{"id":7142,"date":"2016-03-02T15:41:52","date_gmt":"2016-03-02T15:41:52","guid":{"rendered":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/?p=7142"},"modified":"2022-10-17T14:51:54","modified_gmt":"2022-10-17T17:51:54","slug":"vitoria-refrigerantes-vao-parar-de-anunciar-para-criancas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/criancaeconsumo.org.br\/noticias\/vitoria-refrigerantes-vao-parar-de-anunciar-para-criancas\/","title":{"rendered":"Vit\u00f3ria! Refrigerantes v\u00e3o parar de anunciar para crian\u00e7as"},"content":{"rendered":"
A decis\u00e3o dos fabricantes \u00e9 uma conquista para a sociedade brasileira.<\/em><\/p>\n O Projeto Crian\u00e7a e Consumo<\/strong> comemora a decis\u00e3o anunciada nesta quarta-feira (2) na coluna da jornalista M\u00f4nica Bergamo, na Folha de S. Paulo<\/a>, de que as empresas que fazem parte da Abir (Associa\u00e7\u00e3o Brasileira das Ind\u00fastrias de Refrigerantes e de Bebidas n\u00e3o Alco\u00f3licas)<\/strong> deixar\u00e3o de direcionar publicidade de\u00a0todos os seus produtos, entre eles refrigerantes<\/strong> e sucos artificiais,<\/strong> para crian\u00e7as no Brasil. Os fabricantes estabeleceram a suspens\u00e3o quando 35% do p\u00fablico do programa tiver menos de 12 anos. De acordo com a nota, a Abir estuda agora o fim das vendas de bebidas com alto teor de a\u00e7\u00facar dentro das escolas em todo o pa\u00eds.<\/p>\n A decis\u00e3o hist\u00f3rica dos fabricantes acontece em um momento importante e responde aos anseios da sociedade. A import\u00e2ncia desta autorregula\u00e7\u00e3o, contudo, deve seguir acompanhada da atua\u00e7\u00e3o do Legislativo, na elabora\u00e7\u00e3o e aprova\u00e7\u00e3o de leis rigorosas para toda a concorr\u00eancia que impe\u00e7am o direcionamento da publicidade para crian\u00e7as, bem como da fiscaliza\u00e7\u00e3o do Executivo e do desempenho do Judici\u00e1rio na puni\u00e7\u00e3o dos abusos.<\/p>\n Vale lembrar tamb\u00e9m que j\u00e1 existem normas brasileiras que consideram abusivo e ilegal o direcionamento de publicidade para crian\u00e7as. Em 2014, o Conselho Nacional dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente) publicou a Resolu\u00e7\u00e3o 163<\/a> que refor\u00e7a esse entendimento presente no C\u00f3digo de Defesa do Consumidor (CDC)<\/a>.\u00a0 O Crian\u00e7a e Consumo espera que outras empresas e outros segmentos entendam a import\u00e2ncia desta decis\u00e3o e deixem de anunciar para as crian\u00e7as, respeitando seus direitos.<\/p>\n Para compartilhar essa not\u00edcia em ingl\u00eas clique aqui<\/a>.<\/p>\n Veja tamb\u00e9m:<\/strong><\/p>\n –\u00a0Publicidade de junk food afeta mais as crian\u00e7as<\/a>
\n–\u00a0Portugal restringe publicidade de alimentos n\u00e3o saud\u00e1veis para crian\u00e7as<\/a>
\n–\u00a0Fim da publicidade para um mundo livre de obesidade<\/a><\/p>\n