{"id":7460,"date":"2016-04-25T18:53:09","date_gmt":"2016-04-25T21:53:09","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=7460"},"modified":"2022-10-17T14:51:48","modified_gmt":"2022-10-17T17:51:48","slug":"estrategias-complexas-de-publicidade-infantil-invadem-a-internet","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/estrategias-complexas-de-publicidade-infantil-invadem-a-internet\/","title":{"rendered":"Estrat\u00e9gias complexas de publicidade infantil invadem a internet"},"content":{"rendered":"

Pesquisa in\u00e9dita avaliou a compreens\u00e3o das crian\u00e7as brasileiras sobre publicidade e suas estrat\u00e9gias.<\/em><\/p>\n

 <\/p>\n

Um gigantesco volume de publicidade<\/strong> direcionada \u00e0 crian\u00e7a<\/strong>, nos mais variados lugares e m\u00eddias, estrat\u00e9gias mais complexas de publicidade na internet e a confus\u00e3o entre publicidade e informa\u00e7\u00e3o feita pelos pequenos, foram alguns dos principais pontos expostos pela pesquisa \u201cPublicidade Infantil em Tempos de Converg\u00eancia<\/strong>\u201d. Realizada pela Universidade Federal do Cear\u00e1, pelo Instituto de Cultura e Arte, e pelo Grupo de Pesquisa da Rela\u00e7\u00e3o Inf\u00e2ncia, Juventude e M\u00eddia (GRIM<\/a>), e em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor do Minist\u00e9rio da Justi\u00e7a (Senacon\/MJ), a pesquisa foi lan\u00e7ada no dia 12 de abril em Bras\u00edlia e est\u00e1 dispon\u00edvel para consulta na internet.<\/a><\/p>\n

 <\/p>\n

O estudo, coordenado pela professora In\u00eas Vitorino Sampaio, uma de nossas conselheiras<\/a>,\u00a0 foi realizado com 81 crian\u00e7as de 9 a 11 anos, em dezembro de 2014, nas cidades de S\u00e3o Paulo, Fortaleza, Bras\u00edlia, Rio Branco e Porto Alegre, e buscou identificar a compreens\u00e3o da crian\u00e7a sobre a publicidade, sua percep\u00e7\u00e3o das estrat\u00e9gias utilizadas e os impactos no seu bem-estar. A publica\u00e7\u00e3o \u00e9 a primeira an\u00e1lise de car\u00e1ter p\u00fablico e nacional feita no Brasil englobando estes aspectos.<\/p>\n

 <\/p>\n

A partir dos dados obtidos, ficou evidente a grande quantidade de publicidade nos ambientes f\u00edsicos e virtuais que as crian\u00e7as frequentam. Esse ataque di\u00e1rio provoca, segundo a pesquisa, uma avalia\u00e7\u00e3o negativa das crian\u00e7as em rela\u00e7\u00e3o aos excessos de publicidade, principalmente quando elas interrompem seus momentos de lazer. Mas muitas vezes, elas n\u00e3o conseguem identificar a mensagem como publicit\u00e1ria<\/a>.<\/p>\n

 <\/p>\n

A dificuldade das crian\u00e7as em diferenciar publicidade e informa\u00e7\u00e3o, como a pesquisa constatou, evidencia sua defici\u00eancia de julgamento e a necessidade de uma regulamenta\u00e7\u00e3o da comunica\u00e7\u00e3o que se dirige a ela. \u201cO que se tem visto s\u00e3o discursos informativos para promover a compra de determinado produto, fazendo que ocorra uma associa\u00e7\u00e3o dessas informa\u00e7\u00f5es aos valores emocionais\u201d, relata a pesquisa.<\/p>\n

 <\/p>\n

A promo\u00e7\u00e3o de novas experi\u00eancias e formas de interagir, que a publicidade direcionada para as crian\u00e7as prop\u00f5e faz com que as crian\u00e7as n\u00e3o percebam o conte\u00fado como uma comunica\u00e7\u00e3o mercadol\u00f3gica. \u201cNo contextual atual, ela vem buscando ir al\u00e9m do modelo tradicional de anunciar um produto \u2013 via outdoors, m\u00eddia impressa, TV e r\u00e1dio \u2013 e explorar novas formas de interagir e partilhar experi\u00eancias com os consumidores, encontrando na internet o ambiente prop\u00edcio para isso\u201d, explica a publica\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

 <\/p>\n

Na internet, a publicidade direcionada \u00e0 crian\u00e7a tem adquirido formatos complexos e cada vez mais disfar\u00e7ados nos conte\u00fados de entretenimento. Muitas das crian\u00e7as entrevistadas n\u00e3o conseguiram identificar a exist\u00eancia de publicidade em sites de jogos \u2013 na forma de an\u00fancios e de advergames \u2013 no Facebook, no Instagram, no Whatsapp e em mensagens de texto nos celulares.<\/p>\n

 <\/p>\n

\u201cA pesquisa est\u00e1 em conson\u00e2ncia com diversos papers internacionais e os resultados da voz da crian\u00e7a brasileira s\u00e3o coerentes com o que se estudou fora do pa\u00eds\u201d, analisou Isabella Henriques, diretora do Instituto Alana,<\/a>\u00a0que participou de um painel durante o lan\u00e7amento da pesquisa. Participaram tamb\u00e9m do evento Maria Eugenia Sozio, coordenadora da\u00a0pesquisa\u00a0TIC Kids Online; <\/em>Sandra Martinelli,\u00a0presidente executiva da Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Anunciantes (ABA); Alexandre Jobim, da Associa\u00e7\u00e3o Brasileira da Ind\u00fastria de Refrigerantes e de Bebidas N\u00e3o Alco\u00f3licas (ABIR), Aur\u00e9lio Veiga Rios, Procurador Federal dos Direitos do Cidad\u00e3o, do Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal.<\/p>\n

 <\/p>\n

Na ocasi\u00e3o do lan\u00e7amento da pesquisa, foi apresentada pela Secretaria Nacional do Consumidor do Minist\u00e9rio da Justi\u00e7a (Senacon\/MJ) o\u00a0Portal de Defesa do Consumidor<\/a>, um novo site que re\u00fane\u00a0orienta\u00e7\u00f5es aos cidad\u00e3os e informa\u00e7\u00f5es t\u00e9cnicas para profissionais que atuam na \u00e1rea.<\/p>\n

 <\/p>\n

Leia tamb\u00e9m<\/strong>
\n
Direitos das crian\u00e7as na internet devem ser protegidos<\/a>
\n
Crian\u00e7as utilizam cada vez mais o tablet para acessar a internet<\/a>
\n
2016 come\u00e7a com \u00f3timas not\u00edcias para as crian\u00e7as<\/a><\/p>\n

 <\/p>\n

Foto:\u00a0Fernanda Carvalho\/ Fotos P\u00fablicas<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Pesquisa in\u00e9dita avaliou a compreens\u00e3o das crian\u00e7as brasileiras sobre publicidade e suas estrat\u00e9gias.<\/p>\n","protected":false},"author":7,"featured_media":7463,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"_themeisle_gutenberg_block_has_review":false,"footnotes":""},"categories":[127],"tags":[306,450,502],"yoast_head":"\nEstrat\u00e9gias complexas de publicidade infantil invadem a internet<\/title>\n<meta name=\"description\" content=\"Um gigantesco volume de publicidade direcionada \u00e0 crian\u00e7a, estrat\u00e9gias mais complexas de publicidade na internet e a confus\u00e3o entre publicidade e informa\u00e7\u00e3o feita pelos pequenos, foram alguns dos principais pontos expostos pela pesquisa \u201cPublicidade Infantil em Tempos de Converg\u00eancia\u201d\" \/>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/estrategias-complexas-de-publicidade-infantil-invadem-a-internet\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Crian\u00e7as s\u00e3o manipuladas enquanto se divertem na internet\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Elas n\u00e3o conseguem diferenciar publicidade de entretenimento\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/estrategias-complexas-de-publicidade-infantil-invadem-a-internet\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Crian\u00e7a e Consumo\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2016-04-25T21:53:09+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2022-10-17T17:51:48+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/04\/shutterstock_589960871.png\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"Belisa Rotondi\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:title\" content=\"Como as crian\u00e7as percebem publicidade na internet?\" \/>\n<meta name=\"twitter:description\" content=\"Ao se misturar com o entretenimento, fica quase impercept\u00edvel\" \/>\n<meta name=\"twitter:image\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/04\/shutterstock_589960871.png\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"Belisa Rotondi\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"4 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/estrategias-complexas-de-publicidade-infantil-invadem-a-internet\/\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/estrategias-complexas-de-publicidade-infantil-invadem-a-internet\/\",\"name\":\"Estrat\u00e9gias complexas de publicidade infantil invadem a internet\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\"},\"primaryImageOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/estrategias-complexas-de-publicidade-infantil-invadem-a-internet\/#primaryimage\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/estrategias-complexas-de-publicidade-infantil-invadem-a-internet\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/04\/2-1.jpg\",\"datePublished\":\"2016-04-25T21:53:09+00:00\",\"dateModified\":\"2022-10-17T17:51:48+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065\"},\"description\":\"Um gigantesco volume de publicidade direcionada \u00e0 crian\u00e7a, estrat\u00e9gias mais complexas de publicidade na internet e a confus\u00e3o entre publicidade e informa\u00e7\u00e3o feita pelos pequenos, foram alguns dos principais pontos expostos pela pesquisa \u201cPublicidade Infantil em Tempos de Converg\u00eancia\u201d\",\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/estrategias-complexas-de-publicidade-infantil-invadem-a-internet\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/estrategias-complexas-de-publicidade-infantil-invadem-a-internet\/\"]}]},{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/estrategias-complexas-de-publicidade-infantil-invadem-a-internet\/#primaryimage\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/04\/2-1.jpg\",\"contentUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/04\/2-1.jpg\",\"width\":870,\"height\":320,\"caption\":\"Foto de m\u00e3o digitando em um teclado de um tablete para representar a publicidade infantil na internet\"},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/estrategias-complexas-de-publicidade-infantil-invadem-a-internet\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"Home\",\"item\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Estrat\u00e9gias complexas de publicidade infantil invadem a internet\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\",\"name\":\"Crian\u00e7a e Consumo\",\"description\":\"Instituto\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065\",\"name\":\"Belisa Rotondi\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"Belisa Rotondi\"},\"sameAs\":[\"http:\/\/belisa\"],\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/belisa\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Estrat\u00e9gias complexas de publicidade infantil invadem a internet","description":"Um gigantesco volume de publicidade direcionada \u00e0 crian\u00e7a, estrat\u00e9gias mais complexas de publicidade na internet e a confus\u00e3o entre publicidade e informa\u00e7\u00e3o feita pelos pequenos, foram alguns dos principais pontos expostos pela pesquisa \u201cPublicidade Infantil em Tempos de Converg\u00eancia\u201d","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/estrategias-complexas-de-publicidade-infantil-invadem-a-internet\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Crian\u00e7as s\u00e3o manipuladas enquanto se divertem na internet","og_description":"Elas n\u00e3o conseguem diferenciar publicidade de entretenimento","og_url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/estrategias-complexas-de-publicidade-infantil-invadem-a-internet\/","og_site_name":"Crian\u00e7a e Consumo","article_published_time":"2016-04-25T21:53:09+00:00","article_modified_time":"2022-10-17T17:51:48+00:00","og_image":[{"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/04\/shutterstock_589960871.png"}],"author":"Belisa Rotondi","twitter_card":"summary_large_image","twitter_title":"Como as crian\u00e7as percebem publicidade na internet?","twitter_description":"Ao se misturar com o entretenimento, fica quase impercept\u00edvel","twitter_image":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/04\/shutterstock_589960871.png","twitter_misc":{"Escrito por":"Belisa Rotondi","Est. tempo de leitura":"4 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/estrategias-complexas-de-publicidade-infantil-invadem-a-internet\/","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/estrategias-complexas-de-publicidade-infantil-invadem-a-internet\/","name":"Estrat\u00e9gias complexas de publicidade infantil invadem a internet","isPartOf":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website"},"primaryImageOfPage":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/estrategias-complexas-de-publicidade-infantil-invadem-a-internet\/#primaryimage"},"image":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/estrategias-complexas-de-publicidade-infantil-invadem-a-internet\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/04\/2-1.jpg","datePublished":"2016-04-25T21:53:09+00:00","dateModified":"2022-10-17T17:51:48+00:00","author":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065"},"description":"Um gigantesco volume de publicidade direcionada \u00e0 crian\u00e7a, estrat\u00e9gias mais complexas de publicidade na internet e a confus\u00e3o entre publicidade e informa\u00e7\u00e3o feita pelos pequenos, foram alguns dos principais pontos expostos pela pesquisa \u201cPublicidade Infantil em Tempos de Converg\u00eancia\u201d","breadcrumb":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/estrategias-complexas-de-publicidade-infantil-invadem-a-internet\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/estrategias-complexas-de-publicidade-infantil-invadem-a-internet\/"]}]},{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/estrategias-complexas-de-publicidade-infantil-invadem-a-internet\/#primaryimage","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/04\/2-1.jpg","contentUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/04\/2-1.jpg","width":870,"height":320,"caption":"Foto de m\u00e3o digitando em um teclado de um tablete para representar a publicidade infantil na internet"},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/estrategias-complexas-de-publicidade-infantil-invadem-a-internet\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Home","item":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Estrat\u00e9gias complexas de publicidade infantil invadem a internet"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/","name":"Crian\u00e7a e Consumo","description":"Instituto","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065","name":"Belisa Rotondi","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g","caption":"Belisa Rotondi"},"sameAs":["http:\/\/belisa"],"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/belisa\/"}]}},"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/7460"}],"collection":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/7"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=7460"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/7460\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/7463"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=7460"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=7460"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=7460"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}