{"id":7205,"date":"2016-03-10T20:25:04","date_gmt":"2016-03-10T20:25:04","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=7205"},"modified":"2022-10-17T14:51:52","modified_gmt":"2022-10-17T17:51:52","slug":"decisao-historica-stj-proibe-publicidade-dirigida-as-criancas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/decisao-historica-stj-proibe-publicidade-dirigida-as-criancas\/","title":{"rendered":"Decis\u00e3o hist\u00f3rica: STJ pro\u00edbe publicidade dirigida \u00e0s crian\u00e7as na campanha “\u00c9 Hora do Sherek”"},"content":{"rendered":"

O julgamento, in\u00e9dito, foi da 2\u00aa Turma do Superior Tribunal de Justi\u00e7a, relativo \u00e0 campanha da Bauducco \u201c\u00c9 Hora de Shrek\u201d; decis\u00e3o impacta toda a ind\u00fastria<\/em><\/p>\n

 <\/p>\n

A\u00a02\u00aa Turma do Superior Tribunal de Justi\u00e7a (STJ) decidiu na tarde desta quinta-feira (10) como abusiva, e, portanto, ilegal a publicidade dirigida \u00e0s crian\u00e7as<\/strong> durante o julgamento da campanha \u201c\u00c9 Hora de Shrek<\/a>\u201d<\/strong>, de 2007, da empresa Pandurata, detentora da marca Bauducco. Nela, as crian\u00e7as precisavam juntar cinco embalagens de qualquer produto da linha \u2018Gulosos Bauducco\u2019 e pagar mais R$ 5,00 para ganhar um rel\u00f3gio exclusivo do filme.<\/p>\n

 <\/p>\n

A A\u00e7\u00e3o Civil P\u00fablica do Minist\u00e9rio P\u00fablico de S\u00e3o Paulo teve origem na atua\u00e7\u00e3o do Projeto Crian\u00e7a e Consumo do Instituto Alana, que alegou a abusividade da campanha por se dirigir ao p\u00fablico infantil e o fato de se tratar de venda casada. Em 4 de julho de 2007, a empresa foi notificada pelo Crian\u00e7a e Consumo sobre os abusos da promo\u00e7\u00e3o. Na sequ\u00eancia, o caso foi denunciado ao Minist\u00e9rio P\u00fablico de S\u00e3o Paulo com o relato das ilegalidades cometidas. O Minist\u00e9rio P\u00fablico prop\u00f4s A\u00e7\u00e3o Civil P\u00fablica. Em 2013, o Tribunal de Justi\u00e7a de S\u00e3o Paulo condenou a Pandurata ao pagamento de R$ 300 mil de indeniza\u00e7\u00e3o<\/a> pelos danos causados \u00e0 sociedade pela campanha publicit\u00e1ria de 2007.<\/p>\n

 <\/p>\n

A Pandurata recorreu e o caso chegou ao STJ. No Tribunal da Cidadania, a advogada Daniela Teixeira, representando o Alana como amicus curiae, argumentou:\u00a0\u201cA propaganda que se dirige a uma crian\u00e7a de cinco anos, que condiciona a venda do rel\u00f3gio \u00e0 compra de biscoitos, n\u00e3o \u00e9 abusiva? O mundo caminha para frente. (…) O Tribunal da Cidadania deve mandar um recado em alto e bom som, que as crian\u00e7as ser\u00e3o, sim, protegidas.”<\/p>\n

 <\/p>\n

O ministro Humberto Martins, relator do recurso, destacou, no voto, tratar-se de venda casada, pois “o consumidor n\u00e3o pode ser obrigado a adquirir um produto que n\u00e3o deseja”. Segundo Martins, trata-se de uma “simula\u00e7\u00e3o de um presente, quando na realidade estou condicionando uma coisa \u00e0 outra”.<\/p>\n

 <\/p>\n

O ministro Herman Benjamin seguiu com veem\u00eancia o relator:\u00a0“Temos publicidade abusiva duas vezes: por ser dirigida \u00e0 crian\u00e7a e de produtos aliment\u00edcios. N\u00e3o se trata de paternalismo sufocante nem moralismo demais, \u00e9 o contr\u00e1rio: significa reconhecer que a autoridade para decidir sobre a dieta dos filhos \u00e9 dos pais. E nenhuma empresa comercial e nem mesmo outras que n\u00e3o tenham interesse comercial direto, t\u00eam o direito constitucional ou legal assegurado de tolher a autoridade e bom senso dos pais. Este ac\u00f3rd\u00e3o recoloca a autoridade nos pais.” (Leia o voto transcrito aqui<\/a>. Para ouvir na \u00edntegra\u00a0clique aqui<\/a>)<\/p>\n

 <\/p>\n

Por sua vez, o ministro Mauro Campbell ressaltou que o ac\u00f3rd\u00e3o ir\u00e1 consignar a \u201cprote\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a como prioridade\u201d, e n\u00e3o o aspecto econ\u00f4mico do caso. Campbell lembrou que o Brasil \u00e9 o \u00fanico pa\u00eds que tem em sua Carta Magna dispositivo que garante prioridade absoluta \u00e0s necessidades das crian\u00e7as, em todas as suas formas.<\/p>\n

 <\/p>\n

A decis\u00e3o corrobora, de maneira irrefut\u00e1vel, o trabalho do Projeto Crian\u00e7a e Consumo, que completa 10 anos em 2016. \u201c\u00c9 o reconhecimento da crian\u00e7a como prioridade absoluta, inclusive nas rela\u00e7\u00f5es de consumo. Esse \u00e9 um grande marco para n\u00f3s e traz, certamente, uma mudan\u00e7a de paradigma\u201d, comemora Isabella Henriques, Diretora de Advocacy do Alana, respons\u00e1vel pelo projeto.<\/p>\n

 <\/p>\n

*com informa\u00e7\u00f5es do Migalhas<\/a><\/p>\n

Foto: Via Flickr<\/a><\/p>\n

 <\/p>\n

Veja tamb\u00e9m:<\/strong><\/h3>\n

O que voc\u00ea precisa saber sobre a decis\u00e3o do STJ<\/a>
\n
Vit\u00f3ria hist\u00f3rica para as crian\u00e7as brasileiras!<\/a>
\n
10 anos de Crian\u00e7a e Consumo<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

O julgamento, in\u00e9dito, foi da 2\u00aa Turma do Superior Tribunal de Justi\u00e7a, relativo \u00e0 campanha da Bauducco \u201c\u00c9 Hora de Shrek\u201d; decis\u00e3o impacta toda a ind\u00fastria<\/p>\n","protected":false},"author":7,"featured_media":7208,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"_themeisle_gutenberg_block_has_review":false,"footnotes":""},"categories":[127],"tags":[63,85,69],"yoast_head":"\nSTJ pro\u00edbe publicidade infantil na campanha "\u00c9 Hora do Sherek"<\/title>\n<meta name=\"description\" content=\"O julgamento, in\u00e9dito, foi da 2\u00aa Turma do Superior Tribunal de Justi\u00e7a, relativo \u00e0 campanha da Bauducco \u201c\u00c9 Hora de Shrek\u201d; decis\u00e3o impacta toda a ind\u00fastria\" \/>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/decisao-historica-stj-proibe-publicidade-dirigida-as-criancas\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"STJ pro\u00edbe publicidade infantil na campanha "\u00c9 Hora do Sherek"\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"O julgamento, in\u00e9dito, foi da 2\u00aa Turma do Superior Tribunal de Justi\u00e7a, relativo \u00e0 campanha da Bauducco \u201c\u00c9 Hora de Shrek\u201d; decis\u00e3o impacta toda a ind\u00fastria\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/decisao-historica-stj-proibe-publicidade-dirigida-as-criancas\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Crian\u00e7a e Consumo\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2016-03-10T20:25:04+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2022-10-17T17:51:52+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/03\/balao2-1.jpg\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"870\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"320\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/jpeg\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"Belisa Rotondi\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"Belisa Rotondi\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"3 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/decisao-historica-stj-proibe-publicidade-dirigida-as-criancas\/\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/decisao-historica-stj-proibe-publicidade-dirigida-as-criancas\/\",\"name\":\"STJ pro\u00edbe publicidade infantil na campanha \\\"\u00c9 Hora do Sherek\\\"\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\"},\"primaryImageOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/decisao-historica-stj-proibe-publicidade-dirigida-as-criancas\/#primaryimage\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/decisao-historica-stj-proibe-publicidade-dirigida-as-criancas\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/03\/balao2-1.jpg\",\"datePublished\":\"2016-03-10T20:25:04+00:00\",\"dateModified\":\"2022-10-17T17:51:52+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065\"},\"description\":\"O julgamento, in\u00e9dito, foi da 2\u00aa Turma do Superior Tribunal de Justi\u00e7a, relativo \u00e0 campanha da Bauducco \u201c\u00c9 Hora de Shrek\u201d; decis\u00e3o impacta toda a ind\u00fastria\",\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/decisao-historica-stj-proibe-publicidade-dirigida-as-criancas\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/decisao-historica-stj-proibe-publicidade-dirigida-as-criancas\/\"]}]},{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/decisao-historica-stj-proibe-publicidade-dirigida-as-criancas\/#primaryimage\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/03\/balao2-1.jpg\",\"contentUrl\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/03\/balao2-1.jpg\",\"width\":870,\"height\":320,\"caption\":\"Imagem de desenho de v\u00e1rios bal\u00f5es multicoloridos.\"},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/decisao-historica-stj-proibe-publicidade-dirigida-as-criancas\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"Home\",\"item\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Decis\u00e3o hist\u00f3rica: STJ pro\u00edbe publicidade dirigida \u00e0s crian\u00e7as na campanha “\u00c9 Hora do Sherek”\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/\",\"name\":\"Crian\u00e7a e Consumo\",\"description\":\"Instituto\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065\",\"name\":\"Belisa Rotondi\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"Belisa Rotondi\"},\"sameAs\":[\"http:\/\/belisa\"],\"url\":\"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/belisa\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"STJ pro\u00edbe publicidade infantil na campanha \"\u00c9 Hora do Sherek\"","description":"O julgamento, in\u00e9dito, foi da 2\u00aa Turma do Superior Tribunal de Justi\u00e7a, relativo \u00e0 campanha da Bauducco \u201c\u00c9 Hora de Shrek\u201d; decis\u00e3o impacta toda a ind\u00fastria","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/decisao-historica-stj-proibe-publicidade-dirigida-as-criancas\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"STJ pro\u00edbe publicidade infantil na campanha \"\u00c9 Hora do Sherek\"","og_description":"O julgamento, in\u00e9dito, foi da 2\u00aa Turma do Superior Tribunal de Justi\u00e7a, relativo \u00e0 campanha da Bauducco \u201c\u00c9 Hora de Shrek\u201d; decis\u00e3o impacta toda a ind\u00fastria","og_url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/decisao-historica-stj-proibe-publicidade-dirigida-as-criancas\/","og_site_name":"Crian\u00e7a e Consumo","article_published_time":"2016-03-10T20:25:04+00:00","article_modified_time":"2022-10-17T17:51:52+00:00","og_image":[{"width":870,"height":320,"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/03\/balao2-1.jpg","type":"image\/jpeg"}],"author":"Belisa Rotondi","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"Belisa Rotondi","Est. tempo de leitura":"3 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/decisao-historica-stj-proibe-publicidade-dirigida-as-criancas\/","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/decisao-historica-stj-proibe-publicidade-dirigida-as-criancas\/","name":"STJ pro\u00edbe publicidade infantil na campanha \"\u00c9 Hora do Sherek\"","isPartOf":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website"},"primaryImageOfPage":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/decisao-historica-stj-proibe-publicidade-dirigida-as-criancas\/#primaryimage"},"image":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/decisao-historica-stj-proibe-publicidade-dirigida-as-criancas\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/03\/balao2-1.jpg","datePublished":"2016-03-10T20:25:04+00:00","dateModified":"2022-10-17T17:51:52+00:00","author":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065"},"description":"O julgamento, in\u00e9dito, foi da 2\u00aa Turma do Superior Tribunal de Justi\u00e7a, relativo \u00e0 campanha da Bauducco \u201c\u00c9 Hora de Shrek\u201d; decis\u00e3o impacta toda a ind\u00fastria","breadcrumb":{"@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/decisao-historica-stj-proibe-publicidade-dirigida-as-criancas\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/decisao-historica-stj-proibe-publicidade-dirigida-as-criancas\/"]}]},{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/decisao-historica-stj-proibe-publicidade-dirigida-as-criancas\/#primaryimage","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/03\/balao2-1.jpg","contentUrl":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-content\/uploads\/2016\/03\/balao2-1.jpg","width":870,"height":320,"caption":"Imagem de desenho de v\u00e1rios bal\u00f5es multicoloridos."},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/decisao-historica-stj-proibe-publicidade-dirigida-as-criancas\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Home","item":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Decis\u00e3o hist\u00f3rica: STJ pro\u00edbe publicidade dirigida \u00e0s crian\u00e7as na campanha “\u00c9 Hora do Sherek”"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#website","url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/","name":"Crian\u00e7a e Consumo","description":"Instituto","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/96dfa6cb21f12943a647a306974c1065","name":"Belisa Rotondi","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/2328522277d4b7fad24dab4758a90aea?s=96&d=mm&r=g","caption":"Belisa Rotondi"},"sameAs":["http:\/\/belisa"],"url":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/author\/belisa\/"}]}},"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/7205"}],"collection":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/7"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=7205"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/7205\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/7208"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=7205"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=7205"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=7205"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}