{"id":7181,"date":"2016-03-09T09:08:17","date_gmt":"2016-03-09T09:08:17","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=7181"},"modified":"2022-10-17T14:51:53","modified_gmt":"2022-10-17T17:51:53","slug":"10-anos-de-crianca-e-consumo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/10-anos-de-crianca-e-consumo\/","title":{"rendered":"10 anos de Crian\u00e7a e Consumo"},"content":{"rendered":"
O projeto, do Instituto Alana, completa uma d\u00e9cada de atua\u00e7\u00e3o.<\/em><\/p>\n O ano de 2016 poderia ser mais um na vida do Crian\u00e7a e Consumo<\/strong>, com desafios, conquistas, realiza\u00e7\u00f5es, conversas e luta. Mas, al\u00e9m disso tudo, que a equipe j\u00e1 trabalha todos os dias para acontecer, 2016 \u00e9 um marco para o Projeto: \u00e9 o ano em que completa dez anos<\/strong> de atua\u00e7\u00e3o. Um momento para rever o passado, analisar seu percurso e planejar o futuro.<\/p>\n Se h\u00e1 10 anos o consumismo infantil<\/strong><\/a> e a discuss\u00e3o da regula\u00e7\u00e3o da publicidade dirigida \u00e0s crian\u00e7as<\/strong> eram temas \u00e1ridos, com poucas refer\u00eancias, agora o assunto est\u00e1 em pauta nas universidades, em diferentes \u00f3rg\u00e3os estatais, nas fam\u00edlias e em novas organiza\u00e7\u00f5es que nasceram durante esta d\u00e9cada para falar do assunto, como o Milc (Movimento Inf\u00e2ncia Livre de Consumismo)<\/a> de m\u00e3es blogueiras e a Rebrinc (Rede Brasileira Inf\u00e2ncia e Consumo)<\/a> que re\u00fane diversas pessoas interessadas no tema.<\/p>\n Na \u00faltima d\u00e9cada o debate sobre o consumismo infantil foi conquistando espa\u00e7o na agenda nacional. Em 2014 o tema da reda\u00e7\u00e3o<\/a> do Exame Nacional do Ensino M\u00e9dio (Enem)<\/strong> foi a regula\u00e7\u00e3o da publicidade dirigida as crian\u00e7as, apresentando o assunto para quase 9 milh\u00f5es de estudantes. Em 2014 assistimos tamb\u00e9m a publica\u00e7\u00e3o no Di\u00e1rio Oficial da Resolu\u00e7\u00e3o 163 <\/a>do Conselho Nacional dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescentes (Conanda<\/strong>), que refor\u00e7a a abusividade e ilegalidade da publicidade direcionada para crian\u00e7as; e ao longo dos anos cada vez mais empresas assumiram compromissos de\u00a0n\u00e3o anunciar para crian\u00e7as<\/a>.<\/p>\n Nesse momento comemorativo e de reflex\u00e3o sobre nossa atua\u00e7\u00e3o, temos a certeza que o Crian\u00e7a e Consumo firmou sua bandeira pelo fim da publicidade dirigida \u00e0 crian\u00e7a e segue trabalhando para ampliar o debate sobre consumismo infantil e seus impactos sociais, ambientais e econ\u00f4micos nos mais diferentes \u00e2mbitos e regi\u00f5es do pa\u00eds fazendo valer os direitos de nossas crian\u00e7as.<\/p>\n Vida longa ao Crian\u00e7a e Consumo e que venham os pr\u00f3ximos desafios!<\/p>\n \u00a0Veja tamb\u00e9m:<\/strong> <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" O projeto, do Instituto Alana, completa uma d\u00e9cada de atua\u00e7\u00e3o.<\/p>\n","protected":false},"author":7,"featured_media":7183,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"_themeisle_gutenberg_block_has_review":false,"footnotes":""},"categories":[127],"tags":[],"yoast_head":"\n
\n–\u00a0Dicas de educa\u00e7\u00e3o financeira para minimizar o consumismo infantil
\n<\/a>–\u00a0Com linha Carrossel, Tirol dirige publicidade \u00e0 crian\u00e7a<\/a>
\n–\u00a0Os direitos das crian\u00e7as devem ser respeitados na publicidade!<\/a><\/p>\n