablicas e privadas e que esses espa\u00e7os de aprendizagem devem garantir curr\u00edculos independentes dos interesses comerciais.<\/p>\n

Outra preocupa\u00e7\u00e3o \u00e9 de como as medidas ocorrer\u00e3o na pr\u00e1tica e a transpar\u00eancia desses processos. \u00c9 importante saber, por exemplo, como ser\u00e1 garantida a medi\u00e7\u00e3o de audi\u00eancia e qual ser\u00e1 a periodicidade dos relat\u00f3rios da ABIR \u201cpara demonstrar a conformidade dos membros com estas orienta\u00e7\u00f5es\u201d, como foi divulgado nas diretrizes, assim como e por quem ser\u00e3o auditados. E no caso de empresas que tenham pol\u00edticas pr\u00f3prias para crian\u00e7as, seria importante saber quais s\u00e3o e se suas diretrizes elas est\u00e3o al\u00e9m ou aqu\u00e9m daquelas definidas pela ABIR.<\/p>\n

Contexto<\/strong><\/p>\n

A decis\u00e3o do grupo de associados da ABIR ocorre dentro de um contexto internacional mais amplo. A OMS (Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade), por exemplo,\u00a0vem trabalhando em diversas frentes para erradicar a obesidade infantil, considerada pelo \u00f3rg\u00e3o uma epidemia mundial. Ap\u00f3s dois anos de consulta p\u00fablica, a OMS divulgou um relat\u00f3rio com recomenda\u00e7\u00f5es para erradicar a obesidade<\/a>, entre elas est\u00e1 a redu\u00e7\u00e3o da exposi\u00e7\u00e3o de crian\u00e7as ao marketing de alimentos n\u00e3o saud\u00e1veis e bebidas a\u00e7ucaradas. Em 2014, foi aprovado pelo 53\u00ba Conselho Diretor da Organiza\u00e7\u00e3o Pan-Americana\u00a0da Sa\u00fade (OPAS) o Plano para a Preven\u00e7\u00e3o da Obesidade em Crian\u00e7as e Adolescentes<\/a> que tra\u00e7a entre seus objetivos sancionar regulamenta\u00e7\u00f5es para proteger crian\u00e7as e adolescentes do impacto da publicidade de bebidas a\u00e7ucaradas, produtos energ\u00e9ticos com poucos nutrientes e fast-foods.<\/p>\n

A partir desse plano, pa\u00edses da Am\u00e9rica Latina, como o Chile<\/a>, o Uruguai<\/a>, a Bol\u00edvia<\/a> e o Peru<\/a> j\u00e1 apresentaram esfor\u00e7os para restringir a publicidade de alimentos de baixo valor nutricional para crian\u00e7as. No Brasil, diversas organiza\u00e7\u00f5es trabalham com essa pauta e atuam na busca de uma regulamenta\u00e7\u00e3o a fim de proteger e promover a alimenta\u00e7\u00e3o adequada e saud\u00e1vel.<\/p>\n

As diretrizes publicadas pela ABIR e validadas pelas empresas que fazem parte da associa\u00e7\u00e3o mostram o amadurecimento da discuss\u00e3o sobre publicidade infantil e do papel autorregulador das empresas, o que deve servir de exemplo para outros segmentos. \u00c9 um importante passo na defesa das crian\u00e7as, mas o Projeto Crian\u00e7a e Consumo entende que ainda h\u00e1 muito a se fazer tendo em vista que essas diretrizes n\u00e3o englobam todos os produtos e empresas, nem todas as crian\u00e7as e ainda deixa aberta a possibilita da realiza\u00e7\u00e3o de publicidade em escolas.<\/p>\n

Foto: Via Flickr<\/p>\n

 <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Entre as empresas associadas est\u00e3o marcas de refrigerantes; a medida \u00e9 uma conquista para a sociedade brasileira, mas poderia ter sido mais arrojada na vis\u00e3o do projeto Crian\u00e7a e Consumo.<\/p>\n","protected":false},"author":7,"featured_media":7518,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"_themeisle_gutenberg_block_has_review":false,"footnotes":""},"categories":[127],"tags":[67,69],"yoast_head":"\nABIR publica decis\u00e3o de suspender marketing para crian\u00e7as; entenda - Crian\u00e7a e Consumo<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/abir-publica-decisao-de-suspender-marketing-para-criancas\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"ABIR publica decis\u00e3o de suspender marketing para crian\u00e7as; entenda - Crian\u00e7a e Consumo\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Entre as empresas associadas est\u00e3o marcas de refrigerantes; a medida \u00e9 uma conquista para a sociedade brasileira, mas poderia ter sido mais arrojada na vis\u00e3o do projeto Crian\u00e7a e Consumo.\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/abir-publica-decisao-de-suspender-marketing-para-criancas\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Crian\u00e7a e Consumo\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2016-05-03T17:07:10+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2022-10-17T17:51:48+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/05\/refri1-1.jpg\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"870\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"320\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/jpeg\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"Belisa Rotondi\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"Belisa Rotondi\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"6 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/abir-publica-decisao-de-suspender-marketing-para-criancas\/\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/abir-publica-decisao-de-suspender-marketing-para-criancas\/\",\"name\":\"ABIR publica decis\u00e3o de suspender marketing para crian\u00e7as; entenda - Crian\u00e7a e Consumo\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\"},\"primaryImageOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/abir-publica-decisao-de-suspender-marketing-para-criancas\/#primaryimage\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/abir-publica-decisao-de-suspender-marketing-para-criancas\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/05\/refri1-1.jpg\",\"datePublished\":\"2016-05-03T17:07:10+00:00\",\"dateModified\":\"2022-10-17T17:51:48+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065\"},\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/abir-publica-decisao-de-suspender-marketing-para-criancas\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/abir-publica-decisao-de-suspender-marketing-para-criancas\/\"]}]},{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/abir-publica-decisao-de-suspender-marketing-para-criancas\/#primaryimage\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/05\/refri1-1.jpg\",\"contentUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/05\/refri1-1.jpg\",\"width\":870,\"height\":320,\"caption\":\"Imagem com quatro copos, em cada copo tem um canudo com um n\u00f3.\"},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/abir-publica-decisao-de-suspender-marketing-para-criancas\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"Home\",\"item\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"ABIR publica decis\u00e3o de suspender marketing para crian\u00e7as; entenda\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\",\"name\":\"Crian\u00e7a e Consumo\",\"description\":\"Instituto\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065\",\"name\":\"Belisa Rotondi\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"Belisa Rotondi\"},\"sameAs\":[\"http:\/\/belisa\"],\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/belisa\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"ABIR publica decis\u00e3o de suspender marketing para crian\u00e7as; entenda - Crian\u00e7a e Consumo","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/abir-publica-decisao-de-suspender-marketing-para-criancas\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"ABIR publica decis\u00e3o de suspender marketing para crian\u00e7as; entenda - Crian\u00e7a e Consumo","og_description":"Entre as empresas associadas est\u00e3o marcas de refrigerantes; a medida \u00e9 uma conquista para a sociedade brasileira, mas poderia ter sido mais arrojada na vis\u00e3o do projeto Crian\u00e7a e Consumo.","og_url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/abir-publica-decisao-de-suspender-marketing-para-criancas\/","og_site_name":"Crian\u00e7a e Consumo","article_published_time":"2016-05-03T17:07:10+00:00","article_modified_time":"2022-10-17T17:51:48+00:00","og_image":[{"width":870,"height":320,"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/05\/refri1-1.jpg","type":"image\/jpeg"}],"author":"Belisa Rotondi","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"Belisa Rotondi","Est. tempo de leitura":"6 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/abir-publica-decisao-de-suspender-marketing-para-criancas\/","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/abir-publica-decisao-de-suspender-marketing-para-criancas\/","name":"ABIR publica decis\u00e3o de suspender marketing para crian\u00e7as; entenda - Crian\u00e7a e Consumo","isPartOf":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website"},"primaryImageOfPage":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/abir-publica-decisao-de-suspender-marketing-para-criancas\/#primaryimage"},"image":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/abir-publica-decisao-de-suspender-marketing-para-criancas\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/05\/refri1-1.jpg","datePublished":"2016-05-03T17:07:10+00:00","dateModified":"2022-10-17T17:51:48+00:00","author":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065"},"breadcrumb":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/abir-publica-decisao-de-suspender-marketing-para-criancas\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/abir-publica-decisao-de-suspender-marketing-para-criancas\/"]}]},{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/abir-publica-decisao-de-suspender-marketing-para-criancas\/#primaryimage","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/05\/refri1-1.jpg","contentUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/05\/refri1-1.jpg","width":870,"height":320,"caption":"Imagem com quatro copos, em cada copo tem um canudo com um n\u00f3."},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/abir-publica-decisao-de-suspender-marketing-para-criancas\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Home","item":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"ABIR publica decis\u00e3o de suspender marketing para crian\u00e7as; entenda"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/","name":"Crian\u00e7a e Consumo","description":"Instituto","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065","name":"Belisa Rotondi","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g","caption":"Belisa Rotondi"},"sameAs":["http:\/\/belisa"],"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/belisa\/"}]}},"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/7515"}],"collection":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/7"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=7515"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/7515\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/7518"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=7515"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=7515"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=7515"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}